E a gente mal pode esperar!

Victoria Alonso, vice-presidente executiva de produção da Marvel, afirmou que a empresa está “ativamente” trabalhando em busca de um elenco mais diverso e inclusivo para o Universo Cinematográfico Marvel em sua Fase 4.

Com Pantera Negra sendo um dos filmes de maior sucesso no ano de 2018, utilizando um elenco majoritariamente negro, ficou claro que a verdadeira forma de fazer dinheiro é apresentar diversidade étnica em seus filmes.

Porém, Pantera Negra é a exceção, os filmes da Marvel apresentaram poucos personagens negros, relegados ao papel de coadjuvantes. Se a discussão partir para latinos, indígenas e asiáticos, os números chegam ainda mais perto do zero.

Alonso afirmou em um pronunciamento o seguinte:

Eu posso dizer que estamos ativamente trabalhando em tornar o nosso universo o mais diverso e inclusivo o possível. Sejam pacientes conosco. Nós temos muitas coisas chegando no futuro.

Já sabemos que a empresa apresentará seu primeiro protagonista asiático em Shang-Chi, filme sobre o super-herói asiático-americano que está sendo desenvolvido sob a direção de Destin Daniel Cretton. O diretor é descendente de japoneses e cresceu no Havaí. Levando em consideração todos os problemas apontados pela comunidade asiática com relação a Punho de Ferro, Doutor Estranho e Mantis, é ótimo ver que eles estão realmente tentando incluir representação significativa na próxima fase.

Também foi prometida representatividade LGBT em Os Eternos – e os rumores apontam a presença de Hercules, que foi escrito como bissexual em alguns dos quadrinhos – e Homem-Aranha: Longe de Casa terá os primeiros personagens trans interpretados por atores trans, o que é outra coisa muito empolgante.

Os irmãos Russo prometeram em maio que o MCU receberia em breve seus primeiros super-heróis “muito em breve”, e levando em consideração que eles acharam aquele mínimo momento com um personagem gay em Ultimatosignificativo”, esperamos que a Marvel também contrate roteiristas LGBT para trabalhar nisso.

Em entrevista à BBC, Alonso afirmou:

Você não chega a esse nível de sucesso se o mundo inteiro não estiver vendo o seu produto. Então estamos determinados a ter todas essas pessoas representadas em nossos filmes, de alguma maneira, em algum momento. Agora, nós só fazemos dois ou três filmes por ano, então é difícil ter cada um deles – mas é definitivamente uma das coisas que temos em nossas mentes o tempo todo.

A Marvel possui uma enorme quantidade de personagens que já possuem fãs o suficiente para se tornarem protagonistas. Por exemplo, um filme dos Jovens Vingadores seria perfeito. Esperamos que a Marvel de fato traga diretores e roteiristas que possam trazer verdadeira inclusão à franquia e não apenas uma diversidade superficial. Riri Williams, também conhecida como Coração de Ferro, é um dos melhores exemplos dos quadrinhos. Apesar de ter sido criada por Brian Michael Bendis, foi o trabalho de Eve Ewing e Kevin Libranda que a concedeu uma história no nível que ela merecia. Temos também Garota Lunar, Miss America, Miss Marvel, entre tantos outros personagens diversos que deveriam ser incluídos neste universo.

America Chavez, a Miss America. Imagem: Marvel

Esperamos que de fato o MCU consiga fazer mais, porque eles têm sim de fato material suficiente para não termos de aceitar desculpas quanto a limitações de possibilidades.


Fonte: TheMarySue.

Leia mais sobre a Marvel aqui.

Compartilhe: