Olá! Já pelo meu primeiro post vocês devem ter notado que gosto de coisas fofas. Hoje vou confirmar ainda mais este fato. Vou falar de um manhua (que seria o equivalente de mangá, mas de origem chinesa nesse caso a origem é taiwanesa) chamado Lovely Everywhere, ou Lovely Wu Suo Bu Zai. Ele foi escrito por Ze Li e publicado em 2009. É um manhua  bem curtinho, com apenas 16 capítulos e 3 volumes.Preparem-se pra conhecer uma história adorável durante este post!! <3

Enredo

O enredo gira em torno de Tong Dan Wei, uma garota muito fofa e baixinha. Mais do que eu (e você também), uhul!! A história começa quando a menina de 1,39 m ( isso mesmo, 1,39 m) entra no colegial (sim, ela tem 15 anos e 1,39 m de altura) e se apaixona por um garoto de sua sala. Ela já havia conhecido o menino alguns dias antes do começo das aulas, no metrô, graças a um pequeno acidente, situação que mostrou como ele é bondoso. Obviamente, o garoto é lindo e popular, típica coisa de história shoujo (mangá voltado para um público feminino jovem) e claro, ele não quer nem pensar em namorar Dan Wei.
Pois é, a trama não é lá muito original, mas espera aí que já vou explicar o que me faz gostar tanto de Lovely Everywhere!

Capa linda do primeiro volume
Capa linda do primeiro volume

Pontos positivos

O que faz esse mangá tão adorável não é a originalidade da trama, mas sim os personagens, a arte e como o enredo foi construído. Vou começar falando sobre os personagens. Temos quatro principais, sendo que o foco da história raramente sai deles. Eles são: Dan Wei, que já foi apresentada, Lian Xiang, o desejo romântico da nossa pequenina, Xia Wen Kui, o melhor amigo (e amigo de infância) de Xiang, e Zhou Zi Xian, também melhor amiga e amiga de infância dos dois garotos. Eu ia especificar aqui como cada um é, mas a conclusão que cheguei foi: são todos muito fofos! Cada um com seu jeitinho especial, mas fofos mesmo assim. Se for pra falar um pouco mais sobre a personalidade de cada um, seria que Xiang é um playboy que só sai com meninas mais velhas, mas é muito gentil, Xian é uma garota que gosta de se vestir de um jeito masculino e não para pra pensar antes de arrumar briga com garotos, quando estes estão fazendo mal aos outros (garota independente com senso de justiça: check!!), e Kui é um garoto animado que nunca sabemos se está falando sério ou se só está enchendo o saco das pessoas, mas que com certeza anima o ambiente. Mas os três tem uma coisa em comum, além da amizade de longa data – eles adoram Dan Wei, e deram até um apelido carinhoso para a nova amiga: Pequena poodle, e eu acho que combina muito! Aliás, não confundam, Xiang e Xian são pessoas diferentes, apesar do nome parecido!

Além dos personagens, tenho muita coisa boa pra falar sobre esse manhua!!  A arte é um bom exemplo. Eu simplesmente adoro como a autora desenha os personagens, o traço que ela utiliza combina muito com o estilo shoujo, e tenho um xodó pela maneira como ela desenha os olhos (Eu acho que os olhos são uma das partes mais importantes do estilo mangá, então…). Ela os desenha com um brilho lindo e eles são bem expressivos!
Apesar disso, eu também não recusaria ler o manhua se ela tivesse desenhado de maneira mais realista, não porque não gosto do estilo mangá, muito pelo contrário, eu AMO esse tipo de arte, por isso que venho falar de mangá aqui, haha mas em uma página extra a autora demonstrou suas habilidades desenhando os personagens de forma semi-realista, e adivinhem – eu A-D-O-R-E-I. Fiquei muito indecisa sobre qual estilo de arte dela gostei mais!! Dêem uma olhada nessa coisa linda:

lovely-everywhere-semi-realista

Além disso, não teve muito daquela maldade que vemos em vários shoujos por aí, e nem por isso a história perdeu a qualidade. Muito pelo contrário, ela utilizou bem o antagonista para o desenvolvimento da história, e no fim a gente ainda fica feliz por ele! Claro, não posso dizer que não senti nada de ruim pelos personagens, da primeira vez que li senti até um pouquinho de raiva do Xiang, mas lendo pela segunda vez, eu só consigo notar a fofura dele, ainda mais agora que sei tudo o que acontece XD.

Ah, já que estou falando sobre como sei tu-di-nho que acontece, eu não posso deixar de comentar sobre o final! (Não se preocupem, não tem spoiler nenhum XD)

Apesar da história ser bem curtinha e de leitura rápida, o final não foi forçado ou corrido. A impressão que ele deixou em mim foi de uma história muito bem estruturada. Não deixou nada passar e nada a desejar, resolveu os poucos problemas e ainda nos mostra um pouco a mais, mesmo sem necessidade. Resumindo, o manhua me deixou bem satisfeita, não ficou aquele sentimento de “é, ok…”, mas sim algo mais “Óóówwnn!!”.

Tem como não se apaixonar por um casal tão fofo? *-*
Tem como não se apaixonar por um casal tão fofo? *-*

Pontos negativos

Se eu tivesse que falar algo ruim, seria que a minha falta de conhecimento me deixou um pouco perdida durante a leitura. Então já vou passar pra vocês esse conhecimento, assim, quando vocês forem ler, a parte ruim já fica eliminada. Não vou dar nenhum spoiler, considere esta parte do post como um incremento cultural à sua pessoa.

Eis o problema: em várias partes da história, eu via os personagens trocando o modo de falar entre taiwanês e mandarim (pelo menos é o que o tradutor informou XD). Mas achei estranho eles falarem duas línguas em um mesmo país, então fui procurar e ver se Taiwan tem duas línguas oficiais ou não. Minha resposta: não. Mas o que eu estranhei foi ver que a língua oficial era mandarim, sendo que eles estão em Taiwan e que havia um certo personagem que só falava taiwanês. Então, aprofundando minha pesquisa, descobri que o taiwanês é um tipo de dialeto do mandarim. Aí a coisa ficou mais estranha ainda. Como assim eles falam um dialeto que vem do mandarim mas não entendem quando os outros falam no mandarim normal?
Então uma querida amiga (Paula, vlw) com todos os seus conhecimentos mandarinescos veio e me explicou: os dialetos são tão diferentes entre si que são praticamente línguas diferentes. Logo, apesar de mandarim ser a língua oficial, se a pessoa não teve uma boa educação lá em Taiwan, ela não vai entender bulhufas nada quando alguém falar em mandarim com ela.
Resumindo tudo: Ôh língua complicada!! Se você for ler, e ver os personagens trocando o modo de falar entre mandarim e taiwanês, é porque são praticamente línguas diferentes, apesar de taiwanês ser um dialeto, então para os personagens, faz diferença.

Ah, e tem um outro problema – Eu só encontrei o mangá traduzido para o inglês, não encontrei nenhuma versão em português ainda =/. Então se alguém conseguir achar em português, avise aos amiguinhos e a mim! Seria uma ótima notícia, eu adoraria saber que mais pessoas podem ler essa fofura!!

Concluindo

Lovely Everywhere é um manhua adorável, sem muita inovação, mas com certeza uma boa leitura, rápida e que vai te deixar com um sorriso no rosto quando chegar ao final. A arte é simplesmente uma fofura e ficou perfeita para o estilo da trama. Então se você gosta de um shoujo leve, a história de Ze Li vai te agradar muito! ^-^

Animou de ler? Quem aí já leu e também adorou a história comenta aí embaixo pra eu ficar sabendo!! (*^-^*)

Compartilhe: