Formatar PC é igual depilação: é chato, mas tem que fazer.
Quando comprei meu note, pensei: “Vou cuidar bem dele e nunca vou precisar formatar”. Engano meu, jovem Padawan.
O que aconteceu comigo (e com muita gente por aí) foi: você começa a ficar desleixado, para de desfragmentar o disco frequentemente, começa a salvar seus arquivos em qualquer lugar com o nome “0329jdhsh.jpg” e quando vê, seu computador virou uma carroça. E é nessa hora que você deve tomar coragem e dizer: Vou formatar essa birosca e ter um computador decente de novo. YES, WE CAN DO IT!

Essa é minha vida, esse é o meu clube.

Aproveitei o carnaval para tirar o pé do chão e formatar o computador, pela primeira vez, completamente sozinha. Todas as vezes que formatei meu PC (desde os primórdios do Windows 98, com o meu Pentium II e minha net de 56k), sempre tive alguém do meu lado, dando aquele apoio moral ou só pra ter certeza de que eu não ia fazer nenhuma merda.
Então, tomei coragem, peguei o HD externo pra fazer o backup e deu-se início a saga: “Tamirys em busca da formatação perfeita – Nada é tão fácil quanto parece”.
Sou usuária de Windows (sem apedrejar a amiguinha, pfv) e até hoje, só tinha formatado usando Windows 98. Os tempos mudaram e agora não tem mais boot do disquete. E AGORA, JOSÉ?
35uyvhDando uma olhada nos ~tutoriais da vida~ no youtube, entendi que o negócio era mais fácil do que na época do meu Pentium II. Mas aí foi o meu erro: achar que seria fácil demais.
Botei o cd do Windows no driver, rodei o setup, segui os passos para instalação quando percebi que ele não me oferecia a opção “formatar” na minha unidade. Então, pensei: “Ah, vamo clicar no ‘avançar’ e ver no que dá”. Deu merda, claro.
O Windows foi instalado POR CIMA do meu antigo Windows, lotando meu HD com arquivos de sistema, deixando o pobre coitado com 6MB livre. Irritadíssima e com vontade de mandar o Bill Gates pra aquele lugar escuro e escondido, não desisti. Decidi instalar o Windows DE NOVO. Mas claro, não consegui porque NÃO TINHA ESPAÇO NO HD! Ê! (Y) D:

Fui em busca da pasta Windows.old pra liberar espaço e tentar instalar o sistema again.
Apaguei a pasta, o espaço foi liberado e foi aí que entendi o meu erro: No meu raciocínio lógico, eu poderia selecionar a formatação com o Windows rodando, e quando escolhesse a opção “format”, ele reiniciaria em forma de boot, pra instalar o novo sistema operacional. Pois é, eu sei: esperei muito da Microsoft.
Foi quando me liguei que a formatação tinha que ser feita pela Bios, láááá na inicialização do computador, como no bom e velho Windows 98 e seu disquete.
Quando bootei pela bios, a opção de formatação apareceu e o sistema operacional foi instalado. E essa foi a minha reação quando o computador reiniciou com a tela de boas vindas:

Claro, depois disso tive que instalar as 93832839 atualizações do Windows e todos os meus drivers e programas. Mas, AQUI VAI UMA DICA: ao invés de instalar cada programa separadamente, dá pra usar o Ninite, que cria um único instalador para VÁRIOS programas básicos que precisam ser instalados na sua máquina, como navegadores, anti-vírus, comunicadores, etc. Muito mais prático! (pra quem quiser saber mais sobre o Ninite, dá uma olhada nesse post aqui do Garotas Geeks)
Com isso, chegamos ao resumo da minha saga: tive trabalho dobrado por pura desatenção. Achei que o “boot de formatação” poderia ser feito de um jeito mais simples e inteligente, quando, na verdade, não era bem assim.
Merdas acontecem, mas desde que o seu backup esteja salvo em algum lugar seguro: tatu do bem. Então, se você aí sempre teve vontade de se libertar, ter uma vida decente e formatar seu computador: faça o backup e vá em frente, jovem Padawan.
E hoje, amiguinhos, aprendemos uma lição com a tia Tammy: Nada é tão fácil quanto parece quando se trata de formatação com o Windows. HIHI

bill_gates

Compartilhe: