O financiamento coletivo da HQ retrofuturista pode ser apoiado até 11 de julho

Buscando um projeto de financiamento coletivo bacana, realizado por quadrinistas brasileiros? Então conheça, e apoie, Penpengusa! Uma graphic novel retrofuturista que traz uma aventura revolucionária e de perder o fôlego!HQ Penpengusa - divulgação - CatarsePenpengusa é uma graphic novel retrofuturista (com estética steampunk), escrita pela quadrinista Milena Azevedo, com arte de Rodrigo Xavier, que terá 144 páginas em P&B, tamanho 21 x 28 cm, em papel couché 150 g/m2.

As referências da trama e da estética de Penpengusa giram em torno dos filmes como Alphaville, Blade Runner, Operação França, Steamboy, Ladrões de Bicicleta e Tropa de Elite, do game Bioshock, do mangá Samurai Executor e também há algumas influências da literatura beat e do Bushido.HQ Penpengusa 1 - divulgação - Catarse

A história mistura uma trama de educação com drama social. O protagonista passa por uma mudança profunda ao descobrir verdades sobre a Corporação à qual pertencia e sobre o sistema sociopolítico vigente. Ele procurava sempre ser um cidadão correto e honesto até precisar encarar a realidade de frente, sem máscaras ou subterfúgios.

Então, nosso herói torna-se “Penpengusa” cujo propósito maior é botar o dedo na ferida e revelar como funciona o jogo de poder dos representantes da Alta Cúpula das Corporações. Nesta jornada, ele irá contar com um grupo bastante inusitado, formado por uma destemida jornalista, uma prostituta durona, um cientista foragido e um charmoso cadeirante.CHAVE_9_ HQ Penpengusa - divulgação - Catarse

Aventura retrofuturista
Após um grande cataclismo nuclear, em 3013, a Terra conseguiu se regenerar. Os sobreviventes tiveram que reinventar tudo o que havia sido criado anteriormente e o mundo passou a ser movido pelo vapor e pela incipiente eletricidade. O rádio e o telégrafo são os principais meios de comunicação.

O planeta teve seus cinco continentes renomeados como países: SOJA (América), CENTEIO (Europa), TRIGO (África), ARROZ (Ásia) e CEVADA (Oceania), ligados por túneis subaquáticos ou subterrâneos chamados Behring. Cada país foi subdividido em cinco distritos e passou a ser governado por uma poderosa corporação.PENPENGUSA_77 - - HQ Penpengusa - divulgação - Catarse

Cada corporação tem uma hierarquia interna e é liderada pela a Alta Cúpula, formada por cinco membros. O comando supremo de todos os países é da A.C.C. – Alta Cúpula das Corporações, formada pelo membro mais velho da Alta Cúpula de cada corporação.

A população é controlada por meio da coerção e de mensagens subliminares. O individualismo passou a imperar na sociedade e aqueles que não eram membros de uma corporação, nem faziam parte de alguma guilda, passaram a ser chamados “ron”.PENPENGUSA_ - HQ Penpengusa - divulgação - Catarse

Curtiu? Quer ajudar Penpengusa enfrentar a Alta Cúpula das Corporações? É só apoiar a campanha de financiamento coletivo no Catarse. A meta é obter R$ 19.5000,00 até o dia 11 de julho. A HQ terá dois lançamentos, no mês de dezembro: um em São Paulo (provavelmente na CCXP) e outro em Natal.

As recompensas para os apoiadores vão de Versão digital em PDF da HQ; Versão Impressa de Penpengusa, nome nos créditos, wallpapers para PC e celular; Pôster da capa em P&B e Kit com 4 postais em P&B (feitos por artistas convidados). Há uma categoria de recompensa específica para aqueles que desejarem pegar o exemplar em mãos. Outras recompensas serão divulgadas ao longo da campanha.

Autores

Milena_Azevedo - divulgação - CatarseMilena Azevedo é Mestre em História (Unisinos/RS), já foi professora e empresária, e desde 2005 milita no campo das histórias em quadrinhos. É letrista e roteirista de HQs, com trabalhos publicados em coletâneas locais, nacionais e em Portugal e Angola: Visualizando Citações – vols. 1 e 2, Fronteira Livre, Máquina Zero – vol.2, Imaginários em Quadrinhos – vol.4, Amor em Quadrinhos, Gibi de Menininha. Organiza e presta curadoria para eventos de cultura pop na cidade do Natal, como FLiQ e HQ Zone.

RodrigoXavier - Divulgação - CatarseRodrigo Xavier é designer e ilustrador, com vários trabalhos voltados para produtos geeks e em outros segmentos. Faz parte do grupo Quadro 9, sendo desenhista regular de algumas séries em quadrinhos, como Tempestade Mental, Absinto e Cidade Asfixiada.

Junte-se a Penpengusa e desvele o jogo de poder dos representantes da Alta Cúpula das Corporações! Apoie o financiamento coletivo da graphic novel no Catarse até o dia 11 de julho!

Compartilhe: