Spoiler: todas as pessoas são bem-vindas!

Tem rolado uma minoria barulhenta de pessoas, online e offline, reclamando sobre quem tem permissão para aparecer em adaptações de qualquer coisa escrita por J.R.R. Tolkien, especialmente com a chegada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, da Amazon Prime Video. A maioria dessas pessoas são pessoas sem nome, mas algumas são famosas na internet por fazer a transição com sucesso de chamar a existência de homens não brancos de “sjw” (“social justice warrior” ou “guerreiro da justiça social”) para “acordado”, e pelo menos uma pessoa está entre as pessoas mais ricas do mundo, tipo Elon Musk. Apesar dessa onda de ódio, muitos membros do elenco original dos filmes O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, estão se manifestando contra isso.

Imagem: Prime Video

Nos tweets divulgados hoje pelos atores Elijah Wood (também conhecido como Frodo) e Sean Astin (também conhecido como nosso menino Sam), eles se mostram com os colegas atores Billy Boyd e Dominic Monaghan vestindo as camisetas “Vocês são todos bem-vindos aqui” na icônica escrita élfica.

Este não foi apenas um post aleatório, mas um esforço coordenado por esses quatro, e muitos outros, para afirmar e acolher a inclusão de mais mulheres e pessoas de cor em Os Anéis do Poder. O criador de conteúdo do SdA, Don Marshall, vende as camisetas (e adesivos), e a pessoa artista não-binário Kris, que se descreve como “Elf-Boi residente de TolkienTok”, as projetou. Eu amo esta ilustração e, especialmente, as várias formas de orelha que significam que esta mensagem representa elfos, hobbits, anões e humanos (também conhecidos como homens).

Não preciso de nenhuma validação desses atores, mas adoro ver isso. É muito importante que eles demonstrem solidariedade, assim como é para outros atores de franquias famosas (como Ewan McGregor defendendo Moses Ingram para a série Obi-Wan Kenobi, da Disney+) e criadores desses mundos (como Neil Gaiman com Sandman) usar sua plataforma para falar. Essa reação vocal contra o fanatismo mostra que até mesmo seus favoritos não estão do lado deles e pode tornar o fandom mais acolhedor, especialmente para os fãs mais novos.

Matéria traduzida e adaptada de The Mary Sue.

Leia mais sobre O Senhor dos Anéis aqui.

Compartilhe: