Vem entender!

Dentre as diversas diferenças entre os dois Avatares, Korra era capaz de utilizar a dobra elemental no mundo espiritual, enquanto Aang não conseguia fazer isso. Milhares de anos antes dos eventos da série original, humanos e espíritos viviam em harmonia. Isso é, até um homem chamado Wan romper a conexão entre os espíritos da luz e das trevas, Raava e Vaatu, respectivamente. Ao fazer isso, ele acabou lançando o mundo em caos, e a única solução foi separar os reinos.

E ao se vincular com o espírito de Raava, Wan se tornou o primeiro Avatar. Apesar de humanos poderem dobrar os elementos, ainda que um de cada vez, Wan se tornou capaz de utilizar o poder de Raava para dobrar todos os quatro elementos.

E ao utilizar esses novos poderes, Wan derrotou Vaatu e fechou os portões para o mundo espiritual, desconectando dessa forma os dois reinos por quase 10 mil anos. Pelo menos até o momento em que Korra reabriu os portais. As ações de Wan criaram a era do Avatar, em que essa figura mística atuaria como ponte entre os dois mundos. E por algum tempo, o Avatar era a única pessoa capaz de atravessar entre os reinos – mas quando ele fazia isso, não podia utilizar os seus poderes.

Uma das regras do mundo espiritual de Avatar, é que qualquer um que entre nele se torna incapaz de utilizar os poderes de dobra… Exceto quando essa pessoa utilizar um dos portões espirituais. Ao entrar no mundo espiritual por meio de meditação, os espíritos das pessoas viajam até aquele reino, mas seus corpos físicos são deixados no mundo real. Ou seja, ao entrar com seu corpo no mundo espiritual, você mantém a capacidade de utilizar a dobra naquele lugar. Aang nunca entrou fisicamente no mundo espiritual, e por isso nunca foi capaz de utilizar a dobra, mas Korra e seus amigos entraram fisicamente naquele lugar, e por isso ela era capaz de utilizar os poderes.

De forma interessante, existem outras regras sobre a dobra elemental no mundo espiritual, além da necessidade de estar fisicamente lá. Enquanto dobradores não podem utilizar nenhum de seus poderes ao meditarem para entrar no mundo espiritual, os Avatares são capazes de utilizar um poder – a dobradura de energia – sem precisar de seus corpos físicos. A dobra de energia é a forma original de dobra, surgida antes das pessoas e dos animais serem capazes de dobrar os quatro elementos. As tartarugas-leão podiam dobrar a energia que estava no interior de seus corpos. E essa é uma forma tão poderosa de dobra que uma pessoa pode utilizá-la para conceder ou remover a capacidade de dobra de outra pessoa.

Uma tartaruga-leão concedeu a Aang a dobra de energia, que ele utilizou para remover os poderes do Senhor do Fogo Ozai ao final da história. Assim, não foi necessário matá-lo. Korra, por sua vez, utilizou a dobra de energia para fazer o contrário, devolvendo às pessoas a capacidade de dobra elemental depois que Amon as removeu utilizando a dobra de sangue. Ainda que não tenha sido explicada abertamente, provavelmente esse tipo de dobra é possível no mundo espiritual porque seu poder vem inteiramente do espírito. E se tudo que você precisa é do seu espírito, o Avatar é o portador do espírito mais poderoso do mundo. Korra provou isso na quarta temporada de sua série, quando resgatou as pessoas presas no mundo espiritual utilizando a dobra de energia.


Fonte: Screenrant

Leia mais sobre Avatar aqui no site!

Compartilhe: