A Samsung vem passando por uma péssima fase de má publicidade nos últimos tempos. Primeiro foram as notícias de fraude em testes de benchmark, que a empresa se defende dizendo que as acusações são falsas (mas que vários especialistas afirmam que essa desculpa é tão furada quanto dizem que a da Sony é), e agora mais essa!

O que aconteceu foi que a Samsung era suspeita de disseminar comentários falsos em diversos fóruns online, falando bem da marca e difamando as concorrentes. A questão surgiu internacionalmente em abril, quando a Comissão de Comércio Justo de Taiwan – FTC decidiu investigar o caso. E para a surpresa (ou não) de todos, descobriram que todas as acusações eram verdadeiras. A empresa realmente contratou pessoas para fazer o serviço de puxação de saco falar bem dela e criticar as concorrente, além de pedir que alguns de seus funcionários também fizesse o trabalho sujo postando em fóruns de Taiwan. E o serviço não saiu barato, não! Descobriu-se que duas empresas de marketing local receberam mais de $100,000 por isso!

O motivo de terem decidido pela multa, é que essa ação baixa da Samsung prejudicou as concorrentes, como a chinesa HTC (que foi quem começou com as acusações). Realmente, precisava disso? Os produtos da Samsung já são extremamente populares, não podiam confiar que os fãs fariam o trabalho sem precisar pagar alguém pra falar algo falso ou que não concorda? A não ser que, indo para o lado da teoria da conspiração, a Samsung não tenha apenas essa “estratégia de marketing” em Taiwan e tenha se tornado tão popular graças a isso (igual a questão do Tostines: se ele vende mais porque é mais fresquinho, ou se é mais fresquinho porque vende mais). Não estou acusando ela de nada, afinal, nunca nem tive um aparelho Samsung para dizer se é bom ou se é superestimado, só estou divagando, por isso chamei de teoria da conspiração.

O pior é pensar que a Samsung, provavelmente, não é a única a fazer esse tipo de coisa (o nome que deram para essa ação é “astroturfing”). Na verdade, tem várias empresas por aí que eu desconfio que fazem isso para melhorar a imagem da marca e destruir a das concorrentes (prefiro não dar nome aos bois). Mas e vocês, o que acham de tudo isso? A Samsung pode ter feito isso em outros lugares também ou é exagero? Acham que é uma prática comum? Deixe sua opinião nos comentários 🙂

Fonte: The Verge

Compartilhe: