Embora do seu Coringa seja amada pelos fãs, ele acha que nunca mais dará voz ao personagem – por um motivo comovente.

Mark Hamill, que é conhecido mundialmente por seu papel como Luke Skywalker na franquia Star Wars, desenvolveu outra atuação icônica enquanto o vilão de Batman ao longo dos anos: O Príncipe Palhaço, o Coringa. Hamill interpretou o personagem pela primeira vez em 1992, e desde então dublou o personagem em várias séries derivadas, videogames e filmes.

Ao longo de sua jornada como Coringa, Hamill teve um parceiro constante – o dublador do Batman Kevin Conroy – e falando com a Empire Magazine, ele revela que não acredita que retornará como Coringa após a morte de seu amigo e colaborador de longa data. Infelizmente, Conroy faleceu no ano passado após uma batalha contra o câncer.

A versão de Conroy na série animada do Batman foi extremamente importante para o futuro do personagem, trazendo diretamente para o grande público a adaptação mais fiel do Cavaleiro das Trevas dos quadrinhos. O desenho animado representou perfeitamente Gotham City, com seus personagens e histórias tão ricas que se tornariam características padrão de outros vilões, como o Sr. Frio. O Batman de Conroy e o Coringa de Hamill elevaram o desenho, com suas interações sendo elogiadas até hoje como a melhor representação da dinâmica dos personagens.

Confira abaixo um trecho da revista:

Eles ligavam e diziam: ‘Querem que você faça o Coringa’, e minha única pergunta era: ‘Kevin será o Batman?’ Se eles dissessem que sim, eu diria: ‘Estou dentro’. Éramos como parceiros. Éramos como Laurel e Hardy (O Gordo e o Magro). Sem Kevin lá, não parece haver um Batman para mim.

O caso de Mark Hamill como o melhor Coringa

Hamill desenvolveu uma versão super amada do Coringa ao longo dos anos, com traços de caráter famosos, como a melhor risada do Coringa:

Ao todo, ele dublou Coringa em várias séries e filmes animados, incluindo Batman: A Série Animada, Batman – A Máscara do Fantasma, As Novas Aventuras do Batman, Superman: A Série Animada, Batman do Futuro, Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites. O ator consegue dar vida ao lado caótico do Coringa perfeitamente toda vez que ele está na tela. Seja qual for a situação em que o personagem é colocado, não houve uma única vez em que a versão de Hamill do Coringa não parecesse autêntica.

Hamill também expandiu sua voz como Coringa para outras formas de mídia, com sua vez na série de videogames Batman: Arkham ajudando a modernizar o vilão e apresentar novas gerações de fãs da DC à sua versão do personagem. O primeiro jogo da série, Batman: Arkham Asylum de 2009, foi lançado 14 anos após o término de sua primeira vez interpretando o personagem em Batman: A Série Animada. Hamill fez lindamente o trabalho de dar nova vida ao seu desempenho e defendemos que ele é o melhor Coringa de todos.

Três outras versões do Coringa são as que mais se aproximam da excelência de Hamill: o de Jack Nicholson de 1989 era um membro da máfia de Gotham com uma representação muito mortal, mas exagerada, do personagem. Então veio a versão vencedora do Oscar, com Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas. O Coringa de Ledger era viciado em criar o caos, com sua visão sombria e cômica do personagem sendo também um gênio do crime, derrotando Batman ao corromper Harvey Dent com sucesso. Por fim, a versão mais recente do Coringa, a de Joaquin Phoenix, foi o foco de seu próprio filme, contando a história de origem do vilão. O Coringa de Phoenix trouxe uma abordagem bastante convincente e trágica do personagem. No entanto, a versão de Hamill de Batman: A Série Animada ainda é a melhor, já que a atuação do ator inclui todas as melhores partes das outras versões.


Texto traduzido e adaptado da Screenrant.

Leia mais sobre o Mark Hamill aqui no site!

Leia mais sobre o Coringa aqui no site!

Compartilhe: