Olá pessoal como estão? Eu sou a Clarice, nova colaboradora do Garotas Geeks! Semanalmente vou falar de mangás, cosplay e otakice por aqui! Espero que vocês curtam os posts. 🙂

Hoje vamos conhecer um pouco do mangá Bakuman, com roteiro de Tsugumi Ohba e arte de Takeshi Obata. Achou os nomes e os desenhos familiares? Eles são os mesmo criadores do famoso mangá Death Note, de grande sucesso mundial. Bakuman é uma publicação posterior, de 2008, e também saiu na revista japonesa Shonen Jump, revista voltado para o publico juvenil masculino e responsável por sucessos como Naruto e One Piece. O mangá também tem uma adaptação para animação em três temporadas com 25 epidódios cada.

"Eu quero que você escreva um mangá comigo"
“Eu quero que você escreva um mangá comigo”

Esse mangá chama a atenção por ser metalinguístico: é um mangá sobre… fazer mangá! A história conta a trajetória dos amigos Mashiro e Takagi para se tornarem grandes “mangakás” (pessoas que fazem mangás, os quadrinhos japoneses). Eles se conhecem na escola e passam a produzir suas histórias: Mashiro desenha e Takagi escreve os roteiros.  (Eles têm uma grande semelhança com o L e o Kira, de Death Note, não?) O tio de Mashiro foi um mangaká que se suicidou, pois não conseguiu emplacar nenhuma publicação, e deixou um estúdio onde os meninos passam a maior parte do tempo estudando os quadrinhos, desenhando e escrevendo. Eles também têm o incentivo de suas namoradinhas, Azuki, amor de Mashiro na escola, e sua amiga Miyoshi, que acaba se apaixonando por Takagi. Azuki também tem um grande sonho: ser dubladora, e ela e Mashiro prometem que vão trabalhar duro para alcançar seus sonhos até poderem fazer uma animação onde os meninos seriam os produtores e Azuki, dubladora.

bakuman

Então os parceiros vão atrás dos editores da Shonen Jump para mostrar suas histórias. Um editor logo os adota e os acompanha em seu caminho como mangakás de sucesso. Também vão surgir outros mangakás que vão concorrer com os protagonistas pela vaga de publicação na Jump. Alguns vão se revelar bons amigos, mas mesmo assim, adversários perigosos na briga por uma publicação.

E essa é a parte mais interessante do mangá: Ele destrincha todo o processo de admissão na maior revista de mangás do Japão, o processo criativo dos grandes quadrinistas e como é seu cotidiano e ambiente de trabalho. Também mostra as técnicas usadas, uso de referências e assistentes. Desmonta o mangá e a editoração e mostra todas as partes para o leitor. Para quem pretende fazer uma história em quadrinhos um dia, ou gosta muito de mangás e quer saber como eles são feitos, é uma experiência incrível.

BAKUMAN-TITULO

O mangá Bakuman foi licenciado no Brasil pela editora JBC em 20 volumes de 200 páginas cada e custam R$11,90 cada.

E aí, gostaram dessa pequena resenha? Deixem nos comentários os mangás que vocês querem ver aqui!

Compartilhe: