Por favor, nunca te pedi nada!

Uma das séries de livros mais importantes da ficção científica e fantasia, Duna, pode voltar para as telas. A Legendary Entertainment (mesma do filme de Warcraft) adquiriu os direitos de adaptação tanto para o cinema, quanto para a TV. Os detalhes são escassos, mas, ao menos, temos uma nova produtora, já que a Paramount tinha anunciado os direitos, e até um diretor em 2008, mas o projeto não foi pra frente.

duna2
Imagem conceitual do mundo de Duna

Há uma adaptação cinematográfica de David Lynch, de 1984, bem ambiciosa, mas que tentou dar um fechamento a algo que seria apenas o começo. Como vemos por aí, não é tão simples adaptar sagas. Muitos dos fãs dizem, inclusive, que a melhor maneira de trazer o universo às telas seria uma série de TV, com o tamanho de produção de um Game of Thrones.

Duna, o filme, de David Lynch
Duna, o filme, de David Lynch

Duna é tão importante que é considerada uma das obras que serviu como um dos pilares para a ficção contemporânea; na época, trazia discussão de paradoxos filosóficos e políticos que não eram discutidos normalmente na literatura de ficção. A história é contada em um livro, expandida em outros cinco e mais um conto, escritos por Frank Herbert. O filho do autor, Brian Herbert, juntamente com o autor Kevin J. Anderson escreveram 12 livros que contam mais do universo de Duna.

Documentário que vale a pena assistir
Documentário que vale a pena assistir

Depois de ler Duna, eu recomendo assistir a um documentário bem bacana, chamado Duna de Jodorowsky, que mostra a frustração do diretor surrealista Alejandro Jodorowsky ao não conseguir adaptar o livro para os cinemas na década de 1970. Para você ter uma noção, ele tinha conseguido reunir no elenco Dan O’Bannion, Orson Welles, Mick Jagger, Salvador Dalí e David Carradin. Os storyboards foram criados por H.R. Giger, Chris Foss e Moebius (AMO), e a trilha seria do Pink Floyd. Como eu queria ter visto isso!

https://www.youtube.com/watch?v=GOaGoFqTWtw

Compartilhe: