A história criada pela escritora Louisa May Alcott no século XIX conquista o público até hoje

Dirigido por Greta Gerwig, Adoráveis Mulheres, estrelado por Emma Watson, Saoirse Ronan e Timothée Chalamet conquistou nossos corações. Isso porque, a doce e sensível trajetória das irmãs March apresenta uma humanidade atemporal. Desse modo, mesmo sendo adaptada e readaptada em momentos completamente diferentes consegue fazer o público se apaixonar, justamente por conta de seu êxito em retratar os sentimentos de jovens mulheres.

A história segue as irmãs Jo, Beth, Meg e Amy, que apesar de serem extremamente unidas possuem identidades e aspirações completamente diferentes. Nesse cenário, elas precisam lidar com questões e dúvidas inerentes à toda jovem, mas em meio às incertezas e mudanças geradas pela guerra. O mundo as conheceu pela primeira vez em 1868: Quando a Louisa May Alcott lançou o livro Little Women (Mulherzinhas, no Brasil). O livro pode ser descrito como uma autobiografia, já que a própria autora tinha três irmãs e viveu durante a Guerra Civil Americana.

A obra fez um grande sucesso, tanto que logo depois foi lançada uma continuação. Good Wives (Boas Esposas), foi incorporado ao primeiro livro em 1980, e o romance passou a ser vendido em duas partes. 

As Quatro Irmãs (1933)

A primeira produção cinematográfica sonora foi lançada em 1933 (antes haviam sido feitos dois filmes mudos), contava com Katherine Hepburn como Jo e George Cuckor na direção. No elenco também estavam Frances Dee (Meg), Jean Parker (Beth), Joan Bennett (Amy) e Douglass Montgomery (Laurie). 

O filme mostra um lado mais familiar da história, mostrando a importância dos valores e da família. Isso se deve muito à época em que foi gravado: a crise financeira e social gerada pela Quebra da Bolsa de 1929 tinha deixado a população estadunidense necessitada de temas que falassem sobre esperança e resiliência. As Quatro Irmãs foi a maior bilheteria doméstica daquele ano, recebeu um Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e em 1995 entrou na lista do Vaticano de “45 Grandes Filmes”.

Quatro Destinos (1949)

Alguns anos depois, foi lançada outra adaptação, dessa vez se utilizando da técnica Technicolor, utilizada para colorir os filmes entre 1922 e 1952. No elenco, June Allyson é Jo, Elizabeth Taylor interpreta Amy, Margaret O’Brien dá vida a Beth, Janet Leigh é a mais velha Meg e Peter Lawford é Laurie. 

A direção é de  Mervyn LeRoy, sendo o ponto alto do filme a parte visual. O filme não inovou muito no roteiro, já que é praticamente idêntico ao anterior, além de alterar detalhes cruciais da história. 

Adoráveis Mulheres (1994)

A versão feita na década de 1990 é provavelmente a mais conhecida, uma vez que é a mais recente e possui nomes de peso no elenco, como Winona Ryder, Christian Bale, Kirsten Dunst, Claire Danes e Susan Sarandon. Aqui, os tempos eram diferentes, e o público não era o mesmo da Era de Ouro de Hollywood. Little Women de 1994 possui em enredo com um tom mais feminista e abolicionista, temas muito mais próximos ao livro.

O filme também é de uma qualidade incrível, sendo indicado a três categorias do Oscar: Melhor Atriz (para Winona Ryder), Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.

Little Women – Minissérie BBC (2017)

Em 2017, Heidi Thomas, (Call the Midwife) adaptou a história das irmãs March em forma de minissérie. Ao todo, ela possui três episódios de uma hora, além de contar com grandes nomes no elenco como Emily Watson, Michael Gambon, Angela Lansbury e Maya Hawke. A direção é de Vanessa Caswill e a série obteve ótimas críticas da mídia especializada. 

Adoráveis Mulheres (2019)

A adaptação mais recente, indicada a seis estatuetas do Oscar 2020, entrega à história uma visão moderna da representação feminina, dando mais ênfase aos sentimentos e particularidades de cada irmã. Com elenco impecável, fotografia e figurinos de encher os olhos, Little Women conquistou as bilheterias mais uma vez. 

É um filme que aborda o amadurecimento, laços de família e independência, de uma forma sensível e humana.

Compartilhe: