O livro que te explica o começo de tudo na Terra Média.

Aqueles que gostam das literaturas do Tolkien sabem muito bem, ou deveriam saber, sobre o que se trata O Silmarillion. Mas caso você nunca nem tenha ouvido falar neste livro e está se perguntando se isso é de comer, vem cá que eu te explico!

As obras mais famosas do autor são O Senhor dos Anéis e O Hobbit, por conta dos filmes incríveis que foram feitos baseados nos livros. Mas Tolkien criou a cultura da Terra Média desde sua criação, e é justamente isso que o livro vai mostrar para os leitores.

Layout 1

O livro é divido em cinco partes. A primeira, Ainulindalë, conta a criação da Eä, ou seja, o mundo onde está a Terra Média. A segunda parte chama Valaquenta e mostra o surgimento dos Valar, seres considerados divindades, e seus “ajudantes”, os Maia. Juntos com Eru Illúvatar, o deus único e supremo, eles fizeram uma bela canção que fez nascer tudo que existe, e com seus poderes aperfeiçoaram Eä, desde as plantas e os animais aos bem e o mal.

Quenta Silmarillion é a terceira parte do livro que explica como os Valar foram moldando o mundo, além de mostrar a chegada dos primeiros elfos. A maior parte da leitura e dos grandes acontecimentos está aqui, já que toda a trajetória dos elfos é contada, como eles se dividiram em diversos grupos e ocuparam a Terra Média, e também vemos o nascimento dos homens e como cada espécie lidou com a outra. Mas como está no título, é aqui que conhecemos as Silmarils, três pedras de incrível poder feitas por um elfo, que todos que colocavam os olhos nelas queriam ser seus donos. E isto desencadeou muitas guerras, inimizades e mortes. Os 24 capítulos de Queta Silmarillion mostram tudo que aconteceu na Primeira Era.

A quarta parte, Akallabêth, começa junto com a Segunda Era. Grandes catástrofes aconteceram e os Valar tiveram que pedir ajuda a Eru Illúvatar para resolver os problemas, já que um grande mal continua se espalhando pelo mundo e tentando envenenar o máximo de seres vivos possíveis. Na sequência vem a última parte, Dos Anéis de Poder e da Terceira Era, que é uma rápida passada pelos acontecimentos que vemos mais detalhadamente na trilogia O Senhor dos Anéis.

galadriel-tolkien-terra-média-o-silmarillion

O livro é cheio de mapas para dar uma noção melhor de onde é o que, e também tem várias árvores genealógicas, que mostra direitinho a linhagem dos elfos. Se você esbarrar em alguns nomes conhecidos durante a leitura não se assuste! Lembre-se que os elfos vivem eternamente, por isso alguns deles podem estar em mais de um livro.

Uma coisa que eu adorei foi descobrir tudo isso e ver como Tolkien foi um escritor genial, que literalmente criou um novo mundo do zero! Não temos apenas explicações simples sobre como tudo começou, temos um livro enorme e cheio de detalhes incríveis! É uma daquelas leituras obrigatórias para os fãs. Pode parecer difícil e cansativa em alguns momentos, mas quando você termina fica feliz por ter conhecido e aprendido tanta coisa nova.

Compartilhe: