“Nós não estamos falando de foguetes espaciais; estamos falando de absorventes higiênicos. No entanto, ambos têm o mesmo efeito. Eles nos levam à lugares”.

É surreal imaginar o quanto a menstruação pode ser, além de um enorme tabu, um empecilho enorme para muitas mulheres e meninas do mundo; já que quem vive em países mais ricos e globalizados pode resolver a chatice da menstruação apenas indo na farmácia perto de casa rapidinho.

Em grande parte dos países da África, a realidade é outra. Segundo a Unicef, uma em cada dez meninas deixa de ir a escola (e outros lugares) quando está menstruada. Isso por que por lá os absorventes são artigo de luxo e a maioria da população não pode pagar por isso. Já imaginou ficar o seu Período Vermelho todo sangrando em todas as suas roupas trancada dentro de casa? 🙁 Pois é.

garotas-geeks-calcinha-menstruação-designer-begirl-gir

Mas a designer  colombiana Diana Sierra resolveu tentar mudar essa realidade depois de ouvir essas histórias de algumas meninas na Uganda, aonde ela estagiava. Ela criou uma calcinha com tecido impermeável e que pode ser recheada com qualquer material absorvente, e o mais importante: é barata e pode ser reutilizada depois de lavar. Conheça:

A BeGirl custa $20, (cerca de R$66 na cotação atual) um valor que vale muito a pena levando em conta o preço e a raridade dos absorventes na Africa. Além disso, a marca quer empoderar as meninas e não deixar que a menstruação seja mais um fator da desigualdade entre os sexos, já que as meninas deixam de ir a escola quando menstruadas. O que eu mais gosto dele [o absorvente BeGirl] é que me sinto orgulhosa em ser menina”, diz uma das garotas no vídeo.

garotas-geeks-calcinha-menstruação-designer-begirl 3

garotas-geeks-calcinha-menstruação-designer-begirl 2

 

garotas-geeks-calcinha-menstruação-designer-begirl 1

E se você quiser ajudar estas garotas africanas, a BeGirl também criou uma página aonde você pode presentear uma menina com duas calcinhas por $24. É só ir até o final dessa página e fazer a compra! <3

 

Compartilhe: