Saiba como é o trabalho de um artista 3D!

A arte 3D é bastante utilizado em games, filmes, seriados e animações. O profissional responsável por criar personagem, cenário e objetos é o Artista 3D. Tem curiosidade para saber como é a vida de Artista 3D? Tem vontade de se seguir a área? Os artistas 3D e professores Felipe Costa (Bad Minions) e André Castro (Escola R.evolution) contam um pouco da sua experiência na área e dão dicas para quem quer seguir a profissão.

felipe-costa
Felipe Costa

GG: Quais são suas experiências como artista na área de 3D?

FC: Olá, me chamo Felipe F. Costa e sou Sócio e Artista 3D na Bad Minions. Sou biólogo, mas especialista no desenvolvimento de Jogos além disso leciono e Coordeno no Curso de Jogos aqui em Brasília. Trabalho especificamente com jogos a 7 anos. Me iniciei com o 3D em 2008, nesta mesma época participei no trabalho final de um amigo que era um curta de animação, o que me ajudou muito a entrar em uma empresa de Jogos principalmente pelo fato de demonstrar um pouco de experiência com arte e animação. Fiquei por cerca de 3 anos lá. Como comecei com o 3D um pouco tarde me vi na necessidade de estudar intensivamente, lia livros e mais livros e fazia todo tipo de tutorial online, além de variados cursos. Por causa disso me especializei em praticamente três softwares principais, Autodesk Maya, Zbrush e Photoshop. De lá pra cá, fundei juntamente com meu amigo Leonardo Batelli (programador) a Bad Minions, hoje com 4 anos de vida já lançamos dois jogos mobile (Whatahell e OctoColors) e atualmente estamos desenvolvendo o Alkimya para PC e Consoles.

AC: Este ano completa 4 anos que comecei com 3D. Sou professor de Creature Design e apesar de gostar dos meus trabalhos, me considero iniciante para uma profissão tão complexa. O que me ajudou muito na criação de personagens, foi a experiência que tive na Arte Digital e no Design Gráfico durante praticamente 14 anos.

andre-castro-2
André Castro

GG: Qual a função de um Artista 3D?

FC: Em uma empresa independente o Artista 3D acaba fazendo de tudo um pouco como conceitos, blocagem de cenário, personagens, animações e até mesmo efeitos. Aqui na Bad Minions atualmente possuímos 3 Artistas 3D, no caso eu me responsabilizo em fazer blocagem, construção de cenários e efeitos; o Pedro se responsabiliza por fazer toda a parte orgânica, como personagens e inimigos, além de preparar o modelo para animação (rigging), animação e também os conceitos deles; a Tamyres se responsabiliza por fazer conteúdo de cenário, como objetos e tudo o que vai ajudar na composição e preenchimento dos cenários. Sempre que vamos fazer um novo personagem ou um novo cenário nos reunimos com toda a equipe e discutimos sobre quais são as melhores opções de construção, desde level design a objetos, puzzles, etc.

AC: Criar tridimensionalmente um personagem/cenário/objeto, que pode ser aplicado em um filme, game, seriado, etc.

alkimya-2
Alkimya

GG: Por que você decidiu seguir essa carreira?

FC: Sempre fui apaixonado por cinema, animação e jogos eletrônicos, então esta paixão acabou me direcionando a me especializar em desenvolvimento de jogos que na época era o que se encontrava mais próximo, acabei amando e assim decidido por ser minha profissão.

AC: Desde os 12 anos eu estive envolvido com a arte, não sabia exatamente o que queria, mas sabia que queria trabalhar com expressões visuais, sentimentos, emoção. Encontrei o Design Gráfico e trabalhei muito tempo com isso, manipulações, arte abstrata e branding.
Em 2012 resolvi fazer uma pós-graduação em Animação Digital, (como um bom nerd, me agradava a ideia de trabalhar com games) e conheci o Zbrush, minha vida mudou completamente!

Arte: André Castro
Arte: André Castro

GG: Qual projeto que você mais gostou de trabalhar e por quê?

FC: Com toda certeza o nosso projeto atual Alkimya. Nestes dois anos e meio já de projeto, adquiri e adquiro muita experiência e conhecimento técnico, principalmente sobre construção de cenário. O outro principal fator é a equipe que temos agora, somos 5 pessoas que trabalham localmente todas muito empenhadas e dedicadas, trabalhamos muito intensamente. Todos sem exceção possuem um caráter incrível e sabem trabalhar em equipe. O Alkimya tem sido o nosso projeto do coração, toda a equipe é apaixonada por ele e temos um carinho imenso pelo projeto, apesar de todo o tempo que já estamos desenvolvendo a cada novo dia a impressão que temos é de como se fosse o primeiro dia de projeto e isso é incrível. Podemos não ter sucesso algum após lançarmos ele, mas de uma coisa eu tenho certeza, será nosso projeto em que demos totalmente o nosso coração, até agora.

AC: Acredito que o Rattleshirt (Camisa de Chocalhos) de Game of Thrones. Eu nunca tinha feito um trabalho que tivesse gostado tanto.  Fiz para um concurso e tava com o prazo bem apertado, mas minha namorada e minha vó fizeram uma pressão enorme pra eu terminar hahaha! A repercussão foi muito grande  quando postei e a HBO compartilhou no Facebook deles, sensação foi incrível!

Alkimya
Alkimya

GG: Como anda o mercado de games para quem quer se tornar Artista 3D?

FC: Para se trabalhar com jogos você tem duas opções, trabalhar em uma empresa ou montar a sua própria. Nas duas você terá que ter extrema dedicação e responsabilidade no que for fazer, é uma profissão como outra qualquer, exige foco, estudo constante e o principal fator, saber trabalhar em equipe. Muitos reclamam de que não possuem oportunidade, mas na verdade o que não possuem de fato é competência. Infelizmente ainda existe uma quantidade enorme de “pseudo profissionais” que ainda pensam que trabalhar com jogos é brincadeira, aqui raramente paramos para jogar algo pois não temos tempo. A coisa realmente é séria dentro de um estúdio de jogos, pois muita coisa depende de você. Então se você é um ótimo profissional, possui um portfólio muito bom, lugares para se trabalhar não faltarão. Infelizmente ou não essa é a dura realidade, quem abre a porta é você e somente você.

AC: No Brasil as coisas vão ser sempre mais difícil nessa área, mas é um dos mercados com maior ascensão aqui e no mundo. Os pais estão abrindo mais a cabeça e entendendo que isso é sim uma profissão! Haha. E por incrível que pareca isso é um dos maiores obstáculos que tenho notado, vários jovens que desistem dos sonhos por pressão da família ou por dificuldade em ganhar dinheiro/freelas com isso. Eu mesmo passei por isso mas não cedi.
Sinceramente o mercado de trabalho é excelente, porém a grande dificuldade é chegar em um nível que você consiga trabalhar com isso, sendo freelancer ou contratado e muito desistem antes, pois obter um portfólio consistente é difícil e leva tempo.

andre-castro
Arte: André Castro

GG: Quais são os programas mais utilizados na modelagem 3D? E o que todo artista 3D precisa saber antes de começar a modelar?

FC: Todo aquele que deseja se especializar em 3D deverá pelo menos dominar 3 tipos de softwares, um de modelagem 3D, um de escultura 3D e um de pintura digital. Para isso existem vários softwares disponíveis no mercado que você poderá utilizar, desde um open source ou pago, entre eles temos o Autodesk Maya, Autodesk 3DS Max, Blender, Cinema 4D, ZBrush, Autodesk Mudbox, Photoshop, Gimp, etc. Além disso existem os softwares auxiliares como X-Normal, Substance, Quixel, Marvelous Designer, etc. E sempre será um Plus para todo aquele artista que também domine algum motor gráfico (Engine) como Unity 3D, Unreal, CryEngine,etc.

Antes de tudo os conceitos sempre serão importantes. Procure sempre estudar sobre teoria das cores e como aplicar, como utilizar as formas e silhuetas, comportamentos da iluminação, desenho e pintura, anatomia,etc; e procurar praticar sempre. Nunca existirá aquele que já sabe ou conhece tudo, você precisará sempre, por toda sua vida, continuar estudando. Apreender a observar tudo a sua volta, objetos e comportamentos te ajudarão muito no momento de criar seus modelos 3D, suas texturas e animações, portante treine seu olho e sua mente para isso. Os pequenos detalhes é que são impostantes.

AC: Zbrush, Maya, 3ds Max, Photoshop e Substance Painter. Pra começar a modelar o artista não precisa saber desenhar como muitos pensam, mas ajuda muito caso já saiba, pois os fundamentos são os mesmo.

alkimya-2
Alkimya

GG: O que é necessário para se tornar um bom artista?

FC: O bom artista é aquele que sabe ouvir, reconhecer seus erros e corrigir. Precisamos errar muito para aprender. É aquele que sabe reconhecer as mínimas peculiaridades das pessoas e ambientes. É aquele que organiza o seu tempo para praticar constantemente. É aquele que se dedica ao que faz ao ponto de ser apaixonar. É aquele que sempre é aberto a aprender coisas novas, técnicas novas. E o principal de tudo, o que é humilde.

AC: Amar a arte, estudar muito, ser um bom observador(a) e principalmente nunca desistir, é o maior segredo.

Arte: Andre Castro
Arte: Andre Castro

GG: Qual(is) dicas(s) você dá para quem quer seguir a carreira?

FC: Estude bastante e se dedique, pratique. Não tenha pressa, vai chegar. Comece com as coisas mais simples, alcança aquele que persiste. Termine sempre o que começar. Veja muitos tutoriais, o youtube está cheio. Pare de dar desculpas e faça acontecer e lembre-se, depende apenas de você.

AC: Acredito que o destino é mais importante que a velocidade, muitos começam tantas coisas na vida e desistem na metade ou quase estão quase conseguindo. O que eu vejo em grandes artistas como Rafael Grassetti, Glauco Longhi, Igor Catto, Rafael Souza, é que eles são constantes.

“Demore o tempo que for para ver o que quer da vida. Depois que decidir, não recue ante nenhum pretexto pois o mundo tentará te dissuadir” – Friedrich Nietzsche.

 

Para saber mais sobre a profissão de Game Designer clique aqui.

Para saber mais sobre a profissão de Programador clique aqui.

Para saber mais sobre a profissão de Artista 2D clique aqui.

 

Compartilhe: