You don’t know the Engeneering of the Dark Side…

Star Wars tem um dos antagonistas mais adorados e memetizados (wut?!) da história da cultura pop/nerd/geek/insira-aqui-o-rótulo-de-sua-preferência.
Quando George Lucas conseguiu os direitos de merchandising de uma franquia improvável para a Fox em 1977 (sim, 1977 criançada…) talvez ele não imaginasse que Darth Vader se tornaria uma figura tão icônica e quase adorada.
Afinal de contas, tem que ser muito foda pra usar uma capa daquele tamanho num cenário sci-fi/space/opera rock/whatever e ainda assim impor respeito. (tá bom, admito: capas são legais…)

0639-Luke-I-Dont-Care

Mas deixando a capa de lado, com certeza que você já se perguntou como funciona toda aquela parafernalha, nem que fosse pra entender como ele fazia aquele barulho legal e assustador enquanto respirava.
Bom, existem enciclopédias, romances, compêndios, sourcebooks e uma infinidade de materiais oficiais detalhando o universo de Star Wars e, principalmente, detalhando a história da armadura do Vader.
Hoje vou mostrar para vocês algumas das informações mais perturbadoras interessantes sobre como funciona a armadura de Darth Vader.

VADER_ARMOR01

Do que ela é feita?
A armadura é feita de um material chamado “Durasteel”. (vou deixar vocês traduzirem, ok?)
Possui vários sistemas de suporte de vida, sendo o mais importante o aparato complexo de respiração e dá a Vader uma movimentação razoavelmente livre.
Ele usa uma proteção acolchoada por baixo da armadura que cobre todo o corpo abaixo do pescoço de forma flexível, resistente, a prova de fogo e gases corrosivos, equipada com cartuchos internos contendo preparados químicos para diminuir a sensibilidade constante à dor. A pele queimada do personagem foi substituída por uma espécie de pele sintética desconfortável, por isso é necessário limpar com frequência pedaços de pele necrosada e sua respiração debilitada interfere diretamente na qualidade de seu sono.

"ME DEIXA DORMIR, CARAI"
“ME DEIXA DORMIR, CARAI”

A armadura tem um aspecto naturalmente claustrofóbico, sendo necessárias câmaras de meditação em diversos lugares para que Vader possa retirar o elmo e a máscara sem risco para suas funções vitais. (e trollar seus subordinados lindamente, claro)


Ele precisa se divertir com alguma coisa, né?

Como ela funciona?
A máscara do conjunto possui uma série de dispositivos que fornecem um fluxo contínuo de dados externos, amplificando sua excepcional conexão com a Força. A proteção ocular da máscara conta ainda com visão infravermelha e ultravioleta, permitindo orientação mesmo em escuridão total.

VADER_ARMOR03

Além de proteger, o elmo conecta agulhas na pele de Vader que transmitem dados neurológicos para o sistema do tórax. Além disso, um forro condutor instalado na parte interna permite a dispersão do excesso de calor através da superfície externa do metal.

VADER_ARMOR04

Quanto ela pesa?
A armadura superior pesa em torno de 12kg, resistente contra tiros e sabres de luz. Um efeito colateral, porém, é que seu peso excessivo faz com que seja extremamente difícil erguer o sabre na altura total dos braços ou acima da cabeça. As botas de metal possuem dobradiças para facilitar sua movimentação e material eletromagnético acionado por comando vocal para aumentar a aderência aos cascos metálicos das naves.

VADER_ARMOR05

Por fim, a armadura possui um “número de série” E-3778Q-1, sendo considerada um sistema móvel de suporte de vida feito segundo tradições antigas dos Sith no uso de armaduras para fins de proteção, adorno e intimidação. Os materiais alquímicos também são de origem Sith e incrementam as capacidades físicas e vitais de Anakin, comprometidas pelo confronto com Obi-Wan.

VADER_ARMOR08
Poxa até que valeu a pena perder as duas pernas, um braço, um pulmão e o sono pro resto da vida…

O universo de Star Wars é imenso, e nós fizemos um breve resumo para vocês aqui no post. Mas se você quer saber mais sobre essa coisa toda e manja dos paranauê em inglês, pode ler a página da wiki da saga que reúne uma quantidade absurda de informações a respeito da armadura de Lord Vader.

(na verdade, a gente curte a armadura pelas luzinhas e barulhinhos bacanas… sem contar a respiração pesada que fez você lacrimejar no Episódio III quando viu o menino birrento Anakin-Eu-Quero-Minha-Mãe se transformando em Darth-Vader-Fuck-Yeah. Pode confessar, eu lembro de todo mundo prendendo a respiração no cinema, foi memorável :,) )

Compartilhe: