Protagonismo à frente e atrás das câmeras.

Manhãs de Setembro é a nova aposta nacional da Amazon Prime Video. Com lançamento marcado para o dia 25 de junho, a série acompanha a vida de Cassandra (interpretada pela atriz e cantora Liniker), uma mulher trans, em seus dias de trabalho, na realização do sonho de ter uma casa para chamar de sua e em seus relacionamentos.

Chama atenção na série como Cassandra é retratada por inteiro. O foco da série não é em um aspecto específico da vida da personagem, muito menos na fase de transição – algo muito enfocado em produções que contam com protagonistas trans. Cassandra já é plenamente quem é, se entende, tem sonhos e trabalha duro para alcançá-los.

Imagem: Amazon prime video

Mais do que o cotidiano de uma mulher trans, o que vemos tão bem retratado na série é a trajetória de vida de uma pessoa. E essa pessoa, assim como todos os seres humanos do mundo, tem suas especificidades, que a tornam única em meio a tantos outros.

Na coletiva de imprensa de lançamento da série, que ocorreu no dia 16 de junho, a equipe fez questão de enfatizar seu diferencial: a sala de roteiro. Além de ser uma série protagonizada por uma pessoa trans, há também na equipe de escrita uma mulher trans, a roteirista Alice Marcone.

“Ter Alice ali, enquanto uma outra roteirista trans fez com que o lugar de Cassandra fosse humanizado e legitimizado por um ponto de vista onde ela não ficasse tão exposta e caricata no sentido de uma personagem às vezes com tudo dado, porque o audiovisual costuma retratar nossas realidades desse jeito. Então, acho que ter uma roteirista trans que entende a vivência do que é ser travesti, o que é ser trans e trazer isso para dentro do texto deu uma segurança de saber que Cassandra não estaria exposta dramaturgicamente”, relata a atriz Liniker.

Para além da representatividade de personagens retratados (que é também muito importante, é claro), precisamos de obras literárias e audiovisuais que sejam escritas, pensadas e realizadas por pessoas que compartilhem das vivências de seus personagens – só assim chegaremos a uma representação real e acolhedora de todos os tipos de pessoas.

Manhãs de Setembro estreia na Amazon Prime Video no dia 25 de junho, com direção de Luis Pinheiro e Dainara Toffoli. Além de Liniker, o elenco conta também com Karina Teles, Paulo Miklos, Isabela Ordoñez, Clodd Dias, Gero Camilo e a cantora Linn da Quebrada em uma participação especial.

Imagem: Pôster de divulgação / Amazon Prime Video

Acompanhe o Garotas Geeks para mais matérias sobre a série.

Leia mais sobre séries da Amazon Prime Video aqui no site.

Compartilhe: