Gostou das mudanças?

A série American Gods é baseada no livro homônimo do escritor britânico Neil Gaiman e teve sua primeira temporada exibida pelo canal Starz e o serviço de streaming da Amazon Prime Video. Ao longo dos oito episódios foi possível notar a diferença entre a obra original e a televisiva. O sucesso de American Gods fez com que a série fosse renovada para uma segunda temporada. O próprio Neil Gaiman já confirmou um segundo livro e que o seriado está repleto de dicas sobre ele. Então as mudanças em relação ao primeiro livro farão total sentido no futuro.

O texto a seguir contém spoiler:

Laura Moon

Laura Moon

A esposa do ex-presidiário, Shadow Moon, ganhou destaque. No livro ela apenas aparece para salvar Shadow em momentos de perigo. O casal ganhou uma história. Foi mostrado como eles se conheceram no cassino que ele trabalhava enquanto ele tentava roubar jogando na mesa, a prisão de Shadow, o seu caso com Robbie e até o verdadeiro motivo da sua morte. Já no livro, ela conhece seu futuro marido em um encontro duplo às cegas. O futuro casal é apresentado por Audrey e Robbie.

Com essa nova história apresentada à personagem, ela se encontra com Mad Sweeney, Salim e a deusa Easter, e ainda sai na sua própria road trip em busca de Shadow Moon. E para encontrá-lo ela segue a luz que ele emana, explicando assim, como ela sempre conseguia localizá-lo. A aparição de Laura “versão zumbi” demorou para acontecer se comparado ao livro. Outra coisa interessante apresentada no seriado é o seu estado de decomposição. Afinal, voltar dos mundos dos mortos não é tão simples assim. Há consequências para isso. No último episódio é revelado que ela foi morta por um deus, mais precisamente Mr. Wednesday, e não poderá ser trazida de volta à vida.

Audrey

American Gods Audrey

Audrey também foi outra personagem que ganhou uma participação maior na série. No livro ela apenas aparece no funeral de Laura. Não bastou descobrir o caso entre a sua amiga e seu marido, ela também foi a primeira pessoa a ver Laura “viva” novamente. Apesar de tudo, ela ajuda Laura a ir atrás de  Shadow e ainda ajuda a costurar o seu braço caído. O reencontro das duas é uma das cenas mais cômicas de American Gods.

Mad Sweeney

Screengrab pulled by EPs. Original filename: amgod_101_graded_1.720.1_co3

leprechaun também ganhou mais destaque ao longo dos oitos episódios. Ele foi atrás de Laura Moon para recuperar a moeda de ouro da sorte que ele perdeu para Shadow e que acabou trazendo-a de volta à vida. A moeda dá sorte ao leprechaun e ao perdê-la ele se envolveu em uma maré de azar. E não só isso, ele acompanha Laura durante sua jornada em busca do marido na tentativa de recuperar a moeda. Durante um flashback vimos que o leprechaun estava presente durante a morte de Laura sob a ordem de Mr. Wednesday. Apesar de ter participado do seu assassinato, Sweeney traz Laura novamente à vida depois de um acidente colocando a moeda de ouro de volta em seu peito. Quem leu os livros sabe que a participação dele é bem pequena.

Shadow Moon

Shadow Moon

O protagonista Shadow Moon também sofreu algumas mudanças. O ex-presidiário deixou de ser tão passivo como no livro. O protagonista questiona acontecimentos e personagens à sua volta. No enterro de sua esposa ele é interceptado pelo Technical Boy e logo depois é atacado e enforcado em uma árvore pelos seus “minions”. É nesse momento que Laura aparece pela primeira vez para salvar o seu marido, mas sem sua identidade ser relevada para os telespectadores. Esse é mais um acontecimento que difere do livro. O enforcamento de Shadow e a menção do linchamento de Vulcan dão dicas para acontecimentos futuros.

Salim

American Gods Salim jinn

A história entre Salim e o jinn foi ampliada no seriado. No livro, a história dos dois é apenas um dos contos que aparece durante a narrativa principal. “Salim/não Salim” pega o antigo táxi do jinn e sai em busca do seu amado. Esperamos ver mais sobre os dois na segunda temporada.

Media

Gillian Anderson as Media

Media ganhou muitas faces durante o seriado. Encarnou na pele celebridades como o cantor David Bowie e as atrizes Lucille Ball (I Love Lucy), Marilyn Monroe e Judy Garland no filme Desfile de Páscoa. No livro, ela apenas aparece para Shadow também como Lucille e Diane do programa Cheers.

Vulcan

American Gods Season 1 2017

O deus romano da forja Vulcan, também conhecido como o deus grego Hefesto, não existe no livro. O personagem serviu para três objetivos: mostrar que os deuses antigos podem se aliar aos novos, forjar uma espada para Mr. Wednesday, e ser morto por ele (para colocar a culpa nos outros deuses e conseguir novos aliados).

Em sua pequena cidade repleta de armas, com fábrica de munição e cheio de cidadãos caucasianos, Vulcan também é uma crítica ao armamento americano. Essa é uma visão caricatural, porém mais verdadeira do que imaginamos do American Way of Life. Cada acidente que acontece na fábrica é um sacrifício para o deus romano e cada família da vítima é indenizada porque é mais barato pagar por essas mortes do que resolver os problemas de segurança da fábrica.

Bilquis

Bilquis

Bilquis mudou bastante em relação ao livro. A personagem faz parte apenas de um conto e também faz uma pequena participação na narrativa principal. A Rainha de Sabá deixou de ser a prostituta no livro para se tornar uma usuária de aplicativo de relacionamento.

Além disso, ela ganhou uma história contando a sua origem, como ela chegou a América e se juntou aos novos deuses, mais precisamente de Technical Boy ao dar o celular com sua conta na rede social de relacionamento. É mostrado desde do seu apogeu até a sua decadência. Situação que muitos deuses antigos passam nos dias de hoje. Sua história foi narrada por Anansi.

Anansi

American Gods Anansi

Anansi ou Mr. Nancy é o responsável por uma das melhores cenas em American Gods. Sua primeira aparição no navio negreiro holandês resumindo a história dos negros na América é incrível e teve como objetivo mostrar novamente como os imigrantes trazem toda uma bagagem cultural ao chegar na América. O personagem também ganhou mais destaque do que nos livros e promete aparecer ainda mais na segunda temporada. Ele é um dos deuses que seguem Mr. Wednesday na sua guerra contra os deuses novos. No seriado, ele foi responsável por contar a história de Bilquis. Algo que não era mencionado no livro.

Minions

American Gods 2017 - Season 1 Bruce Langley and Gillian Anderson

Tanto Media quanto Technical Boy aparecem constantemente acompanhadas de homens sem faces. Na primeira vez que eles aparecem no carro de Technical Boy estão vestido como no filme Laranja Mecânica e suas cenas são recheadas de “ultraviolência”. Já na aparição com Media eles aparecem mais caricatos e vestidos para a festa de Easter. Os “minions” não existem no livro. Na verdade, existem dois personagens conhecidos como Mr. Town e Mr. Stone que fazem o trabalho sujo no lugar de Mr. World.

Mr. World

American Gods Mr World

O líder dos novos deuses, Mr. World, dá as caras mais cedo e mais ameaçadoramente do que no livro. O novo e mais poderoso deus consegue se comunicar com os outros através dos seus misteriosos minions. Enquanto o novo deus tentar “manter a paz”, Mr. Wednesday acredita que não é possível as duas entidades co-existirem.

Muitas versões de Jesus

American Gods Jesus

Algo bem interessante que acontece na série é como é mostrada as muitas versões de Jesus Cristo. Mr. Wednesday já havia falado que Cristo possuía uma versão mexicana no na metade da série. Logo depois é mostrada uma versão de Jesus vinda direto do México juntamente com imigrantes ilegais tentando fugir para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor, e enquanto levam tiros de americanos. Essa é uma das cenas mais fortes e impactantes do seriado. Além de mostrar novamente como os deuses migraram com as pessoas juntamente com suas crenças e culturas, mostra o atual posicionamento do governo Trump em relação a imigrantes ilegais. Falamos sobre isso na análise do primeiro episódio da série aqui.

A festa oferecida por Easter coincide com o renascimento de Jesus. Foi interessante ver as várias versões de Jesus e como ele é imaginado e caracterizado em diversas culturas. Desde o “clássico” caucasiano até a versão nipônica. Vale salientar que a deusa da fertilidade era celebrada pelos pagãos muito antes da ressurreição de Jesus ser comemorado pelos cristãos.

O poder dos deuses

Screengrab pulled by EPs. Original filename: ER_935_075_PUB_STILL_v001

Finalmente na série é mostrado o poder dos deuses. Mr. Wednesday, também conhecido como Odin, invoca um raio para matar os minions. Easter demonstra todo o seu poder de deusa da fertilidade trazendo a seca aos campos e florestas. Vulcan forja uma espada poderosa. Já Technical Boy, Media e Mr. World mostram seus poderes como os novos deuses e, principalmente, seu poder de alcance e influência.

Curtiu? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe: