Uma discussão importantíssima de ter com crianças.

Se vocês ainda não sabem, a Barbie possui um canal oficial extremamente popular no YouTube, com vários vídeos em stop-motion e animações para crianças. Em um de seus vídeos mais recentes de vlogs da Barbie, uma discussão bastante adulta sobre racismo e privilégio branco acabou sendo surpreendentemente interessante.

Ela explica no vídeo:

Então, existe um enorme movimento acontecendo. Pessoas, milhões de pessoas ao redor do mundo estão se levantando para lutar contra o racismo. E elas estão fazendo isso, porque repetidamente, e por muito tempo, pessoas têm sido tratadas injustamente. E em alguns casos, elas inclusive são feridas por causa da cor de sua pele. Esse tipo de coisa não é algo fácil de se falar sobre, e é exatamente por isso que temos de falar sobre o assunto.

A amiga de Barbie, Nikki, então continua:

É uma conversa difícil, mas estou feliz que estamos fazendo isso. Pessoas podem achar que a minha vida parece ótima, mas a verdade é, que eu e muitas outras pessoas negras temos de lidar com o racismo. O tempo todo. É realmente doloroso, e pode ser assustador e triste, e eu gostaria de compartilhar algumas histórias sobre isso hoje.

Nikki então começa a detalhar alguns dos encontros que teve com o racismo.

Barbie e eu tivemos uma competição de venda de adesivos na praia no mês passado. Nós nos separamos e fomos em direções diferentes para ver quem conseguia vender mais. E bem, enquanto eu estava no calçadão, os seguranças da praia me pararam por três vezes. Eles fizeram várias perguntas, e de novo, e de novo, e até chamaram a minha mãe.

Em outro exemplo, Nikki detalha como um professor reagiu quando ela participou de uma prova de admissão para um clube da escola.

Bem, eu tirei uma nota perfeita no teste de admissão. Mas o professor, que não me conhecia nem um pouco, me deu os resultados e falou que eu só tinha ido bem porque ‘tive sorte’. Ele disse que sabia que eu não consigo falar francês tão bem assim.

A Barbie então interrompe dizendo: “O que? Você fala francês melhor do que qualquer um de nós! Por que você não entrou para o clube e provou que ele estava errado?”

E Nikki então responde “Eu não quero ter que constantemente me provar e voltar a me provar. Ele te apoiou desde o início, e não me apoiou”.

Nikki então começa a debater a questão do privilégio branco, afirmando categoricamente:

Normalmente quando eu falo sobre essas coisas, as pessoas arrumam desculpas. Elas falam coisas como ‘ah, mas talvez você precisasse de uma licença para fazer vendas naquela praia’. Mas essas são apenas desculpas. As pessoas fazem essas coisas comigo porque eu sou negra, e por isso elas assumem coisas erradas sobre mim. E elas não assumem esse tipo de coisa sobre pessoas brancas, como fazem comigo.

“Isso não é justo, porque isso significa que as pessoas brancas possuem uma vantagem que não conquistaram, e as pessoas negras têm uma desvantagem que não merecem.”, explica Nikki.

Algumas pessoas chegam a ser feridas quando os outros pensam coisas erradas sobre elas. Porque quando vários de nós se unem, as pessoas prestam atenção.

E então Barbie responde: “Porque quando não dizemos nada, estamos apenas deixando que isso continue”.

Nikki concorda, afirmando que:

Bem, você ouvindo e dando apoio, isso ajuda. É importante que continuemos lendo e aprendendo mais sobre a história negra. E se alguém está sendo tratado injustamente, que nos manifestemos a favor dessa pessoa. Se todos trabalharmos juntos, podemos fazer uma grande diferença.

O vídeo vocês podem conferir abaixo, em inglês.


Fonte: Megaphone

Leia mais sobre a Barbie aqui no site!

Compartilhe: