Quem aí gosta de jogos de luta levanta a mão \o/

Quem as levantou afobadamente que nem eu, deve saber que amanhã começa o maior torneio de jogos de luta do mundo!
Para quem não conhece, a EVO Championship Series é um torneio que ocorre anualmente em Las Vegas. Fundado em 1996, é o maior campeonato do gênero, juntando milhares de pessoas de tudo quanto é país. Ano passado a Batata fez um post super legal explicando mais sobre o evento, só clicar aqui pra ver. Este ano inclusive, temos vários brasileiros nos representando, quem sabe levamos a taça nos e-sports porque no futebol pelamor! Força, Brasil 😀

Um dos motivos que me fazem amar jogos de luta competitivos é a imprevisibilidade das partidas. Frações de segundo somadas à reação e instinto de um ser humano só podem significar um show para quem joga e quem assiste. Para exemplificar, vejam o famoso “EVO moment 37”:

Esta luta ocorreu na EVO de 2004, onde Justin Wong estava jogando de Chun Li e Daigo Umehara de Ken. Em muitos jogos de luta, se seu oponente lhe acertar golpes especiais ele ainda vai causar dano, mesmo que você esteja defendendo (chamado de chip damage). Como Ken estava com pouquíssima vida, Justin utilizou um movimento especial (Super Art) na tentativa de derrotar seu oponente mesmo que ele tentasse defender. Mas acontece que em Street Fighter III: 3rd Strike existe um movimento chamado parry, que consiste em mover o direcional de encontro ao golpe que irá receber, para então “refletir” o golpe sem tomar dano. O problema é a dificuldade deste movimento, que tem uma janela muuuuito curta para ser executado, e por isso não é usado tantas vezes.

“E afinal, o que aconteceu no video?”

Daigo Umehara usou o parry nos 15 hits do golpe especial da Chun Li, que o possibilitou acertar um belíssimo combo e vencer a luta. Esta partida foi uma das percussoras de Daigo “the Beast” Umehara, que é considerado um dos melhores jogadores da história dos jogos de luta (na minha opinião, O melhor) e já foi campeão na EVO 6 vezes (sem contar outras várias conquistas que podem ser vistas aqui).
Imagine agora que a EVO é feita de vários “Daigos” lutando para ver quem é o melhor! É muita emoção 😀

Daigo "The Beast" Umehara
Daigo “The Beast” Umehara

Para quem mais estiver cagando para a Copa, que tal assistir ao torneio online? Como estamos bem longe de Las Vegas, a organização do evento preparou streams para que possamos assistir as lutas no conforto do nosso sofá! Estou super animada para ver o que vai acontecer e estou torcendo para nossos colegas brasileiros, e também para algum Zangief dar pilão em todo mundo (alovose SnakeEyez, Itabashi e Vangief!). Os canais de stream podem ser vistos abaixo:

Canal do Team Spooky e IPlayWinner: http://twitch.tv/srkevo1 e http://twitch.tv/srkevo2.

Canal da Capcom Pro Tour: http://twitch.tv/capcomfighters.

E para a sua conveniência, ajustei os horários do cronograma oficial da EVO, já com os jogos no horário de Brasília para ninguém ficar perdido!

EVO streams

Você também pode conferir as brackets aqui e ver quem vai lutar contra quem. Então partiu ver porrada! 😀

Informações retiradas do Shoryuken e Portal Versus

Compartilhe: