Descendentes é a mais nova aposta do estúdio Disney para a tevê.

 

Praticamente toda a história do Universo Disney está pautada na fantasia e nos contos de fadas, consolidada principalmente por suas animações consagradas. Muito embora o estúdio há algum tempo venha variando um pouco mais suas produções, investindo em longas-metragens live action, sagas e franquias como Piratas do Caribe, Star Wars e adaptações de heróis da Marvel, o mundo imaginário de príncipes e princesas, reinos encantados, seres mágicos e bruxas más, ainda é a verdadeira essência da Disney. Olhando por esse prisma, é mais fácil entender o recente empenho do estúdio em adaptar tais aspectos de suas narrativas animadas para a linguagem “mais realista e menos infantis” dos filmes live action, como acontece nos longas Malévola, Cinderela e Caminhos da Floresta \O/. É nessa nova safra de produções da Disney que, Descendentes, chega para somar e fazer um pouco diferente.

 

Alguns dos principais vilões dos contos de fadas da Disney vivem isoladamente em uma ilha distante. Quando Ben (Mitchell Hope), filho do casal Bela e Fera assume o reino de Auradon, resolve dar uma chance para os filhos dos vilões conviverem e estudarem na principal escola do local. É aí que Mal (Dove Cameron), filha de Malévola (Kristen Chenoweth – Glee \O/); Evie (Sofia Carson), filha da Rainha Má (Kathy NajimyAbracadabra 0/); Jay (Booboo Stewart), filho de Jafar (Maz Jobrani); e Carlos (Cameron Boyce), filho de Cruela De Vil (Wendy Raquel Robinson), embarcam para o reino cheios de más intenções.

 

Os protagonistas são muito ruins...por dentro!
Os protagonistas são muito ruins…por dentro!

 

A premissa já conhecida de que “o mal quer dominar o bem” é a base de Descendentes. O que muda desta vez é a criatividade dos roteiristas ao agregar piadas irônicas que satirizam os vilões e mocinhos, easter eggs, indagações sobre as relações entre pais e filhos, tolerância e a busca pela individualidade. O filme é um musical, e as canções originais são modernas, pops, bem ritmadas e coreografadas; e em sua maioria bem distribuídas e introduzidas no decorrer da narrativa. Embora não haja boas apresentações de personagens, nem uma abordagem psicológica um pouco mais profunda, o elenco principal é bastante entrosado, atendem bem às pretensões e aspirações do filme, e sustentam o enredo, por vezes, previsível.

 

Descendentes tem tantas referências ao universo de contos de fadas da Disney, como o Homem-formiga tem para com o universo de heróis da Marvel. O filme na verdade se mostra metalinguístico, questionador, às vezes surpreendente e distante de certos clichês sobre o papel das meninas na sociedade, defendendo que “não é necessário ter um príncipe para se sentir completa”, ou “não é preciso bancar a tonta para arrumar um namorado”.

 

Descendentes parece uma mistura de Once Upon a Time com High School Musical!
Descendentes parece uma mistura de Once Upon a Time com High School Musical!

 

A grande contribuição do filme é, certamente, abordar a versão da história que nunca é contada: o lado dos antagonistas e o que vem depois do “felizes para sempre”; mostrando o cotidiano, muitas vezes, comum e banal dos personagens, a tensão que existe em ser filho de vilões, assim como a difícil missão de ser filho de príncipes, princesas e/ou fadas, fazer as escolhas certas e justas e ser ou não ser eis a questão o espelho de seus pais.

 

Descendentes é dirigido por Kenny Ortega (High School Musical O/ ) e é um filme feito para TV, assim como Teen Beach Movie 1 e 2 e High School Musical 1 e 2, por isso não espere encontrar um alto nível técnico de fotografia, cenários, iluminação, montagem e de efeitos especiais. Principalmente efeitos especiais. O que se pode esperar de fato é uma história convincente, cativante e bem construída, onde mesmo com um final ao melhor “estilo Disney” (entendedores entenderão), o desenrolar até o desfecho é bem conduzido. Ou seja, não se preocupe com o final, suba na carruagem de abóbora ou no tapete do Aladdin e curta o trajeto saudosista por dentro do mundo clássico dos contos de fadas da Disney.

 

P.s. 1: Descendentes estreou no Brasil dia 16 de agosto no canal Disney Channel;

P.s. 2: Confere a programação do canal que você vai achar milhões de reprises;

P.s. 3: O filme vai ganhar uma continuação em breve;

P.s. 4: É melhor que XBOX One!  😉 #TRETAS

 

Compartilhe: