A franquia GTA está tentando ser melhor. Infelizmente alguns gamers não.

GaMeRS (leia-se: incels) foram recentemente abalados por um relatório da Bloomberg que aparentemente revelou alguns dos primeiros detalhes substanciais de GTA 6. Embora as informações desse relatório não tenham sido oficialmente confirmadas pela Rockstar, Jason Schreier, da Bloomberg, historicamente tem sido uma fonte incrivelmente confiável quando se trata desses tipos de vazamentos e relatórios.

De acordo com Schreier, GTA 6 atualmente tem como codinome Projeto Américas. O jogo provavelmente ocorrerá em uma versão fictícia da área de Miami, embora não pareça haver nenhuma palavra sobre o período em que se passa. Ele é descrito como um jogo especialmente detalhado que provavelmente será expandido ao longo do tempo com várias atualizações. Além disso, parece que o jogo co-estrelará uma protagonista feminina latina que aparentemente faz parte de um casal criminoso que foi criativamente “influenciado pelos ladrões de banco Bonnie e Clyde”.

Imagem: Rockstar Games

Tente não se surpreender, mas esse último detalhe (mulheres existindo) inspirou algumas reações acaloradas da multidão do gamergate. Claro, seria falso sugerir que mesmo a maioria dos fãs de GTA estão necessariamente chateados com a possibilidade de uma protagonista feminina jogável. Muitas pessoas parecem perfeitamente bem com isso, e a maioria dos fãs está esperando para ver como a coisa toda se desenrola. Mas infelizmente as maçãs podres existem:

Apesar de tudo, a Rockstar geralmente fez um excelente trabalho ao tornar cada protagonista de GTA mais interessante do que os anteriores, e eles sempre teriam dificuldade em melhorar o amado trio de anti-heróis de GTA 5. Trevor, Franklin e Michael representavam a evolução dos protagonistas de GTA até aquele momento, então faz sentido que a Rockstar decidisse seguir uma direção totalmente diferente de um ponto de vista puramente criativo.

Da esquerda para a direita: Michael, Trevor e Franklin. Imagem: Rockstar Games

De qualquer forma, não estou aqui para falar sobre aqueles que estão tendo dificuldade em aceitar a protagonista feminina de GTA 6. Essa multidão recebe muita atenção. Também não estou aqui para especular ou analisar uma personagem sobre o qual não sabemos quase nada. Alguns acham que “mulher” é a primeira e única coisa que precisam saber sobre aquele personagem, mas eu não sou um deles. Aprenderemos muito mais sobre ela com o passar do tempo.

Acho que a maior vantagem desses detalhes revelados recentemente não é a protagonista feminina de GTA 6, mas sim que tipo de mudanças maiores na franquia que a nova protagonista parece representar parcialmente.

Conforme observado no relatório da Bloomberg, existem algumas mudanças acontecendo no momento nos bastidores da Rockstar Games, desenvolvedora de GTA 6. Muitas dessas mudanças são projetadas para abordar a notória cultura de crunch na empresa. De acordo com Schreier, a Rockstar está contratando mais produtores, fazendo amplas alterações de horário, oferecendo mais tempo livre para seus funcionários, aumentando o acesso a benefícios adicionais de saúde e convertendo ex-contratados em funcionários de tempo integral. Só o tempo (e aqueles que realmente trabalham na Rockstar) dirão se essas melhorias de fato têm um impacto positivo a longo prazo na empresa, mas as coisas certamente parecem estar indo em uma direção melhor.

Essas não são as únicas maneiras que a cultura da empresa está sendo alterada. Esse relatório também menciona que a Rockstar fez um esforço para identificar e remover funcionários abusivos e que está tentando combater o que foi descrito como um local de trabalho anteriormente cheio de “bebidas, brigas e excursões a clubes de strip”. Um funcionário observou que o estúdio estava começando a parecer “um clube de meninos transformado em uma empresa de verdade”.

Com essas revisões no local de trabalho, também ocorrem mudanças criativas. Os primeiros relatórios indicam que a equipe de GTA 6 está tentando fazer o jogo parecer mais maduro que os jogos anteriores da franquia. Parece que a equipe está especialmente interessada em reduzir instâncias de piadas projetadas para atingir grupos marginalizados. Embora o relatório não cite nenhum grupo marginalizado específico ao qual a equipe de GTA 6 possa estar se referindo, vale a pena notar que alguns dos jogos de GTA mais antigos apresentavam um número notável de piadas e personagens transfóbicos. Eu imagino que essas serão as primeiras coisas a mudar, e com razão.

Curiosamente, alguns funcionários foram muito honestos sobre o fato de que essas mudanças os forçaram a reaprender como é trabalhar numa empresa. Não só a redução no tempo de crunch significou aprender a concluir tarefas durante horas de trabalho mais modestas (o que aparentemente contribuiu para o maior tempo de desenvolvimento do jogo), mas a decisão de alterar elementos da direção criativa de GTA 6 deixou alguns funcionários da Rockstar se perguntando sobre a própria identidade da franquia. Afinal, GTA sempre foi uma sátira cínica da cultura norte-americana. Como alguns funcionários disseram a Schreier, no entanto, é meio difícil satirizar uma versão dos EUA que parece cada vez mais uma sátira de si mesma a cada dia que passa.

Portanto, embora a protagonista feminina de GTA 6 possa ser o rosto deste relatório por razões compreensíveis e infelizes, a história real aqui é a percepção da Rockstar de que é hora de GTA (e da própria empresa) crescer, amadurecer e mudar.

A menos que algo dê terrivelmente errado, GTA 6 provavelmente acabará vendendo cerca de cem milhões de cópias com base apenas na força de seu nome. Você pode dizer que esse nome é parcialmente construído no tipo de humor imaturo que GTA 6 aparentemente cortará, e você estaria certo. Essa é com certeza uma das coisas que aqueles que estão chateados com a ideia de GTA mudar qualquer coisa usarão para justificar seus argumentos de que o jogo quer “alienar” sua base de fãs.

Mas existe uma maneira melhor de olhar para isso: mesmo que GTA 6 possa sobreviver com mais do mesmo, isso não significa que ele deveria. Se um jogo que provavelmente venderá trocentas cópias em virtude de simplesmente existir não é algo ousado e diferente, qual a vantagem de existir algo assim? Se uma empresa multibilionária que está tentando superar seu passado instável não pode tentar algo que pareça mais representativo de onde está e onde quer estar, que esperança temos de evitar os estágios finais do inferno capitalista que os jogos de GTA têm tradicionalmente retratado?

Talvez parte da razão pela qual estamos presos nessa era de entretenimento de desenvolvimento paralisado é que os estúdios estão com muito medo de usar seu sucesso histórico como justificativa para novas ideias. A ideia de “se não está quebrado, não conserte” foi misturada com a filosofia de “por que se preocupar?” tão rapidamente e tão completamente que muitos de nós ainda estamos tentando descobrir quando isso realmente aconteceu. Você ama a maneira que os jogos anteriores de GTA desafiaram e zombaram do status quo? Bom, então você deve pelo menos entender por que o próximo jogo de GTA precisa mudar algumas coisas para desafiar o status quo ao qual estamos presos atualmente.

Não sei se GTA 6 será um grande jogo. Poderia reiniciar com sucesso a franquia em algo mais maduro e interessante como God of War de 2018, ou poderia ser um desastre no nível do Cyberpunk 2077. O que eu sei é que provavelmente levará mais de dez anos entre os lançamentos de GTA 5 e GTA 6. Se você não puder ou não quiser tentar mudar, crescer e melhorar em um período de mais de 10 anos, então o que você está fazendo mesmo?


Texto traduzido e adaptado da Den of Geek, com autoria de

Leia mais sobre GTA aqui no site!

Compartilhe: