O idol que encanta com sua voz e coreografias há três gerações do k-pop! 

Após 13 anos de atividade contínua em grupos de k-pop e como artista solo, Taemin deu aos fãs uma despedida temporária emocionante quando se alistou para seus deveres militares em 31 de maio. Shawols (nome do fandom do SHINee) enviaram votos de carinho e muito amor.

Taemin para o seu terceiro mini álbum, “Advice”. Imagem: @shinee/Instagram

Mas sua ausência não impediu os fãs de ficarem animados quando sua agência, SM Entertainment, lançou sua performance especial Just Me and You em 18 de julho, seu aniversário de 28 anos.

Apesar de estar na indústria há mais de uma década, Taemin ainda continua sendo um dos idols mais importantes e relevantes do k-pop.

Seu impacto artístico o levou ao apelido de “Ídolo do Ídolo”.

É assim que ele se mantém no topo durante não uma, não duas, mas há três gerações do k-pop. E quem sabe mais.

Segunda Geração: SHINee

Taemin estreou como parte da boygroup SHINee, em 2008. Um grupo de música experimental e contemporânea, eles quebraram recorde após recorde com sua música em constante evolução, visuais impressionantes e coreografias complexas. E o membro que estava se aquecendo na glória daqueles passos de dança inéditos e cheios de personalidade era ninguém menos que Taemin.

Sua personalidade doce e energia combinadas com suas habilidades de dança estabeleceram-no como um membro valioso da equipe. Ele era conhecido como a “dancing machine” (máquina de dança, em português) do SHINee, levando sua coreografia a outro nível.

Terceira Geração: estreia solo

Embora SHINee continue impactante como sempre, Taemin deu um passo a mais e estreou como artista solo em 2014. Ele lançou seu álbum Ace, que era o oposto do conceito de estilo alegre do SHINee.

Taemin em seu recente lançamento ADVICE

Como artista solo, Taemin criou uma personalidade distinta que foi imediatamente reconhecível devido ao seu estilo único de dança, moda andrógina e maquiagem pesada. Ele quebrou os estereótipos do k-pop com o lançamento de seu segundo álbum Move, incluindo dançarinas e dançarinos fazendo coreografias complicadas que confundiam os papéis masculino e feminino ao mesmo tempo – um conceito que era aparentemente estranho à indústria musical coreana até então.

Move rapidamente se tornou viral online, com muitos covers de música e dança lançados por fãs e celebridades. O fenômeno foi chamado de “move disease” e exibiu o poder de Taemin como um criador de tendências.

Taemin com seu grupo SHINee – da esq. para direita: Taemin, Onew, Key e Min-ho

Várias das músicas e álbuns do Taemin figuraram no top 10 das paradas globais da Billboard. Sua última canção, Advice, alcançou o primeiro lugar nas paradas do iTunes em 41 países, e conquistou também as paradas nacionais. Com isso, não é surpreendente que ele seja conhecido por ser um dos artistas solo de maior sucesso na história do k-pop.

Quarta geração: SuperM

SuperM: Ten, Baekhyun, Lucas, Taemin (centro), Taeyong, Kai e Mark Lee

Apelidado de Vingadores do K-popSuperM é uma boygroup poderosa tão espetacular quanto BTS ou o próprio NCT.

O papel de Taemin no grupo é de bailarino principal, vocalista principal e “centro”. Ele também é o rosto do SuperM. Enquanto Baekhyun (EXO) é o líder do grupo, Taemin é aquele com mais experiência na indústria entre os membros e é conhecido por ajudar o grupo a alcançar o seu melhor.

Curta a música WE DO, do SuperM, lançada em abril:

Aproveite e vá navegar no canal da SM no YouTube!

Traduzido e adaptado do SCMP.

Leia mais sobre k-pop aqui no Garotas Geeks!

Compartilhe: