E quem não gostaria de estudar lá?
O que acontece quando uma escola ensina seus alunos de forma lúdica? O que acontece quando uma escola passa o seu conhecimento através de RPG? Seria esse o futuro da educação? Uma escola dinamarquesa tem mudado o cotidiano dos seus alunos através de uma forma diferente de ensino. A partir do método LARP (Live-Action Role-Playing), que consiste em uma interpretação teatral ao vivo e feita através da construção de um personagem e improvisação de falas e cenas. O LARP é considerado uma evolução ou variação do RPG.
A escola Østerskov Efterskole fica localizada em Hobro, na Dinamarca, abriu em 2006 e atende alunos dos 14 aos 18 anos.
Seu método de ensino envolve aprender na prática e através de um contexto. Toda semana é passado um tema diferente para os alunos onde eles aplicam conhecimentos clássicos da educação. Através da história, literatura, jogos de tabuleiros e eletrônicos e representação, os alunos conseguem assimilar melhor o conteúdo dado pelos professores. A escola ainda possui roupas medievais, armaduras, elmos e espadas.
Segundo a estudante, Misja Lauridsen, na semana que estudaram sobre Roma, os alunos tiveram que construir um aqueduto, e só depois ela percebeu que estava estudando matemática também. “Era tão divertido que eu não percebi. Isso me fez gostar de matemática mais do que em toda a minha vida”, completa. A mesma aluna ainda afirma: “Você está autorizado a ter peculiaridades, você está autorizado a ser um pouco diferente, você está autorizado a dizer algo errado de vez em quando e você está autorizado a falhar”.
Assista abaixo o vídeo de como funciona a escola:
Dá até vontade de voltar ao colégio!
Graduada em Jornalismo e Jogos Digitais e pós-graduada em Mídia Digitais. Fã de As Crônicas de Gelo e Fogo, Tolkien, Fables, Miyazaki, Okami, Dragon Age, Mass Effect e Horizon Zero Dawn/Forbidden West. Divido meu tempo livre com os meus vícios em séries, filmes, livros, webtoon, quadrinhos e games.