A lógica do fandom que gosta de chorar por TUDO caindo por terra.

Este post contém spoilers do episódio Guns For Fire, sexto episódio da terceira temporada de The Mandalorian, da Disney+.

No último episódio da terceira temporada de The Mandalorian, novos personagens foram introduzidos na trama, surpreendendo o público. O ator comediante Jack Black interpretou o pomposo governante e ex-oficial imperial Capitão Bombardier, enquanto a cantora pop Lizzo é sua esposa extravagantemente, a Duquesa.

Lizzo e Jack Black no episódio Guns For Fire de The Mandalorian | Imagem: Lucasfilm/Disney +

Além disso, seu chefe de segurança, o comissário Helgait, é interpretado por Christopher Lloyd (De Volta Para o Futuro). Apesar disso, não houve absolutamente nada fora do extraordinário no episódio: Din Djarin (Pedro Pascal) e Bo-Katan (Katee Sackhoff) se unem para eliminar uma ameaça droide da cidade com o objetivo de conseguir acesso ao antigo grupo da princesa mandaloriana, que foi posicionado como protetor de Plazir-15. O duo consegue identificar o autor da ameaça e Bo-Katan retoma controle do seu clã ao vencer Axe Woves (Simon Kassianides) e após Din admitir que foi salvo por ela e que, graças a isso, ela deveria ser novamente considerada a legítima proprietária do sabre negro.

Pedro Pascal e Katee Sackhoff em The Mandalorian | Imagem: Lucasfilm/Disney +

Apesar dos diálogos parecerem um pouco engessados, o episódio em geral foi bem humorado. Como o NYT afirma em sua recapitulação do episódio, Bryce Dallas Howard, veterana de The Mandalorian, parecia estar realmente se divertindo transformando o episódio numa comédia pastelão, sem deixar de estabelecer alguns marcos que a série trouxe para a franquia de Star Wars: explorar novos e fascinantes olhares sobre culturas de diferentes criaturas do universo. Este episódio se dedicou a mostrar um outro ponto de vista da cultura dos robôs, incluindo bares e bebidas exclusivas de droides. E claro, como, numa nova era, os humanos se tornaram extremamente dependentes de droides, assim como os próprios têm preferência a se manterem funcionais pelos humanos para não serem descartados como os antigos droides imperiais.

Bar droide em Guns For Fire de The Mandalorian | Imagem: Lucasfilm/Disney +

The Mandalorian faz ponte com outras mídias de Star Wars e consegue diminuir as pontas soltas da franquia, explicando diversos pontos que não fosse isso ficariam a critério da imaginação do fã. Acho isso genial, então mesmo episódios menos sérios como este servem muito para preencher a cultura e o rol de conhecimentos do universo de Star Wars como um todo.

Imagem: Lucasfilm/Disney +

Mas é claro que uma parte do fandom de Star Wars ficou extremamente azeda com a escalação de um ator de comédia e de uma cantora pop para a série. E, como sempre, são nerdolas… Gente que age em uma prepotente omnisciência, sempre considerando que só eles são os “fãs de verdade”, que só eles “respeitam o lore“. De onde tiram essas conclusões? Isso mesmo, com o perdão da palavra, dos respectivos ucs.

Felizmente existem pessoas sãs no fandom para botar um pouco de juízo na conversa e trazer luz aos fatos:

[Tradução – Opinionnerd: “#StarWars não é mais para nós nerds. Nós que respeitamos a tradição e estaríamos em lágrimas depois de sermos escalados para um dos filmes ou séries. Star Wars agora é para os garotos populares que riram e cumprimentaram os valentões por enfiá-lo em seu armário. Está ruindo e a #Disney merece.”

Erin Biba: “fãs de verdade estariam em lágrimas”

Foto do instagram de Lizzo: “Quando eu era uma jovem garota meu pai me introduziu a Star Wars como um rito de passagem. A trilogia era seus filmes favoritos e rapidamente se tornaram os meus. Quando Jon Favreau me ligou e ofereceu um papel como Duquesa, eu chorei o dia inteiro desejando que meu pai estivesse ainda conosco porque ele estaria tão orgulhoso! Star Wars era um sonho que eu nunca pensei ser possível – mas graças a Jon, Bryce e todo mundo da galáxia, agora eu sou parte desta saga sempre em expansão. Estou em companhia honorável e para sempre grata. Este é o Caminho e Que a Força Esteja com Você.”]

Este tweet foi só um no meio do mar do chororô sobre a escalação de Lizzo e Jack Black, todos recheados com um misto de inveja e recalque. Além de claro, a cara lisa de afirmar que pessoas como Jack Black e Lizzo seriam “crianças populares que enfiariam ou achariam graça de nerds no armário”. Tipo, oi? Vocês por acaso já viram o Jack e a Lizzo??? É óbvio, mas vamos reafirmar: Jack Black sempre foi um comediante gordo e nerd, Lizzo sempre foi gorda e, pelo visto, também sempre foi nerd. Precisamos acabar com essa noção distorcida de que só homens foram “fãs de verdade” de Star Wars no passado, mas também é preciso extinguir a ideia hoje de que só porque se trata de celebridades, que suas aparições em séries são infundadas. Cameos são populares por uma razão. 

Comentando a escalação de ambos, o Den of Geek postou que Lizzo faz sua estreia em Star Wars considerando que ela é uma das artistas mais populares da atualidade, com vários álbuns de estúdio e singles de muito sucesso – e apesar dela estar nos estágios iniciais de sua carreira como atriz, Lizzo já tem outras aparições em filmes e séries de TV, como por exemplo em As Golpistas, filme de 2019. No caso de Jack Black, é importante salientar que ele está tendo uma grande participação tanto nas telinhas quanto em telonas, incluindo dublar Bowser no novo filme de Super Mario Bros.

Visto isso, não tem nada de absurdo ou inesperado na escalação, e como mostrado acima, é injusto supor, do absoluto nada, que celebridades não ficariam emocionadas com certos trabalhos. Lizzo deixou claro em várias oportunidades que é fã de Star Wars e de The Mandalorian. Na verdade, os dois receberam convite para participar exatamente por serem vocais em seu interesse pela série. Para a Entertainment Weekly,  inclusive, Jon Favreau, showrunner da série, explicou:

Nós envolvemos Lizzo e Jack Black porque, honestamente, uma das coisas que realmente gostamos de trabalhar na série é que gostamos de trazer pessoas que são fãs. E Lizzo e Jack Black eram muito ativos nas redes sociais. Conheço Jack há muito tempo, mas ele estava postando e fazendo coisas mandalorianas no Instagram ou no TikTok. E Lizzo estava se vestindo como Grogu. E meus filhos estavam me mostrando todos esses vídeos de como Lizzo estava [investida] nisso.

Katee Sackhoff, intérprete de Bo-Katan, também comentou a escalação:

Ouvindo a história sobre como o pai dela a apresentou a Star Wars, há tantas histórias comuns sobre como Star Wars entrou na vida das pessoas. E é apenas um terreno comum novamente. Somos todos fãs, e como isso entrou na vida de alguém é sempre tão divertido, e ela não é diferente.

Enfim. A participação deles na série foi o alívio cômico que precisávamos. Além disso, aprendemos mais sobre droides, vimos ugnaughts diferentes, relembramos o querido Kuiil, revimos o querido Christopher, nos divertimos vendo o pequeno Grogu manipular um jogo para favorecer a Duquesa e nos deliciamos sabendo que o pequenino agora é, além de Jedi e Mandaloriano, um Cavaleiro.

Imagem: Lucasfilm/Disney +

Fico feliz de ver que o lado negro da força no fandom está ficando cada vez mais acuado por gente que não aguenta mais que se ataquem atores por causa de papeis em séries de TV. Antes tarde do que nunca.

No fim, fica aí a lição: não sejam esse tipo de fã amargo. Não julguem um livro pela capa. E, acima de tudo, não deixem que uma parte ruim do fandom estrague a experiência dos outros. Ainda mais quando se trata de uma série tão maravilhosa quanto The Mandalorian.


The Mandalorian é uma série exclusiva do Disney+ e lançará os dois últimos episódios de terceira temporada nos dias 12 e 19 de abril.

Leia mais sobre The Mandalorian no GG!

Compartilhe: