Hoje o post vai ter gostinho de nostalgia! (:
Tá na hora do cafuné!!!

Vou falar sobre um dos desenhos favoritos da minha infância: o Fantástico Mundo de Bob (Bobby’s World), um dos desenhos mais famosos dos anos 90 que contava a história de Bob Gerenic (pronuncia-se “GEN-e-ric”), um garoto de 4 anos que tinha uma imaginação MUITO fértil!
O desenho estreou no dia 8 de setembro de 1990, pela Fox Kids, nos Estados Unidos. Já no Brasil, o desenho estreou em 1991, no programa de Mara Maravilha, posteriormente os outros episódios foram exibidos no programa Bom Dia & Cia, na época apresentado por Jackeline Petkovic (ex-Fantasia).
A série teve 8 temporadas, terminando no ano de 1998.
Mas O Fantástico Mundo de Bob não era um desenho bobo, longe disso. Ele explorava um universo divertido, complexo e cheio de confusões dentro da mente infantil.
E pra gente entrar no clima, nada melhor do que relembrar a abertura do desenho:

Como surgiu O Fantástico Mundo de Bob?
Em 1989 a FOX estava criando uma divisão de TV e convidaram o ator/comediante Howie Mandel (apresentador do “Deal or No Deal”, mindfuck muito bem lembrado pelo senhor @borbs) para fazer um show baseado no personagem Bob, o qual ele fazia em suas apresentações de stand up.
Segundo Howie, para elaborar o roteiro do desenho, ele e 2 amigos se sentaram e começaram a lembrar de histórias que realmente aconteceram na própria infância, ou histórias verdadeiras que eles ouviram que aconteceram com outros amigos. Essa foi a semente do Mundo de Bob.
Os personagens do desenho também foram baseados em características dos amigos de seus pais e parentes. Todas enroladas e misturadas em cada um.

História
O Fantástico Mundo de Bob tem um olhar cômico e perspicaz dentro da mente de quatro anos do pequeno Bobby Generic, o alter ego do ator/comediante Howie Mandel. Bob (sempre na companhia de seu triciclo) vive em uma vizinhança suburbana típica, mas o desenho animado leva o espectador para dentro de sua imaginação para descobrir um mundo de aventura e descobertas.
Cada episódio baseia-se em situações cotidianas da família junto aos problemas e medos que Bob tem durante o seu crescimento, que são ampliados (exageradamente) pela imaginação infatantil de Bob. E é através da imaginação dele que vislumbramos como as crianças lutam emocionalmente e criativamente com os problemas da vida. (ser criança não tá fácil, não!)
Bob tem a mania de levar tudo no sentido literal da coisa, deixando sua imaginação dominar suas ideias! Esse é um dos pontos que talvez tenha sido o segredo do sucesso da série: a identificação das crianças com a imaginação e o raciocínio literal de Bob!
Todo mundo já se identificou com algum pensamento do personagem, como quando sua mãe dizia que “a mentira tem perna curta” e você logo imaginava uma mentira com perninhas bem curtinhas andando por aí. =P
A imaginação do personagem era evidenciada pelos traços de Bob, que ao contrário dos outros personagens do desenho, ele tinha uma cabeça desproporcionalmente grande para o seu corpo de criança. (TODOS CABEÇUDO SE IDENTIFICA)

Personagens
Bobby: O protagonista do desenho animado! Bobby é uma criança de 4 anos, filho caçula da família Generic. Todo a história do desenho é vista através dos olhos dele, com muita imaginação, monstros e medos.
Bobby era muito pouco compreendido por sua família, que não entendia muito bem esse mundo de sonhos onde o menino vivia, por isso ele acabava apelando para alguns amigos imaginários, como sua aranha de pelúcia Webbly.
Webbly: A aranha de pelúcia e fiel companheira de Bobby. Webbly vivia sendo arrastado pelo chão por Bobby segurando em uma das suas 8 patas BEM compridas. A aranha de pelúcia era multiuso, servia desde cobertor até de escada para Bobby.
Howie Generic: O pai de Bobby. O Sr. Generic é um homem de negócios, pai de família, que tem os mesmos problemas de qualquer outro chefe de família de classe média, a diferença é que Howie encarava a vida sempre com muito bom humor. O pai de Bobby voltava ao fim de casa episódio da série, mas na pele do comediante Howie Mandel, para ensinar alguma “lição do dia” para as crianças.
Martha Generic: A adorável mãe de Bobby. A Sra. Generic é fã de Elvis Presley, carinhosa, dedicada e mãe em tempo total! Acompanha de perto a educação dos 3 filhos e faz Bobby realmente acreditar que ela “tem olhos atrás da cabeça” para ver tudo o que está acontecendo.
Kelly: A irmã aborrecente de Bobby. Kelly é a irmã mais velha com 14 anos e tudo o que ela pensa é: roupas, meninos, popularidade e música.
Derek: O irmão “do meio” de Bobby. Derek tem 10 anos e adora andar de skate e jogar baseball com seus amigos. Sua preocupação com Bobby é igual aos outros meninos da idade dele: nenhuma.
Roger: O cachorro da família Generic! Um grande companheiro para Bobby, Roger é um cachorro dócil, brincalhão e bagunceiro, bagunçando por aí como todo cachorro faz.
Tio Ted: Sabe aquele tio divertido que te jogava pra cima e fazia cafuné na sua cabeça? Esse é o Tio Ted! É uma das figuras que Bobby mais gosta em todo o desenho.
Capitão Squash: O herói favorito de Bobby! Ele tem diversas tranqueiras e produtos do capitão Swquash por todo lugar! E ele e o Capitão sempre trocam uma ideia na imaginação de Bobby.

Roteiro e linguagem
O roteiro do desenho usava diversas formas de trabalhar as informações que passavam pela cabeça de Bob! Uma delas era uma espécie de flash back imaginário, onde Bob tentava reconstituir informações do passado com alguns toques exagerados de expressões que já tinha ouvido. A outra é a exprectativa que Bob cria para alguns assuntos, como é o caso da famosa “Tia Ruth”, que Bob nunca havia conhecido mas já tinha medo e imaginava a tal como uma bruxa devoradora de criancinhas.
Vale a penda dar uma olhada nessa parte do episódio:

Sem dúvida, O Fantástico Mundo de Bob foi um marco nos anos 90 e uma inovação no roteiro dos desenhos animados, o que reflete no seu sucesso e em todas as lembranças que nós temos da série até hoje!
E para quem leu o post e ficou com saudades, pode fazer o download da 1ª temporada do desenho aqui.
Além disso, ainda tem vários episódios para assistir online pelo Youtube! (:
Bateu até uma saudade de ser criança, né? ^^

Compartilhe: