Em tantas décadas, é claro que a heroína da DC daria uma variada no guarda-roupa de vez em quando…

Preparados para o lançamento do filme da Mulher Maravilha?
Como aquecimento, selecionamos alguns dos trajes que a princesa de Themyscira já usou ao longo dos seus 76 aninhos (bem conservada, né?).
Tudo começou em dezembro de 1941, quando a super heroína teve sua primeira aparição em All Star Comics #8, escrito por Charles Moulton e desenhada por Harry George Peter e, em maio de 1942, ganhou sua própria revista em quadrinhos, Wonder Woman #1.
Na década de 40, devido à 2ª Guerra Mundial, era muito comum os heróis dos quadrinhos terem nos uniformes algo de patriota (sim, Capitão América também é dessa época), então os primeiros trajes da amazona continham as cores da bandeira americana, estrelas e uma águia dourada no peito.
Num conceito geral, as atualizações dos trajes dos super-heróis são sempre controversas, e a Mulher Maravilha tem sido o tema de muitas dessas discussões por mais de 75 anos. Definitivamente houveram alguns erros em suas vestes, mas também alguns trajes incríveis. É por isso que decidimos selecionar os mais notáveis, mesmo que sejam memoráveis por razões não tão legais.

ww1Original

O primeiro traje da Mulher Maravilha parece pitoresco para os padrões de hoje. Ela estreou vestindo uma saia de comprimento no joelho. Outro contraste nessa roupa em relação aos anos posteriores é que seu top tinha uma águia dourada sobre ele, em vez do duplo “W”, que ela adotaria mais tarde para representar seu nome.
Em suma, esta roupa realmente não é tão ruim. Parte do que o faz parecer datado é simplesmente o estilo de arte que Diana foi representada na época. A Mulher Maravilha da chamada “idade de ouro” nem parece a mesma Diana moderna. Seu rosto é diferente, seu cabelo era mais curto e ondulado e ela era menos curvilínea e musculosa. Diana parecia uma pessoa comum, o que prejudica a percepção dela a partir deste momento, mas a roupa realmente era icônica. Ela mais tarde mudou para uma variante com shorts em vez de uma saia.

ww3

Rebelde dos Anos 90

Os anos 90 foram interessantes para os quadrinhos, com as histórias tentando refletir o descontentamento que a década como um todo era conhecida. Então, alguém como a Mulher Maravilha como a conhecíamos, vestida com as cores da bandeira americana e toda certinha, não era considerado legal. É por isso que, como Batman e Superman, a Princesa Diana teve uma reformulação questionável durante este período que certamente foi lembrado, embora não com carinho.
Ela assumiu um novo visual: cabelo curto, cores de seu traje mais monótonas, e suas roupas eram reveladoras e bizarras. Ela usava um sutiã de couro combinado com shorts de motociclista e uma jaqueta. Parecia mais uma espiã russa do que uma princesa amazona. O traje desta época tem seus fãs, mas tem quem questione (com razão).

ww5

Cathy Lee Crosby

Tentar levar toda a história da Mulher Maravilha para um live action é uma tarefa bem complicada, mesmo porque o traje original da super heroína iria ficar parecendo com uma fantasia de sexy shop na vida real. Por isso adequações são necessárias para que não pareça tão ridículo.
Porém, no caso da adaptação de Cathy Lee Crosby, nada do original foi preservado. A atriz é loira, seu traje se parece mais com um piloto da aeronáutica e, além disso, nesse filme de 1974, a Mulher Maravilha não tem poderes (nem preciso falar que não foi um sucesso entre os fãs, né?).

ww7

Superboy 1994

Bom, como o título já revela, esse quadrinho foi feito na década de 90. Com muito couro envolvido, esse traje da super heroína parece uma mescla de outros trajes já utilizados por Diana. Tem uma tanga bem decotada no clássico azul com estrelinhas, mas os outros componentes da roupa deixam a desejar, como um protetor de joelho prateado e uma joelheira preta por cima de tudo isso. Aliás, quase todos os personagens da Liga da Justiça dessa época tinham roupas mais escuras e muito couro envolvido (só faltou o chicotinho).

ww9

A arte da infiltração

Esse traje dos anos 60 é tão clean, e cobre praticamente todo o corpo de Diana, o que a torna quase indistinguível de outros civis. Nessa época, a princesa usava várias roupas casuais e tinha como objetivo minimizar seu antigo lado norte-americano. Foi uma estratégia inteligente no contexto do enredo, no qual Diana estava dando uma de espiã para descobrir quem assassinou Steve Trevor.
O look mais famoso que ela tinha desta época era uma espécie de macacão branco, que parece elegante e confortável, mas não parece heroico ou memorável. Esse é o verdadeiro problema que temos com essa roupa, pois os trajes dos heróis precisam ser simbólicos e duradouros, e representar algo. Batman seria um lutador tão eficaz se ele fosse apenas um cara em um moletom preto e uma máscara de esqui? Claro, mas Bruce sabe que o teatro é importante para instigar o medo. O traje branco da Mulher Maravilha está bem em termos de praticidade, mas é apenas uma roupa sem graça para ela.

ww11

Armadura de amazona

Este equipamento certamente faz sentido na teoria, mas sua execução deixa algo a desejar. Vários heróis diferentes encontram inimigos tão poderosos que precisam se adequar a alguma armadura de batalha. Batman tem seu famoso traje que ele usa para desafiar Superman, e o Homem de Ferro possui uma armadura que ele usa para deter Hulk. Então, por que a Mulher Maravilha não poderia ter alguma super armadura protetora legal também?
A ideia é boa, com a armadura projetada para parecer a águia americana de ouro, que é muitas vezes estampada em sua roupa. Mas o produto acabado é um pouco ridículo. É grande, volumosa, tem asas totalmente desnecessárias e o capacete coloca o rosto de Diana no bico da ave. No entanto, por alguma razão bizarra, ela também deixa seus braços e pernas descobertas. Talvez esse traje pudesse ser mais legal se fosse apenas o peitoral dourado e botas, além de alguma proteção de extremidades mais adequada. Mas essa armadura de cavaleiros do zodíaco fez com que os fãs traduzissem para “armadura de galinha dourada”.

ww13

Tanga fio dental

Não tem como deixarmos passar despercebido esse traje da super heroína. É bastante típico para personagens femininas de quadrinhos serem sexualizadas, independentemente de como elas se encaixam na história.
A Mulher Maravilha é muitas vezes dita como um ícone para o feminismo, mas essa mensagem fica ruim quando ela é mostrada vestindo um traje que se encaixa bem com as páginas da Playboy. As pessoas devem ter a liberdade de se vestir como quiserem, mas por que alguém que está tentando salvar o mundo se vestiria assim? É ruim o suficiente temer por sua vida e pela da humanidade sem precisar se preocupar quando foi sua ultima depilação. Este é apenas o tipo de traje embaraçoso que aliena as mulheres na base de fãs e alimenta os estereótipos negativos sobre quadrinhos. O apelo sexual pode até ter impulsionado as vendas, mas Diana já tem inimigos suficientes sem ter que lutar contra um fio dental desconfortável.

ww19

Era de prata

Apesar de ser uma variação um pouco menos ousada que o fio dental anterior, esse talvez seja um dos trajes mais icônicos da Mulher Maravilha. Apesar de ser um maiô, a capa foi adicionada como acessório. E talvez o fato de ser a arte de uma das melhores histórias dos quadrinhos da super heroína tenha colaborado com a aceitação do traje como um todo. Traduzindo para a versão live action, o traje parece ridículo, mas o fato é que algumas coisas são destacadas nos quadrinhos para torná-los melhores do que na vida real. É como os olhos brancos do Batman, que realmente não fazem sentido, mas parecem legais. O maiô é tolo quando se pensa racionalmente, mas também é elegante e clássico. Muito parecido com o traje amarelo de Wolverine com as grandes orelhas de coelho preto, parece legal na página, mas não culpamos os diretores por ir em uma direção diferente ao trazer os quadrinhos para a os filmes. Este será sempre o traje marca registrada de Diana.

ww21

O Tapa-sexo

Poucos super-heróis parecem ter tanta dificuldade em decidir quais as influências culturais que eles querem incluir em seus trajes como Mulher Maravilha. Ela está usando saias, calças, maiôs… às vezes seu traje se parece tão bobo para uso prático, como neste no qual Diana parece estar usando um tapa-sexo, e isso rapidamente se tornará embaraçoso em uma briga. As variações desse traje até que são boas, com o aumento do comprimento e largura da saia e o adicional da capa como acessório parece não deixar a personagem tão exposta – esta versão é a maior influência para o a adaptação do traje no novo filme da heroína.

ww20

Liga da Justiça: Guerra

Embora este traje da Mulher Maravilha seja cavado, ele não é um tomara-que-caia e, pensando nisso, parece ser uma roupa bem sensata para quem precisa voar e lutar, sem se preocupar em mostrar seus “dotes”. Existem outras coisas legais nesse traje do filme também, como as estrelas da bandeira americana, que parecem ser melhores quando elas são usadas com moderação, ao invés da velha rotina de tentar incluir uma para cada estado. Assim, limitando as estrelas para as luvas de Diana esse traje fica mais elegante.

ww16

Os novos 52: redesign

Este é provavelmente mais coberto do que a maioria dos trajes de Diana, e é realmente muito bom. Batman, Superman, Lanterna Verde e Flash ficam bons com trajes cobrindo todo o corpo, certo? Então, por que não poderíamos aplicar isso à Mulher Maravilha? Certamente essa roupa faz com que ela pareça estar pronta para uma boa luta em vez de um dia na praia com seu maiô.
Você pode dizer que Diana tem muito mais resistência do que Bruce Wayne e que ela não precisa de armadura, mas quem não gostaria de ter um pouco mais de armadura ao enfrentar alguém como Darkseid? Além disso, o esquema de cores original ainda está presente e essa versão pode muito bem ser traduzida para live action.

ww

Mulher Maravilha live action

Popularizada inicialmente em sua aparição em Batman vs Superman: Down Of Justice, este é um traje que Diana também adotou nos quadrinhos, e é usado em seu novo filme. É uma grande mistura de roupas que reflete muito da história da princesa de Themyscira. Ele mantém o clássico vermelho, branco e azul no esquema de cores, mas não é apenas Diana vestindo uma bandeira norte-americana. Esta é uma armadura de batalha e é uma ótima maneira de acentuar as raízes da amazona.
Esta roupa também captura alguns bons elementos de seus outros trajes icônicos. O topo é basicamente apenas uma versão mais prática do tomara-que caia clássico, enquanto a parte de baixo captura um pouco da saia de seu traje original. Mas esta saia de couro nova parece muito com uma armadura romana ao invés de algo delicado e impraticável. Os únicos elementos que são um pouco duvidosos são a inclusão da espada e do escudo, uma vez que os poderes da Mulher Maravilha devem tornar as armas bastante supérfluas, mas podemos viver com isso. Diana com uma espada parece legal e faz um bom combo com seu laço dourado da verdade.

Compartilhe: