A versatilidade dos idols e atores coreanos!

Se você já teve a oportunidade de assistir os k-idols em programas de variedades, com certeza já ouviu a icônica melodia de abertura Paradise ou ouviu alusões ao F4. Acredite ou não, ambas são referências ao clássico k-drama Boys Over Flowers (2009). Talvez você tenha anotado alguns programas que seus ídolos favoritos recomendaram em seu VLIVE (plataforma onde muitos cantores e atores fazem lives).

O famoso F4 de Boys Over Flowers (2009)

Para muitos fãs de k-pop, a primeira vez que eles entram no mundo dos dramas coreanos é através do seu cantor favorito estrelando ou coestrelando um, ou mesmo você, fã, pode estar apenas tentando seguir as dicas dos seus ídolos. Embora o mundo do k-drama tenha sua própria audiência massiva, tanto doméstica quanto global, a ascenção dos idols na indústria aumentou a popularidade dos k-dramas para os fãs em todo o mundo (yessss!!!).

Versatilidade é a chave: de ídolo a ator

Provavelmente, se você já ouviu k-pop antes, sabe que a indústria está repleta de talentos. Apesar dos grupos atribuírem os títulos de “principal” a seus vocalistas, rappers e dançarinos, o influxo de estagiários e grupos novatos significa que se tornou uma necessidade que os ídolos sejam completos como artistas e performers.

Cha Eun-woo(centro) da boygroup ASTRO e protagonista de True Beauty (2020) como MC

Um caminho comum que os idols tomam à medida que se tornam mais estabelecidos em suas carreiras são os projetos solo ou de subunidade. Outro caminho que eles podem tomar é o manto de MCs de shows de música ou regulares em programas de variedades. Ao desenvolver novas habilidades e ganhar tempo individual na tela, os ídolos podem se transformar em marcas individuais fora de seu respectivo grupo ou personagem de palco.

Mas outro caminho que muitos idols seguiram para se diferenciar de seus pares em um mercado saturado é a transição do palco do show de música para a telinha. Embora não seja incomum para eles fazerem participações especiais de surpresa em dramas – como a participação divertida do EXO como eles próprios (vídeo acima) em To The Beautiful You (2012), ou BamBam, do GOT7, (vídeo abaixo) em Don’t Dare to Dream (2016) – é outra coisa completamente diferente ser estrela de um dorama. 

Olha, mãe, eu consegui!  

Se tentássemos contar todos os ídolos que fizeram uma transição bem-sucedida para atuar por meio de dramas, falaríamos o dia todo – em vez disso, aqui estão alguns ídolos que deram o passo para a televisão com grande sucesso.

Já mencionamos o impacto duradouro de um drama como Boys Over Flowers  – um de seus protagonistas, Kim Hyun Joong, interpretou um membro do icônico F4, um grupo dos garotos mais desejáveis ​​de sua rica escola particular. Antes disso, estreou em 2005 como membro do grupo masculino da DSP Entertainment, SS501

Taecyeon (2PM) em Vincenzo (Netflix)

Como Taecyeon (2PM), que recentemente teve uma atuação de destaque no Vincenzo deste ano, outros ídolos consagrados se tornaram a marca da indústria. Min-ho (SHINee) e V (BTS) também coestrelaram o drama histórico Hwarang (2016). D.O. (EXO) fez sua estreia dramática em 2014, no dorama It’s Okay, That’s Love, sendo convidado para papéis principais logo depois disso em Positive Physique (2016) e 100 Dias, Meu Príncipe (2018).

Trupe de Hwarang. Os dois últimos são Min-ho do SHINee e V do BTS.

Mas não são apenas os idols de boygroups fazendo esses movimentos – a solista IU, conhecida como Lee Jieun, também é sinônimo de k-dramas, começando com sua aparição precoce no Dream High (2011) até o mais recente Hotel del Luna(2019). 

Cantora IU em Hotel del Luna de 2019

Depois de estrear na F(x) em 2009, Krystal Jung também começou a fazer aparições em dramas, como High Kick (2011) e The Bride of Haebak (2017), para o Police University, que acabou de estrear.

E, claro, é impossível falar sobre k-dramas sem falar sobre True Beauty. Cha Eun-woo (ASTRO) estrelou como Lee Su-ho no dorama, que teve uma curta mas muito esperada série de 16 episódios. No entanto, ao contrário dos outros ídolos mencionados acima, Eun-woo estreou como ator com um pequeno papel no filme My Brilliant Life (2014) antes de debutar com ASTRO em 2016.  

Cha Eun-woo é Lee Su-ho em True Beauty (2020)

Às vezes, a porta de entrada para o mundo dos k-dramas não é apenas apoiar um ídolo de quem você é fã, mas apoiar seus amigos ou família. Irmãos idols como Doyoung (NCT) e seu irmão Gong-myoung, conhecido por The Bride of the Water God (2017) e Melo is My Nature (2019), e Twice’s Jeongyeon e sua irmã Gong Seung-yeon, do Flower Crew: Joseon A Marriage Agency (2019) pode levar os fãs de cada irmão a apoiar e acompanhar o outro. 

V (BTS) e Park Seo-joon são amigos pessoais. Aqui os dois contracenam juntos em Hwarang.

Uma amizade ídolo-ator bem conhecida que muitas vezes leva a crossovers de fãs é a de V (BTS) com os atores Park Seo-joon e Choi Woo-shik, bem conhecidos por seus papéis em Itaewon Class (2020) e no premiado, Parasita (2019). Esses amigos apoiadores estão sempre recomendando os projetos uns dos outros para seus fãs, o que muitas vezes pode fazer com que os fãs de k-pop comecem suas jornadas como fãs de k-drama.

Um portal para o “paraíso”

Quer você tenha visto apenas alguns clipes de dramas populares ou assistido compulsivamente a todos os episódios de Strong Woman Do Bong-Soon (2017), experimentar o cruzamento entre k-pop e k-dramas como um fã é inevitável. Eles existem em esferas próximas, com as estrelas de cada indústria frequentemente cruzando para tentar algo novo, expandir seus currículos ou serem amigos e familiares de ídolos.

Com a junção que acontece nas indústrias, muitas vezes vem o mergulho de cabeça no mundo dos k-dramas. Às vezes, o empurrão pode ser depois de pegar informações sobre um ator de uma série, ou talvez seu ídolo favorito esteja estrelando como o protagonista em seu próprio drama. Seja qual for o motivo para você cruzar a ponte do k-pop para o dorama, saiba que é uma porta de entrada para o “Paraíso”. 

E quem não quer entrar no paraíso, né?

Traduzido e adaptado de Evimedia.

Leia mais sobre doramas aqui no Garotas Geeks!

Leia mais sobre k-pop aqui!

Compartilhe: