Olá! Hoje vim falar de Enigma! Sua grafia correta é um pouco diferente, portanto ele também é chamado de Enigme, mas como estou acostumada com o formato anterior, é ele que irei usar.
O mangá foi escrito e desenhado por Sakaki Kenji (o nome engana, mas é uma mulher), e publicado na Shounen Jump. Apresentado pela primeira vez em 2010, teve seu final em 2011, com sete volumes.

A história segue em torno de 7 estudantes colegiais. Haiba Sumio, o personagem principal, é aparentemente um garoto normal frases clichê de sinopse. No entanto, ele possui o poder de desenhar o futuro próximo de pessoas que se encontram ao seu redor em um diário, enquanto dorme. Eis que um dia, Sumio vê a imagem de uma caveira com a mandíbula invertida e a partir de então, coisas estranhas começam a acontecer com ele.

Os sete estudantes que iremos acompanhar durante a história
Os sete estudantes que iremos acompanhar durante a história

[SPOILERS] do primeiro capítulo a seguir, para situar quem quiser saber um pouco mais antes de ler!!
Depois de ver a caveira, a mãe de Sumio desaparece misteriosamente e ele fica decidido a encontrá-la. No entanto, uma noite ele acorda de repente em sua escola, junto com sua amiga de infância, Shigeru, e outros cinco estudantes da mesma escola. Logo após retomar a consciência, eles descobrem que estão presos dentro da escola. É aí então que a caveira da mandíbula invertida aparece novamente, se auto-intitulando Enigma. Ela dá aos estudantes o prazo de 72 horas para saírem do edifício.
[/SPOILERS]

Esse foi um mangá que me atraiu logo no primeiro capítulo. Ele começa com um clima e muda totalmente depois de apenas um pouco mais de desenvolvimento, ao contrário de algumas histórias que demoram para engrenar. No comecinho do capítulo imaginei que a história seria de um garoto se tornando herói utilizando seu poder de ver o futuro para ajudar os outros. No entanto, a trama muda de rumo e o que eu imaginava ser uma história um pouco clichê, se torna mais misteriosa. Além disso, eu adorei a trama psicológica do mangá, ela leva os personagens ao seu limite, mas não cuida só de enlouquecê-los. A autora utiliza Sumio, com todo o jeito heroico, para manter a sanidade mental dos personagens.

 

Sumi-kun e seu fabuloso cabelo-capacete
Sumi-kun e seu fabuloso cabelo-capacete

Apesar de não ser um mangá de terror, quando eu penso sobre a trama pela visão dos personagens, eu imagino que ela seria perfeita para um jogo ou filme do gênero se adicionar um pouco mais de desgraças. Mas como é um mangá shounen (histórias voltadas para um público masculino infanto-juvenil), ele ficou um pouco mais infantilizado e sua história discerniu de uma de terror. Porém, isso gerou um mangá que vai além de desaparecimentos e mortes misteriosas e podemos imaginar que há uma razão para o que está acontecendo.

Eu penso que teria sido melhor se a história tivesse sido feita para um público mais adulto, mas achei que o fato dela combinar um enredo um pouco mais elaborado com um personagem típico shounen acabou sendo um dos chamativos do mangá. Eu gostei da combinação da leveza que o personagem principal tem com uma trama e um suspense psicológico mais presente em mangás seinen (histórias voltadas para um público masculino adulto).

 

Momento de tristeza por criticar um bom mangá
Momento de tristeza por criticar um bom mangá

A partir de um certo momento do mangá as coisas começam a se desenvolver muito rápido, sem muito aprofundamento, bem diferente da primeira metade. Quando eu ficava animada com as situações propostas, elas já estavam acabando. Sinto que o final foi apressado… ele ficou muito corrido em relação a toda história. Não verifiquei a popularidade do mangá, mas talvez ele tenha sido apressado por não ter ficado muito popular, já que é bem diferente do estilo que normalmente vemos na Shounen Jump, e portanto, atingindo menos o público alvo da revista. Talvez a autora pudesse ter desenvolvido muito mais a segunda parte da história se tivesse tido mais tempo. Mas infelizmente o dinheiro fala mais alto, então enquanto Enigma pode ter tido seu final adiantado (são apenas especulações, não se esqueçam), alguns outros são estendidos tantas vezes que eles ficam parecendo uma colcha de retalhos de tantos inimigos e histórias acrescentadas.

Apesar dos contras, eu gostei bastante do mangá e recomendo muito a leitura, vale a pena!! E você que já leu o mangá? Discorda de mim e achou que o final ficou bom? Deixa sua opinião nos comentários, é sempre legal ver outros pontos de vista!

Gostou?

Agora você pode ler Enigma pela JBC! Confira aqui.

Compartilhe: