O FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos acontece de 3 a 7 de agosto, em Belo Horizonte!

Para a alegria das fãs da nona arte, em breve, teremos mais uma edição presencial do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos! O evento vai transformar Belo Horizonte, em Minas Gerais, a capital nacional das histórias em quadrinhos, entre os dias 3 a 7 de agosto. E estaremos lá fazendo a cobertura deste que é um dos maiores eventos do mundo dedicado exclusivamente aos quadrinhos!fiq 2022 - arte Laura Athayde

Em sua 11ª edição, o FIQ será realizado no Minascentro (Rua Guajajaras, 1022 – Centro – Belo Horizonte), e vai oferecer ao público cinco dias de programação intensa, diversificada e gratuita. O festival, que busca promover, valorizar e fazer crescer a cena dos quadrinhos na cidade e no Brasil, contará com debates, palestras, sessões de autógrafos, lançamentos, ações formativas, feira de quadrinhos, rodada de negócios, dentre outras atividades.

Enquanto a programação completa do evento não é divulgada, o Garotas Geeks traz para você essa entrevista exclusiva com Mariamma Fonseca, que é uma das curadoras do FIQ juntamente com Lucas Ed.11o FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos - Divulgação

A Amma, como também é conhecida, nasceu em Eunápolis (BA) e vive em Belo Horizonte(MG). É formada em Jornalismo, Artes Visuais e atualmente estuda Design Gráfico. Idealizou o site Lady’s Comics (2010) sobre Mulheres e Quadrinhos e coordena, desde 2009, uma gibiteca em sua cidade natal. É mãe da Iara, trabalha como ilustradora freelancer e nas horas vagas se dedica a estudar o livro para a infância.Mariamma Fonseca - foto arquivo pessoal

É co-autora (junto com Samanta Coan e Samara Horta) da Revista Risca! (sobre mulheres e quadrinhos), lançada em 2015, e de Amigas que se encontraram na história (com Angélica Kalil), publicado em 2020. Foi responsável pelas ilustrações do livro Você é feminista e não sabe com textos de Angélica Kalil (2017), do projeto Olga Explica da Think Olga (2018), do Catálogo Fé e Folia, junto com Flávia Carvalho (2019), entre outros projetos.

Confira a entrevista exclusiva da Amma para o Garotas Geeks!

Garotas Geeks: Como surgiu o convite para ser curadora do FIQ 2022?
Mariamma Fonseca: O convite partiu da coordenação artística que, nesta edição, é feita por Gabriel Nascimento. Fiquei muito feliz e honrada, já que o FIQ faz parte da minha trajetória de artista e consumidora de quadrinhos.

GG: Quais os desafios da curadoria de um evento como este?
MF: Nesta edição, um dos desafios foi o tempo. Pós-pandemia, os eventos acumularam na cidade e encaixar a agenda foi um tanto difícil. Mas, pensar numa programação que contemple todos os gostos, a diversidade e que seja acessível também é desafiador.

GG: O que você pode adiantar sobre o FIQ 2022?
MF: O FIQ deste ano tem como homenageado Marcelo D’Salete, grande nome dos quadrinhos brasileiros. Entre os convidados, nacionais e internacionais, estão Ilustralu, Paulo Moreira, Helô D’angelo, Aline Zouvi, João Marcos e Rebeca Prado, entre outros.

GG: Como começou sua história com o FIQ?
MF: Começou quando eu estudava jornalismo e curtia muito ler quadrinhos. Fui na edição de 2009 e fiquei encantada. Em 2011, o site Lady’s Comics já tinha um ano de existência, e nos convidaram para falar de mulheres e quadrinhos, a partir dali sempre participamos com mesas/palestras.

GG: Que dicas e conselhos você pode dar para quem tem interesse em seguir carreira nos quadrinhos no Brasil?
MF: Cada um tem sua experiência. Mas eu diria que não querer fazer o melhor quadrinho de todos os tempos na primeira vez que for fazer. Tudo tem seu processo. Você amadurece e, acredito, que o trabalho amadurece junto.

GG: O que é ser uma mulher forte nos quadrinhos? E dos quadrinhos?
MF: Difícil dizer, mas talvez aquela que acredita em si mesma.

Para saber mais sobre o FIQ 2022, confira o site oficial do Festival e acompanhe informações nas mídias sociais do evento Facebook, Instagram e Twitter.

Leia mais sobre HQs aqui o GG!

Compartilhe: