Os leitores mais recentes de quadrinhos não devem estar familiarizados de quão chocante o mangá Neon Genesis Evangelion foi. Não só por tratar de assuntos como a ética cientifica, mas também por demorar 20 anos para ter um fim.  O mangá começou a ser publicado no Japão em 1994 e no Brasil em 2001 pela editora Conrad. Teve seu ultimo volume em lançamentos simultâneos aqui e lá no mês de Dezembro pela editora JBC em formato “Tanko” e “meio tanko”.

DSCF4981

O mangá tem apenas 14 volumes tanko e 28 meio tanko e teve períodos enormes de hiatos, chegando a sair apenas um mangá por ano, o que gerou várias teorias conspiratórias sobre do que a história de trata. Deu-se origem também a um anime homônimo de 24 episódios e com um fim desconexo e com baixíssimo orçamento, que precisou de 3 filmes para tentar explicar o que acontecia.  Surpreendentemente, o mangá foi um grande sucesso no Japão, atraiu milhares de fãs aos cinemas para ver os filmes e tem até lojas especializadas em produtos exclusivos da série, desde miniaturas até roupas personalizadas e alimentos.

EVA17[ALERTA DE SPOILER]
A partir daqui algumas informações podem comprometer a sua leitura e estragar algumas surpresas. Só avance se estiver ciente.

DSCF4982

Escrita por Yoshiyuki Sadamoto, essa história se passa no Japão em 2015. O mundo passou por uma série de desastres e está sendo invadida por Anjos, criaturas misteriosas vindas dos céus que tentam atacar a terra, principalmente a base da empresa Nerv, responsável por garantir a segurança do planeta.

Shinji, filho do líder da Nerv, Gendou, é um garoto de apenas 14 anos, chamado para pilotar um robô gigante, o EVA, e combater os anjos invasores. Ele viverá com a Major Misato e também irá a escola com Asuka, garota número um do mundo, e Rei, um clone de sua mãe.

DSCF4987
Edição 10 de 1999 e edição 27 de 2014: arte bem diferente.

Nos últimos volumes do mangá, alguns fatos começam a ficar mais claros. Descobrimos o paradeiro de Yui, mãe de Shinji: ela foi a primeira piloto de Eva que existiu, mas algo deu errado e sua alma se fundiu a máquina. Por isso apenas Shinji consegue se sincronizar ao robô. Gendou, seu marido, muda toda a estratégia de guerra para trazer Yui de volta, chegando até a produzir dezenas de clones dela, que chamou de Rei Ayanami, e que é substituída três vezes durante a saga.

Os planos da Seele, empresa que comanda o mundo devastado e financia a Nerv, também são revelados: planeja-se criar uma nova raça humana a partir de seres encontrados no ártico, destruindo toda a humanidade e unindo as almas em uma só massa.  Mas Gendou planeja se unir a essa massa com a ajuda de Rei e fazer ele mesmo uma  nova realidade onde pode encontrar a mulher falecida.

DSCF4983

O que acontece de fato no final é muito surpreendente: Rei, que é um clone e quase imune a qualquer sentimento, se recusa a cooperar com os planos de Gendou e se une sozinha  ao ser misterioso e torna-se a nova criadora do novo destino da Terra. Ela também traz Shinji consigo e dá a ele a responsabilidade de fazer uma nova realidade para a Terra.

Shinji então decide criar um mundo onde não haveria dor nem sofrimento, que não houvessem dominados e nem dominadores e que ninguém precisaria se amar. Mas então, se não há nada de ruim, não há nada de bom, certo? Então Shinji muda de ideia e resolve criar um novo mundo semelhante ao anterior, porém deixando as grandes batalhas contra os Anjos no passado, sendo desnecessário lutar em robôs gigantes.

DSCF4986

No capitulo final, temos um flash back da vida de Yui e Gendou na faculdade. Uma personagem muito curiosa se apresenta: Mari Shikinami é uma garota de 16 anos prodígio que entra na faculdade e se apaixona  pela mãe de Shinji, chegando até a roubar seus óculos. Essa personagem é uma piloto de Eva nos filmes e existem até teorias que diziam que, após as batalhas, sobrariam apenas Shinji e Asuka e Mari seria a filha deles. Há também quem diga que ela foi criada apenas para agradar os fãs.

DSCF4984

Neon Genesis Evangelion é um mangá único por explorar fatores interessantes como A morte do autor: a destino da história não está mais na mão de quem a conta, e o leitor tem mais autonomia para teorizar e analisar os capítulos como lhe interessar mais. Não importa se você se atenta mais às batalhas dos robôs, ao amor de Kaji e Misato ou a ética da clonagem humana: todos são vieses interessantes de se analisar na história.

O mais interessante é como a mentira entra na história: os próprios personagens não sabem o que se passa na história e juntam os pedaços para que nós mesmos juntemos e montemos nosso próprio quebra-cabeça. Alguns deles, sólidos, outros, falsos. Nunca saberemos a verdade e isso que faz da obra uma pérola impar nos mangás.

DSCF4991
Se segura, Yui, senão você quebra sua clavícula :O

Voltar para a casa dos meus pais  e ler o fim dessa saga dez anos depois me fez voltar à Tokyo 3, anos muito bons da minha vida nos quais minhas maiores preocupações eram “o que iria acontecer com os jovens pilotos de Robôs gigantes quando o fim do mundo acontecesse”.  E no final, aconteceu exatamente o que eu esperava: NADA.

Se sentiu perdido? Não se desespere, Evangelion é um mangá denso e cheio de detalhes, até os mais aficionados como eu precisaram ler diversas vezes, ainda mais com a distancia entre os lançamentos. Aproveite que as novas edições estão de volta nas bancas e aprofunde-se em um dos mangás mais aclamados do mundo.

Compartilhe: