Não vamos mais precisar ter tomada do lado da cama!

Marty Cooper, o criador primeiro telefone celular em 1973, revelou que ele faz parte do conselho de uma empresa que pretende resolver um dos grandes problemas da atualidade – ficar sem bateria.

Manter o seu carregador por perto é um verdadeiro aborrecimento e eu acho que vai ser um problema crescente, disse Cooper.

Cooper está envolvido em Energous, uma empresa que acaba de ganhar a aprovação do Governo dos Estados Unidos para criar um tipo de carregador sem fio. Energous usa um transmissor em miniatura que pode se alimentar de pequenos dispositivos eletrônicos como aparelhos auditivos e outros dispositivos minúsculos usando ondas de rádio.

No momento, a tecnologia só se estende a aparelhos pequenos que têm chips incorporados que são compatíveis com a tecnologia Energous. Esses dispositivos precisam estar em contato direto com o transmissor para funcionar.

carregador-ondas-de-radio

Cooper acha que essa tecnologia pode ser revolucionária em um futuro próximo, quando todos nós estivermos equipados de relógios digitais, óculos e outros dispositivos eletrônicos que precisam de energia.

Você não vai querer pegar todos eles e coloca-los para carregar. É por isso que eles devem se carregar o tempo todo, disse à CNN Money.

Muitas empresas estão pensando em diferentes maneiras de manter os celulares carregados, por exemplo a Wi-Charge, uma empresa que está trabalhando em lasers que dão energia ao celular e a U-Beam, que está trabalhando em uma maneira de alimentar a bateria com ondas sonoras.

Steve Rizzone, CEO da Energous, disse que a próxima fase para a tecnologia é lançar transmissores que podem carregar dispositivos algumas polegadas de distância em 2017 ou 2018.

A tecnologia tem alguns grandes obstáculos pela frente. Ela precisa ser incorporada em dispositivos para funcionar, o que significa a necessidade de fabricantes.

Compartilhe: