Você tem um minuto para ouvir a palavra de Stede Bonnet?

Texto traduzido e adaptado de Kirsten Carey e contém spoilers!

Eu tendo a ser, ahem, elegantemente atrasado nas tendências dos fandoms. Comecei a assistir Nossa Bandeira é a Morte (Our Flag Means Death, no original) logo após o final da primeira temporada, em grande parte estimulado pela imensa empolgação do fandom exibida por esta publicação. Em pouco tempo, eu também estava de pé em caixas de sabão e pedindo a todos os humanos com quem entrasse em contato para assistir a este, The Best Show. Para mim, ficar obcecada com Nossa Bandeira é a Morte também significava olhar para a vida do verdadeiro Stede Bonnet, interpretado na tela pelo ator Rhys Darby. O show é tão deliciosamente absurdo, que eu não esperava muitos paralelos fundamentados na vida de Bonnet. Eu estava completamente errada nessa suposição.

O Pirata Cavalheiro – como era chamado na vida real – nasceu em 1688 em uma família inglesa em Barbados. Os pais de Bonnet possuíam uma plantação, que ele herdou depois que morreram durante sua infância. Então, sim, o verdadeiro Stede Bonnet era dono de uma plantação. O que é um fato histórico desconfortável. Este show é, no entanto, no fundo, uma comédia em que Bonnet e Barba Negra têm sotaques da Nova Zelândia, piratas fazem shows de talentos, gaivotas podem conversar com as pessoas e há retumbante foda-se o racismo, a heteronormatividade e o colonialismo como temas subjacentes. Como disse o IGN, este é “um conto peculiar e desafiador sobre estranhos para estranhos”. Bonnet casou-se com Mary Allamby e tiveram quatro filhos, não dois. Alguns relatos dizem que um dos filhos de Bonnet morreu e oferecem isso como uma das razões pelas quais ele se voltou para a pirataria.

Realmente, a razão pela qual Bonnet começou uma vida de pirataria é desconhecida. Historiadores entrevistados por Smithsonian acham que Bonnet pode ter sido “desequilibrado” ou que foi “algo mental”, e ambas as frases me fazem querer dar um tapa neles. O livro de 1724, A General History of the Pyrates atribui a mudança de Bonnet à irritação de sua esposa. O mesmo relato acrescenta que Bonnet sofreu “alguns desconfortos que encontrou em estar casado” – uma frase muito memorável que você reconhecerá no episódio quatro. Fiquei chocada ao descobrir que era uma citação histórica? Sim. Sim, eu estava.

De qualquer forma, Bonnet contratou um estaleiro local para construir um navio personalizado de 10 canhões para ele, que ele chamou de Revenge (Vingança, em português). Esse mesmo artigo do Smithsonian brinca: “Como Bonnet não tinha um inimigo óbvio contra o qual se vingar, é provável que ele tenha escolhido um nome que soasse ameaçador e pirata – de fato, muitos navios piratas usavam o nome Revenge”. Bonnet então contratou cerca de 70 homens para sua tripulação e – sim – pagou-lhes salários (nenhum relato histórico menciona nada sobre uma “atitude positiva para as pessoas”.) Além de ter mais pessoas na tripulação do Revenge, a verdadeira tripulação de Bonnet era bastante experiente. Mesmo que o próprio Bonnet não tivesse a menor experiência náutica, a tripulação era habilidosa o suficiente para saquear vários navios. E eles têm mais sucesso do que receber uma mera planta em troca.

Desenho de Stede Bonnet no livro de Charles Johnson: A General History of the Pyrates” (via Wikipedia)

Agora é um bom momento para mencionar, como apontamos antes, que a “precisão histórica” quando se trata de piratas é uma questão inconstante. Figuras como Barba Negra tinham ares míticos sobre eles mesmo enquanto ainda estavam vivos. Assim, uma vez que Bonnet perdeu a precisão histórica dada a aristocratas e somente para aristocratas, a certeza dos eventos se torna mais obscura. Mas uma versão dos eventos é que Bonnet e sua tripulação atacaram um navio da marinha espanhola, e foi terrível. Metade da tripulação do Revenge morreu, o próprio Revenge foi danificado e Bonnet ficou gravemente ferido. Para se recuperar, o Revenge navegou para Nassau – também conhecida como “a República dos Piratas”.

Nossa Bandeira é a Morte muda um pouco esses eventos, é claro. Muitos dos personagens que impulsionam a narrativa do programa – como Spanish Jackie (Leslie Jones), os gêmeos Badminton (Rory Kinnear) e toda a equipe do Revenge – são invenções brilhantes da ficção. O verdadeiro Bonnet e o verdadeiro Barba Negra se encontram durante este período em Nassau. Os dois concordaram em fazer uma aliança e navegar juntos. Por que o notório e temível Barba Negra concordou com esse acordo é uma incógnita, e eu pessoalmente gosto muito do palpite de Nossa Bandeira é a Morte.

Novamente, aqui é onde temos algumas versões diferentes de eventos. Nossa Bandeira é a Morte toma um pouco de liberdade criativa aqui para que a narrativa não se espalhe por vários navios. Uma tomada histórica diz que os dois piratas saquearam juntos enquanto Barba Negra navegava em seu próprio navio, o Queen Anne’s Revenge. Outro, mais próximo da narrativa do programa, diz que Bonnet deu o comando de Revenge para Barba Negra enquanto ele se recuperava de seus ferimentos. Foi durante essa pilhagem que Barba Negra ganhou o Queen Anne’s Revenge. A maioria das contas termina com Barba Negra percebendo que Bonnet é um amador incorrigível. Barba Negra enviou seu primeiro imediato para capitanear o Revenge, com o consentimento da tripulação do navio. Bonnet, por sua vez, foi mantido como “convidado” de Barba Negra no Queen Anne. Você poderia ler “convidado” como “prisioneiro”. Ou talvez outra coisa? Como o historiador B. R. Burg escreve: “Como Barba Negra, seu mentor no comércio de bucaneiros, Bonnet salvou apenas prisioneiros do sexo masculino. As mulheres não eram necessárias nem desejadas a bordo de seu navio”.

De qualquer forma, Barba Negra e Bonnet realmente se candidatam ao Ato de Graça do Rei George, ou “A Proclamação para Supressão de Piratas”. No entanto, as versões históricas fazem isso desembarcando na Carolina do Norte, e o raciocínio de cada homem é obscuro. Enquanto “convidado” de Barba Negra, Bonnet aparentemente começou a brincar com a ideia de se exilar na Espanha. Barba Negra, enquanto isso, pode estar planejando o tempo todo abandonar Bonnet e roubar seu saque. O que foi exatamente o que ele fez. Barba Negra escapuliu depois de solicitar o Ato de Graça. Bonnet ficou mais tempo na Carolina do Norte (ele nunca retorna a Barbados), mas acabou voltando ao Revenge para encontrá-lo despojado e saqueado. Embora o verdadeiro Barba Negra não tenha roubado o Revenge por completo, ele abandonou a maioria da tripulação do Revenge em uma pequena ilha.

Imagem: HBO

É aqui que a primeira temporada de Nossa Bandeira é a Morte realmente termina. Se, como eu, você for incapaz de resistir à vontade de ler e ver o que acontece com Bonnet a partir daí, sem dúvida ficará muito preocupado. Bonnet e sua tripulação restante navegaram em busca de Barba Negra, mas parece que os dois nunca mais se encontram. Eu odeio muito essa possibilidade. Também me agarro à crença de que o showrunner da série, David Jenkins, não faria isso conosco, porque afinal, esta é uma história de amor e uma comédia romântica.

Ainda assim, travessuras incríveis acontecem em relatos históricos. Bonnet tentou disfarçar seu retorno à pirataria voltando ao pseudônimo de Capitão Thomas e mudando o nome do Revenge para The Royal James. Bonnet deste ponto em diante tornou-se um capitão pirata muito melhor e mais convencional. Ele até aparentemente abandonou sua prática de pagar os salários de sua tripulação, em favor de dividir o saque com eles. Mas ao lado disso, Bonnet também aparentemente se tornou muito mais implacável. Muitos relatos dizem que a maioria da tripulação de Bonnet foi muito leal ao longo deste segundo ato de sua carreira de pirata. Mas outros afirmam que Bonnet começou a “abusar” de sua tripulação.

Nossa Bandeira é a Morte (Our Flag Means Death)
Imagem: HBO

Tudo isso culmina com um grande confronto no incrivelmente chamado Cape Fear com um coronel britânico. Correndo o risco de eventuais spoilers, digamos apenas que Cape Fear não termina bem para Bonnet. Quando perguntado sobre o quão próximo Nossa Bandeira é a Morte continuaria a seguir a vida de Bonnet, o showrunner Jenkins apenas ri e reconhece que manter tão perto da história limitaria o show a cerca de três temporadas. O que é bom, honestamente. Eu só preciso da segunda temporada imediatamente.

HBO ainda não confirmou se Nossa Bandeira é a Morte será renovada para a segunda temporada.

Texto traduzido e adaptado de The Mary Sue.

Leia mais sobre Nossa Bandeira é a Morte (Our Flag Means Death)  no Garotas Geeks.

Compartilhe: