No dia 27 de fevereiro de 1996, há 17 anos atrás, a dupla de um dos jogos que mais influenciou o mundo do entretenimento era lançada no Japão: Pokémon Red e Green. Isso mesmo, Green! Para quem não sabia, o Blue veio apenas alguns meses depois, e só em 1998 que os jogos chegaram aos Estados Unidos como Red e Blue (sempre pensei que poderia ser pela bandeira americana, mas nunca soube a verdade).

É inegável o quanto Pkmn afetou nossa cultura (basta ver o tanto de posts no blog sobre o assunto hohoho) e por isso nós estamos fazendo nossa homenagem especial, não apenas para os dois games, mas para toda a linhagem de jogos, séries, filmes e produtos Pokémon.

A ideia de 1 bilhão de dólares

pkmn1Satoshi Tajiri, o criador da série de jogos Pokémon, é um dos exemplos de que qualquer um pode se ajeitar na vida. Quando terminou a escola, ele não quis fazer nenhuma faculdade e sempre se demitia dos empregos que o pai arranjava para ele… para quê? Para jogar fliperama! Até que ele resolveu dar um jeito nessa vida de vagal desregrada e foi fazer um curso técnico, criando depois sua revista, a GameFreak. Durante seu trabalho na revista, ele conheceu Ken Sugimori, com quem fez outros trabalhos, e, juntos, resolveram desenvolver um jogo para o GameBoy, que na época fazia grande sucesso com o Tetris (!!!).

E a grande insight veio quando, ao ver o cabo de Game Link (que é um dos pontos mais marcantes dos primeiros Pokémon’s), Tajiri resolveu trabalhar em cima da ideia de um console passar informações para o outro. Eles foram influenciados por jogos como Dragon Quest e Final Fantasy, e somando a isso a ideia de metamorfose, surigiram os grandes Pokémon Red e Green (para quem não sabe, Tajiri era fissurado em entomologia, ele gostava de caçar e colecionar insetos para mostrar e trocá-los com os amigos) .

pkmn2Os games foram produzidos em apenas 2 meses (malditos japoneses acelerados) e poucos botavam fé neles, principalmente pela pouca verba disponível. Ao ser lançado, o jogo realmente não fez muito sucesso. Porém, quando mais vendia, mais gente queria comprar, e esse número foi aumentando exponencialmente, até chegar a marca de 1 milhão de vendas.

E assim tudo começou. A história que continua, vocês já sabem (poxa, acho tão emocionante pensar no assunto).

Para matar um pouquinho a saudade (esse é do Yellow, eu sei):

Declarações de uma fã incondicional

pkmn3Fiz questão de fazer esse post porque Pokémon foi definitivamente um dos ápices da minha infância. Conheci o desenho antes do jogo. Lembro que um dia cheguei na escola e uma amiga minha estava fazendo uns barulhos estranhos que soavam como “Pi-ka-chu”, e eu perguntei da onde ela tinha tirado aquilo. Ela falou que era de um desenho super legal que passava na Record no programa da Eliana, só que era de manhã (o período que eu estudava). Um certo dia, faltei na aula, e lembrei o que ela disse sobre o desenho, e me deparei um bichinho rosa e redondo que cantava e fazia uma cidade inteira dormir, enquanto uma dupla de tontos tentava pegar um outro bichinho estranho que parecia um coelho (para mim ele sempre foi muito mais um coelho do que um rato) amarelo. Foi amor a 1ª vista. Depois disso comecei a estudar a tarde (não foi por causa do desenho haha) e nunca mais perdi 1 episódio. Eu e meus irmãos ainda gravamos todos para assistir infinitamente.

Depois disso, tudo o que eu mais queria NA VIDA era o jogo do Pokémon para GameBoy. Eu e meu irmão ficamos 1 ano inteiro chorando para os nossos pais comprarem. Até que chegou o Natal mais feliz de todos os tempos (sério, não consigo pensar em Natal melhor), em que eu ganhei o Yellow e meu irmão o Red. Depois disso, a nossa vida acabou (ainda bem que a gente estava de férias). Ahhh, bons tempos de Pkmn em que as pilhas Duracell duravam 2 dias e a gente tinha que comprar milhares delas.

Vejam as fotos dos nossos preciosos, que vivem até hoje:

(não sei até hoje o que são esse breguetes colodos no Yellow há anos, e nunca consegui tirar - nunca tentei arduamente também)
(não sei até hoje o que são esse breguetes colodos no Yellow há anos, e nunca consegui tirar – nunca tentei arduamente também)
Compartilhe: