Uma chance única que levará seis finalistas a outro mundo!

Recentemente, o Grupo Editorial Pensamento lançou Os Seis Finalistasuma obra que tem tudo para quem adora um romance de aventura, situado em uma distopia com aquele clima de sci-fi.

Mudanças climáticas intensas tornam o planeta Terra inabitável – tanto que as grandes cidades do mundo todo estão debaixo d’água. Num último esforço para encontrar um novo lar para a humanidade, a missão espacial mais audaciosa da história é lançada: a colonização da Europa, uma das luas de Júpiter! 24 adolescentes brilhantes foram recrutados ao redor do mundo e disputam por seis vagas na equipe dentro do Centro de Treinamento Especial Internacional (CTEI) para deixar a Terra para sempre e buscar a salvação da raça humana.

Leo, um nadador italiano profissional, não vê a hora de encarar este desafio, especialmente depois de ter perdido toda a sua família em uma grande inundação. Naomi, uma americana de ascendência iraniana e cientista, tem muitas suspeitas em relação à missão e as pessoas que estão por trás dela, especialmente depois da missão Athena, uma tentativa de colonização de Marte que deu – MUITO – errado, e tudo foi colocado embaixo do tapete, sem maiores explicações.

À medida em que o treinamento testa limites físicos e psicológicos de cada finalista, a tensão aumenta entre cada um deles. A amizade entre Naomi e Leo se torna essencial para enfrentarem o que REALMENTE está em jogo: a humanidade, a Terra e suas vidas.

os-seis-finalistas-dica-de-livro-1

Imagem: Divulgação

Neste primeiro volume da história, acompanhamos a evolução dos personagens desde o recrutamento – parte boa para alguns, e péssima para outros – até o efetivo embarque dos seis finalistas na nave espacial que aterrissará em Europa. Existem, de fato, muitos termos científicos e técnicos – todos devidamente explicados pelas próprias personagens -, que colocam a cabeça dos leitores para funcionar e imaginar tamanha tecnologia em funcionamento.

Também somos envolvidos pelo lado psicológico dos personagens, cada qual com suas dores e perdas individuais, e pela grande teoria conspiratória por trás desta missão, vendida a todos como a grande salvação da humanidade. E com toda a trama e o suspense envolvidos, juntamente com os desastres naturais que continuam ocorrendo, também acompanhamos a eliminação de alguns personagens do processo seletivo, já que apenas seis poderão chegar à terra prometida. Todos estes aspectos são muito bem desenvolvidos ao longo de 322 páginas, criando um vínculo intenso do leitor com os personagens, especialmente fortalecido pela empatia que sentimos em relação a cada um deles, com todas as dificuldades que enfrentam.

Ao mesmo tempo em que somos expostos a uma história de ficção científica com personagens incríveis, um romance de tirar o fôlego e várias reviravoltas, é perceptível o olhar crítico da autora em relação à forma que tratamos o meio ambiente, razão pela qual a Terra se torna inabitável num verdadeiro cenário pós-apocalíptico aterrorizante, agravado pelo cenário conspiratório e pelo sistema ditatorial adotado dentro da unidade espacial. A crítica aparece por todos os cantos do livro, às vezes de forma leve, às vezes de forma incisiva, alternando de acordo com a personalidade dos próprios personagens, já que a obra é contada sob a perspectiva dos dois protagonistas. Esse dualismo torna a obra bem cativante e a leitura mais agradável.

Os Seis Finalistas é o quinto livro de Alexandra Monir, escritora irano-americana. A Sony já comprou os direitos dele, então não há como negar que se trata de uma obra grande 🙂

Compartilhe: