Sim, nessa página você só verá personagens do livro que inspirou Game of Thrones, As Crônicas de Gelo e Fogo. Mas é porque esta série de livros escrita por George R. R. Martin é incrível no que diz respeito a empoderamento feminino. Uma curiosidade é o fato do autor afirmar que “simplesmente pensa em mulheres como pessoas” quando questionado como consegue criar personagens femininas tão fortes.

Arya Stark (As Crônicas de Gelo e Fogo)

arya-stark-game-of-thrones

Autor: George R. R. Martin
Ano de publicação: 1996

Lute como uma garota! Arya foi rebelde desde pequena, sempre preferindo acompanhar seus irmãos nas “tarefas de homens” do que ficar com sua mãe, irmã e outras mulheres costurando. Não se intimida e enfrenta qualquer um que se colocar no seu caminho ou mexer com aqueles que ama. Além de ser uma incrível espadachim!

Sansa Stark (As Crônicas de Gelo e Fogo)

sansa-stark-game-of-thrones

Autor: George R. R. Martin
Ano de publicação: 1996

Logo que foi apresentada ao público ganhou o apelido de “Sonsa”, mas logo virou o jogo mostrando que não é apenas a força física que faz uma mulher ser forte. Ela enfrenta muitos obstáculos, sempre de cabeça erguida e pronta para levantar se cair.

Cersei Lannister (As Crônicas de Gelo e Fogo)

rainha-cersei-game-of-thrones

Autor: George R. R. Martin
Ano de publicação: 1996

Desde pequena, Cersei tem o objetivo de ser rainha, e não deixa nada nem ninguém ficar em seu caminho. Luta com unhas e dentes para proteger seus filhos e não se deixa intimidar por outras pessoas. Essa é uma personagem que faz de tudo para chegar onde quer.

Daenerys Targaryen (As Crônicas de Gelo e Fogo)

daenerys-targaryen-game-of-thrones

Autor: George R. R. Martin
Ano de publicação: 1996

Vemos a evolução da Dany de garotinha inocente à uma mulher forte e independente, que luta pelo seu povo, sua família e amigos. Ela é decidida a conquistar o que é seu por direito e o que deseja, também tem um lado doce e cativante, mas sem ser falsa ou forçada. Ela é quem ela é.

Margaery Tyrell (As Crônicas de Gelo e Fogo)

margaery-tyrell-game-of-thrones

Autor: George R. R. Martin
Ano de publicação: 1996

Assim como as outras personagens femininas da saga, Margaery tem seus ideais sempre em mente e faz o que for preciso para proteger quem ama. Forte e determinada a alcançar seus sonhos e querer sempre mais.

Brienne de Tarth (As Crônicas de Gelo e Fogo)

brienne-de-tarth-game-of-thrones

Autor: George R. R. Martin
Ano de publicação: 1996

Brienne é apresentada como uma lutadora, uma guerreira que quebra os paradigmas do sociedade de Westeros. Ela também é fiel e leal àqueles a quem promete proteger.

Arya Dröttning (Eragon)

eragon-livros

Autor: Christopher Paolini
Ano de publicação: 2002

Uma elfa misteriosa e calada, mas muito sábia e determinada. Pode ser fria em alguns momentos mas vai estar sempre ao lado dos amigos, buscando defendê-los mesmo quando eles não estão mais por perto.

Amber (Cemitérios de Dragões)

legado-ranger-trilogia-livros

Autor: Raphael Draccon
Ano de publicação: 2014

Amber é uma das protagonistas do livro, e apesar de ser muito explosiva e impulsiva é uma excelente lutadora e sabe se virar em um momento de aperto, sem se desesperar na hora de enfrentar criaturas horríveis. Para ela a família sempre vem em primeiro lugar, sempre pensando e se preocupando com seu irmão.

Annabeth Chase (Percy Jackson)

percy-jackson-livros

Autor: Rick Riordan
Ano de publicação: 2005

Annabeth é filha da deusa grega Atena, e herdou da mãe a inteligência, sabedoria e capacidade de fazer estratégias. Ela sempre se preocupa com seus amigos e em como resolver os problemas do grupo, pensando no bem de todos.

Galadriel (Senhor dos Anéis)

galadriel-senhor-dos-aneis

Autor: J. R. R. Tolkien
Ano de publicação: 1954

Galadriel foi uma das primeiras elfas a chegar à Terra Média, e faz parte de diversas histórias. Ela é sábia e sempre tem bons conselhos a dar para aqueles que tem carinho. É considerada uma das mais belas e poderosas mulheres elfas.

Éowyn (Senhor dos Anéis)

éowyn-senhor-dos-aneis

Autor: J. R. R. Tolkien
Ano de publicação: 1954

Em meio a tantos homens, elfos, guerreiros, essa simples mulher humana tem uma importância enorme no decorrer da história. Destemida e até teimosa, ela faz o que acha certo, sempre pensando no bem daqueles de gosta, e enfrenta grandes perigos.

Emília (Sítio do Picapau Amarelo)

emilia-sitio-do-picapau-amarelo

Autor: Monteiro Lobato
Ano de publicação: 1921

A boneca de pano mais conhecida do Brasil é muito independente e sem papas na língua, o que nem sempre é bom, mas ela não deixa ninguém dizer o que ela deve ou tem que fazer.

Capitu (Dom Casmurro)

capitu-bentinho-dom-casmurro

Autor: Machado de Assis
Ano de publicação: 1899

Com uma personalidade forte e envolvente, Capitu é uma mulher cativante e misteriosa. Sabe usar todos os seus artifícios e ainda deixar todos na dúvida se fez ou não alguma coisa, se é que vocês entendem. Com certeza uma das personagens mais enigmáticas e adoradas da literatura brasileira.

Pollyanna (Pollyanna)

pollyanna.

Autora: Eleanor H. Porter
Ano de publicação: 1913

Quem nunca ouviu a expressão “ver o lado Pollyanna da vida”? Isso porque a protagonista deste livro sempre tenta tirar o melhor de todas as situações, por pior que elas sejam. Como ela mesma chama, é o “jogo do contente”.

Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito)

Autor: Jane Austen
Ano de publicação: 1813

A história se passa no início do século XIX, e Elizabeth se mostra uma mulher bem a frente do seu tempo. Ela é inteligente e altruísta, e gosta das coisas do seu jeito. É uma das personagens femininas mais fortes e aclamadas pelos leitores.

Éponine (Os Miseráveis)

os-miseraveis-livro

Autor: Victor Hugo
Ano de publicação: 1862

A Éponine do livro é bem menos atraente e boa moça que a do musical, mas ela ainda faz tudo por seu amor à Marius, inclusive deixar que ele fique com Cosette. Ela ensina que quando se ama deve deixar a pessoa livre.

Lucy Pevensie (As Crônicas de Nárnia)

lucy-pevensie-as-cronicas-de-narnia

Autor: C. S. Lewis
Ano de publicação: 1950

A mais nova dos irmãos Pevensie é a mais sonhadora dos quatro, não negativamente. Ela também mantém os pés no chão e não perde sua fé nos amigos, mesmo quando todos estão desacreditados. Ela segue seus ideais e suas crenças  e está sempre pronta para ajudar o próximo.

Cassandra (O Incêndio de Troia)

o incendio de troia-livro

Autora: Marion Zimmer Bradley
Ano de publicação: 1987

Cassandra é irmã gêmea de Páris, aquele que rapta Helena de Esparta, mas nesse livro é a personagem central dessa história mundialmente conhecida. Ela foi criada pelas Amazonas e virou uma mulher forte e decidida. Por ter o dom da profecia e ser mulher, todos a achavam louca e não acreditavam em uma palavra que dizia, e mesmo assim ela sempre tentava impedir que as coisas terríveis de suas profecias acontecessem.

Violet Baudelaire (Desventuras em Série)

livro-desventuras-em-serie-mau-comeco

Autor: Lemony Snicket
Ano de publicação: 1999

Apesar de todos os problemas e situações difíceis que Violet e seus irmãos passam durante os 13 livros, ela não perde o foco em protegê-los. Ela é muito criativa e uma jovem inventora, o que mostra para as garotas mais novas que elas podem ser o que quiserem, basta querer!

Lisbeth Salander (Trilogia Millennium)

trilogia-millennium

Autor: Stieg Larsson
Ano de publicação: 2005

Com um infância perturbada e cheia de eventos traumáticos, Lisbeth cresce uma mulher forte e certa do que faz, sem medo de errar ou de fazer o que acha certo, por pior que isso possa ser.

Bridget Jones (O Diário de Bridget Jones)

o-diario-de-bridget-jones

Autora: Helen Fielding
Ano de publicação: 1996

Bridget deve ser um exemplo para todas as mulheres que chegam nos 30 e poucos anos. A personagem mostra que a vida não acaba quando você chega nessa idade, ou quando você casa. Ela é independente e não se importa com a opinião dos outros sobre a sua vida.

Anna Karenina (Anna Karenina)

anna-karenina-livro

Autor: Liev Tolstói
Ano de publicação: 1877

Na Rússia Czarista Anna Karenina, insatisfeita com sua vida, se envolve com Conde Vronsky que vira seu amante. Mas apesar de ser independente e ter opinião própria, ela começa a ter problemas em sua vida por causa do romance extra-conjugal.

Liesel Meminger (A Menina que Roubava Livros)

a-menina-que-roubava-livros

Autor: Markus Zusak
Ano de publicação: 2005

Não era fácil viver na ditadura nazista, ainda mais se você não era a favor dela. Liesel perde a mãe e o irmão e vai morar com pais adotivos. Ela e sua nova família fazem o pouco que podem para, secretamente, mostrarem sua resistência contra Hitler.

Gabriela (Gabriela, Cravo e Canela)

gabriela-cravo-e-canela

Autor: Jorge Amado
Ano de publicação: 1958

Gabriela é uma mulher que foge dos padrões da sociedade da época, com jeito de moleca e sem medo de ser quem é verdadeiramente.

Jade, Âmbar e Opala (A Profecia das Pedras)

a-profecia-das-pedras-livro

Autora: Flavia Bujor
Ano de publicação: 2002

Essas três garotinhas vêm de lugares e classes sociais diferentes, além de terem educações completamente diferentes, mas elas têm uma profecia para cumprir e vão unir forças para alcançar esse objetivo. Apesar das diferenças todas são determinadas e fortes, companheiras e fieis. Ela mostram que uma amizade verdadeira pode vir dos lugares mais inusitados.

Páginas: 1 2

Compartilhe: