Já pensou se, após bater as botas, você se tornasse o advogado de outras almas? 

Se não pensou, o livro  que indicaremos hoje irá te fazer pensar! Meio confuso? Calma, a gente explica.

Em O Julgamento de Shemaya, temos Brek Cuttler, que morreu (calma, isso não é um spoiler, está na sinopse), mas não consegue se lembrar como. Ela pode se lembrar da sua vida, apenas não se lembra como ela acabou. Brek foi uma advogada, e agora precisará fazer um treinamento para ser também uma advogada no além mundo. Neste treinamento, ela vivencia tudo pelo que as outras almas passaram; as pequenas felicidades do dia a dia, as tristezas, as injustiças, enfim, todas as decisões e acontecimentos que, juntos, definem quem essas almas foram.

A grande questão é que, simultaneamente a tudo isso, ela precisa lutar contra seus próprios fantasmas e responder às perguntas que a assombram: Como ela morreu? O que aconteceu com sua filha que era apenas um bebê desde a última vez que ela a viu? Por que ela foi escolhida para ser uma advogada do juízo final de outras almas? Pode a justiça divina apresentar tantas incongruências quanto a justiça humana?

o julgamento de shemaya 01É uma trama cheia de mistérios. Os capítulos são curtos e acabam sempre de alguma forma que você pensa “puta que pariu, vou ter que continuar lendo para saber o que vai acontecer agora”. Só um aviso: você precisa ler com atenção, pois muitos detalhes são importantes, já que são eles que unem pontos cruciais da história (mas, para quem lê os livros de Game of Thrones, juntar pontos de outros livros acaba sendo fichinha LOL).

O único ponto negativo (que nem é tão negativo assim) é que O Julgamento de Shemaya é o primeiro livro do autor James Kimmel Jr., então quem está acostumado a ler bastante sente um pouco a inexperiência dele em alguns momentos. Senti principalmente nas descrições das personagens no começo do livro, elas parecem um pouco “forçadas”, parece que ele ainda não pegou muito o jeito de deixá-las de uma forma fluída. Mas isso é só no começo mesmo, o ritmo da leitura vai melhorando bastante com o passar dos capítulos.

De uma forma geral, eu super indico a obra. Achei tão interessante que matei o livro em 3 dias (ele não é tão comprido, tem umas 300 páginas e as letras são grandes).

Espiritualidade

Não podemos falar sobre um livro que trata de julgamento de almas sem tocar no ponto da espiritualidade, né. Aliás, este é um dos pontos mais fortes de O Julgamento de Shemaya. Eu, particularmente, não gosto muito de histórias espirituais, pois é um assunto muito delicado e difícil de ser abordado sem interferir nas crenças das pessoas.

E esta é uma das poucas histórias que eu realmente gostei sobre este assunto. Kimmel não te força nenhuma religião goela abaixo, muito pelo contrário. Aliás, pequeno spoiler a seguir (é bem pequeno mesmo, mas como tem gente que odeia muito qualquer tipo de spoiler, eu o coloquei na caixa):

[spoiler]O autor trabalha mais em cima das semelhanças e das coisas boas que todas as religiões têm em comum, mostrando que não existe nenhuma que seja a dona da verdade. Tanto que, no momento em que Brek vê seu túmulo, ela comenta sobre o fato de ter a cruz católica de sua família junto à estrela de Davi, já que ela adotou muita coisa da religião judaica de seu marido. Brek pensa que muitos poderiam pensar que isto é uma heresia, mas ela, estando naquele outro ponto de vista, não apenas acha que eles funcionam perfeitamente em harmonia, mas que eles também se complementam. Além disso, outras religiões também são mencionadas, como a controversa muçulmana.[/spoiler]

Enfim, além de todo o mistério que envolve a morte de Brek, que é o que te prende, o livro ainda te faz refletir sobre aspectos da vida que muitas vezes levamos como se fosse uma dicotomia, como bom x mau, certo x errado, mostrando que as coisas são muito mais complexas do que isso e que devemos tomar muito cuidado ao julgar a vida, os atos, ou qualquer coisa que se refira às decisões de outra pessoa.

Curiosidade: Shemaya é o nome deste local que seria uma espécia de ‘entremundo’. É lá que as almas ficam aguardando pelo seu julgamento para saber qual será o seu destino.

 

Gostou? Você pode ler o primeiro capítulo CLICANDO AQUI

 

Livro: O Julgamento de Shemaya

Autor: James Kimmel Jr.

Editora: Leya

Preço: Encontrei entre R$34 e R$39,90.

Compartilhe: