A diversão é certa!

Ô Mainha é o primeiro quadrinho da ilustradora nordestina Mariana Souza, a Mari Ilustra. Conhecida nas redes sociais por compartilhar o dia a dia da sua família, a coletânea de tirinhas reúne as histórias mais inusitadas e engraçadas já vividas com André, Alice e Lucas, marido e filhos de Mari.

Cheio de cores, traço bem característico e regionalidade, Mari trás no Ô Mainha uma identificação tanto para o público de mães quanto para os filhos, é muito fácil perceber que dentre das 30 histórias presentes na coletânea, ao menos uma o leitor já viveu igualzinho ou muito semelhante.

Em uma entrevista, a Mari contou para gente um pouco do processo da criação de seu primeiro quadrinho:

GG: Como se deu a escolha do nome “Ô Mainha”?
Mari: Na verdade eu já queria fazer algo relacionado ao dia a dia da minha família porque são muitas pérolas e precisava virar um quadrinho, mas o nome era uma coisa que eu realmente não sabia como escolher, então pedi ajuda de uma amiga minha, daí nasceu o Ô Mainha.

GG: Nas suas redes sociais você compartilha o dia a dia da sua família, como eles veem o seu trabalho?
Mari: Compartilhar a realidade da minha vida foi algo consequente do meu trabalho, então uma coisa tá automaticamente interligada a outra. Eles já vêem de forma natural.

GG: Você escolheu o Catarse para financiar seu primeiro quadrinho. De início quais eram suas expectativas?
Mari: Então, eu só queria financiar ele pra ter o meu primeiro quadrinho impresso de forma real, fiquei muito feliz de ter dado certo.

GG: Ô Mainha foi um sucesso no Catarse e chegou a contar com 3 metas estendidas, você esperava esses mimos a mais para os apoiadores?
Mari: Pra ser sincera esperava sim, meus seguidores são muito fiéis e muito engajados com o meu trabalho, e eu acho isso importante demais.

Imagem: Catarse

GG: O seu Instagram possui destaques com episódios da sua família, na coletânea você retratou 2 desses momentos icônicos, como fez essa escolha?
Mari: Foram momentos marcantes em que muita gente se identificou ou de alguma forma achou engraçado ao ponto de comentar sobre elas até hoje, então achei importante registrar em forma de quadrinho.

GG: Qual a sua tirinha favorita?
Mari:
A de Alice dizendo que vai pra casa da avó dela 😀

GG: A Galeria dos Artistas é uma parte muito especial do quadrinho, como você selecionou os artistas para esse espaço?
Mari: São artistas que eu sou fã e outros que são meus amigos, é realmente muito importante pra mim compartilhar, seja lá qual for a forma, o trabalho dos artistas que admiro.

GG: Na CCXP 2019 você integrou o Artists’ Alley pela primeira vez, o que você achou da adesão do público ao quadrinho?
Mari:
Foi muito massa, a galera que não conhecia o meu trabalho ficou muito interessada, elogiaram a qualidade e todas as cores, e quem já conhecia e foi lá diretamente para isso.

GG: Na CCXP 19 você pode ter contato com muitos outros quadrinistas, qual sua percepção sobre o mercado atual de quadrinhos independentes brasileiro?
Mari: É algo que ascensão que vem crescendo com força, principalmente quando olhamos pelo ponto de vista feminino. Foi lindo de ver tanta mulher lançando coisa nova, de qualidade impecável, e se tornando gigante! Fico orgulhosa de fazer parte desse time.

Imagem: Arquivo pessoal

GG: Onde os fãs podem comprar o quadrinho?
Mari:
O quadrinho ainda está sendo enviado para os apoiadores, mas em breve estará disponível na minha loja virtual.

GG: Tem previsão para uma continuação?
Mari:
Imagino que em 2020 tenhamos Ô Mainha volume 2, espero que tudo ocorra conforme os meus planos.

Além do dia a dia de sua família, Mari retrata nas suas ilustrações temas como auto-estima, bairrismo, empoderamento feminino, desafios vividos por artistas independentes entre outros. Acompanhe o trabalho da Mari nas redes sociais.

Compartilhe: