E mais uma vez, uma derrota dos incels odiadores da Capitã Marvel.

Depois das análises das tentativas de bombardeio de filmes como Capitã Marvel, Pantera Negra e Uma Dobra no Tempo, ficou provado que os trolls irão atrás de qualquer filme que eles não tenham visto pra alegar que eles são “propaganda SJW” ou “politicamente correta”. E a direção do Rotten Tomatoes resolveu colocar o pé no chão e reagir a esses ataques. Primeiro, eles implementaram uma política que os usuários não podem revisar um filme que ainda não foi lançado. Agora, é preciso comprovar que você assistiu a um filme antes que sua resenha possa afetar a pontuação de classificação do usuário no site.

Honestamente, já era na hora, né?

Os usuários que não confirmarem a compra do ingresso do filme (a verificação será realizada por meio de sites de compras online de ingressos, primeiro pelo Fandango e, eventualmente, por outros sites) ainda poderão deixar suas resenhas e pontuações de filmes no site, mas elas não afetarão o total da pontuação de usuário apresentada na página do filme.

Antes dessas regras serem promulgadas, os trolls podiam enviar spam aos montes nas resenhas de um filme com críticas negativas e até mesmo configurar bots para dar pontuações negativas. Filmes como O Último Jedi e Capitã Marvel foram, por exemplo, avaliados com uma estrela apenas, com afirmações de serem “propaganda SJW”. A primeira crítica negativa de Uma Dobra no Tempo, que definitivamente não se pareceu em nada com as críticas de profissionais, apareceu no site mais de um mês antes do filme ter sido realmente lançado. Um grupo do Facebook chamado “Down With Disney’s Treatment of Franchises and its Fanboys” levou o crédito por deixar críticas ruins em O Último Jedi, e também estava ligado a planos de spammar Pantera Negra com críticas negativas.

O ponto é que esses ataques não eram discussões sobre filmes, não eram de fato críticas válidas. Eram apenas pessoas malucas, infantis e preconceituosas que não aceitavam que estes filmes incluíssem protagonistas negros ou femininos.

É claro que existem razões para não gostar de todos esses filmes (ou de qualquer filme na vida, na verdade), e é claro que as pessoas podem deixar críticas negativas sobre eles. Mas ficar enviando spam e organizando ataques em massa numa página de críticas, dando avaliações péssimas para filmes que ninguém viu ainda, só demonstra o lado tóxico do fandom do cinema. São pessoas ruins que usam truques sujos e fake news para estragar a diversão alheia ou o sucesso de um filme que eles não gostam. São pessoas obcecadas em garantir que qualquer filme que não seja sobre homens brancos héteros fracassem.

O Rotten Tomatoes mudou o sistema deles, mas é só uma questão de tempo até que alguém descubra como vasculhar o sistema e os bots voltem ao spam. No entanto, é bom ver o site tomando medidas para interromper essa prática. Bomb reviews” é uma tentativa de diminuir ou derrubar filmes que estão se esforçando para ser inclusivos. Não deve haver lugar para isso na crítica de filmes, especialmente se você não viu o filme.

Veremos se isso gera mudanças práticas. Pode não acabar com as petições de fãs ou chiliques do Reddit, mas isso deve afetar as pessoas que tentam sabotar a pontuação oficial de um filme, em uma das maiores fontes de avaliações de filmes. Espero que isso reduza as piores tentativas de explosão de críticas e que vejamos uma mudança na forma como os filmes são debatidos em plataformas como o Rotten Tomatoes.


Fonte: TheMarySue | Imagem: Marvel

Compartilhe: