[Desde que comecei a escrever para o Garotas Geeks, tenho escolhido séries mais antigas, mas que são as minhas favoritas por algum motivo. O post dessa semana vai abordar um super clássico da comédia que quem já leu vai poder relembrar, e pra quem é novinho vai ser uma mega oportunidade de conhecer e com certeza gostar!]

Ranma ½ é um mangá escrito pela mangaká Rumiko Takahashi (também autora de Inuyasha) publicado entre 1987 e 1996, num total de 38 volumes. Foi adaptado para a TV em 1989 até 1992 com 161 episódios e chegou a ser exibido no Brasil em canais como Cartoon Network, MTV e Play TV. Teve também 13 episódios em OVA (Original Video Animation – animação produzida direto em vídeo) e dois filmes. No Brasil, foi publicado pela editora JBC.

Rumiko Takahashi é mais conhecida por seu trabalho com Inuyasha, porém Ranma ½ segue uma linha bem diferente da história do Youkai com orelhas de gatinho. Uma comédia com um toque de ação em certos arcos, Ranma ½ foi escrito para os amantes da comédia romântica e da comédia pastelão, onde acontecimentos absurdos aparecem só para causar as crises de riso.

Mangá de Ranma 1/2
Mangá de Ranma 1/2

Ok, e a história?
Soun Tendo é dono de uma academina de artes marciais e possui três filhas: a mais velha Kasumi (uma perfeita dona de casa), a do meio Nabiki (uma itgirl) e a caçula Akane (completamente tomboy). Um belo dia, Tendo recebe um telegrama de seu amigo de longa data Genma Saotome o informando que ele estaria voltando ao Japão vindo da China e traria seu filho Ranma. Tendo fica extremamente animado com a notícia, já que há muitos anos os amigos haviam decidido que um dia o filho de Saotome se casaria com uma das filhas de Tendo, e assim eles manteriam os negócios entre a família. Portanto, Tendo já avisa as filhas que o futuro esposo de uma delas está pra chegar. No entanto, ao invés de receber Genma e seu filho quem aparece na Academia Tendo é: um panda e uma garota! QQQQQQ?

Logo de começo a confusão já estava armada. Akane faz amizade com Ranma (a menina amiga do panda), já que pensa se tratar de uma garota e por viver gritando aos quatro ventos o quanto odeia homens. Enquanto isso, as outras filhas de Tendo tentam entender por que ao invés de um garoto, Saotome trouxe uma menina. A verdade é revelada quando ambos (o panda e a garota) entram em contato com água quente e voltam ao normal, ou seja, Genma volta a ser humano e Ranma volta a ser um menino. –oi?

Detalhe da lombada do mangá de Ranma 1/2
Detalhe da lombada do mangá

Mas por que raios eles estavam em outra forma?
Durante a viagem para a China, os Saotome foram treinar em um local chamado Jusenkyo, onde segundo um guia turístico estão as Fontes Amaldiçoadas – quem cair em uma delas se transforma no ser que morreu afogado ali sempre que entrar em contato com água fria. E foi justamente isso o que aconteceu. Genma caiu na fonte onde tragicamente (ou “tlágicamente” como diz o guia) um panda morreu afogado e Ranma caiu na fonte onde uma donzela morreu.
Ou seja, agora ambos estão amaldiçoados a ser metade panda e metade mulher, respectivamente. Segredo revelado, não foi difícil definir quem seria a noiva; Akane acaba sendo empurrada pra Ranma já que como ela detesta homens se entenderia melhor com ele que afinal de contas é metade mulher – teoricamente.

A partir daí acompanhamos as aventuras de Ranma e Akane tentando se entender (já que são como cão e gato) e toda a loucura do universo de Ranma ½ – que aliás tem esse título pelo fato do protagonista ser metade homem e metade mulher. A história tem um toque absurdo de coisas feitas especificamente pra aumentar o tom pastelão da coisa. Um exemplo é que tudo sempre acaba na porrada: campeonato de ginástica artística marcial, corrida de melancia marcial, patinação no gelo marcial e por aí vai. E de uma forma ou de outra, Ranma sempre acaba na forma mulher com os peitos de fora! Cabe a Akane sair correndo pra arrumar água quente e tirar o noivo das encrencas.

Cena do mangá de Ranma 1/2
Cena do mangá de Ranma 1/2

Além dos problemas amorosos dos protagonistas é comum encontrarmos desafetos de Ranma querendo vingança; como Ryoga – um cara totalmente sem senso de direção, mais perdido que GPS portátil e que em sua busca por Ranma acaba parando na China, caindo em uma das fontes se transformando em um porquinho preto; e a Shampoo – vinda de uma vila de mulheres lutadoras da China e por isso fala errado (flango!), a qual foi derrotada em uma luta por Ranma na versão feminina e pela lei da vila ela deve caçar Ranma até matá-la (isso até ela descobrir que Ranma também é homem, nesse caso ela tem que se casar com ele) e que também caiu em uma fonte e se transforma em uma gata; entre outros personagens tão absurdos quanto!
E isso sem falar no próprio pai do Ranma que quando está na forma panda só consegue se comunicar por meio de plaquinhas que são hilárias em certas cenas!

Conforme a história se desenvolve, alguns arcos aparecem com um teor mais sério, geralmente focando no desempenho de Ranma como lutador. O último arco se torna uma luta até mesmo de vida ou morte, mas o tom debochado permanece do começo ao fim e também a grande dúvida: será que Ranma e Akane um dia vão mesmo se casar?
Como a série de TV foi encerrada muito antes do mangá, o final de verdade nunca foi animado. O anime faz um final só pra não deixar tão solto, mas a história continua em mais 16 volumes após o fim da animação.

Cena do anime de Ranma 1/2
Cena do anime de Ranma 1/2

Na minha opinião, a dublagem brasileira ficou muito boa, porém eu sou meio suspeita pra falar, pois Ranma é uma das poucas séries que eu acompanhei mais em português do que em japonês; costumava assistir direto na TV. Mas é bem fácil achar as versões dublada e legendada na internet. Então, quem quiser conferir e dizer se concorda comigo ou não, ficarei esperando os comentários! o/

Ranma ½ é uma série clássica inesquecível! Caso alguém esteja na deprê (principalmente depois de assistir o anime do meu outro post), é só ler esse mangá pra se divertir muito com um humor absurdo, porém refinadíssimo!
Deixo vocês com a abertura do anime que, por sinal, é a abertura mais fofa da história das aberturas fofas!
Até a próxima! o/

Compartilhe: