Hora de pensar o que você faria se pudesse ficar invisível.

Esse mês tivemos duas grandes novidades sobre a capa da invisibilidade de Harry Potter.

A primeira grande notícia foi publicada pela própria J.K. Rowling no site que foi relançado, o Pottermore. A autora publicou um texto de título “The Potter Family” que conta a história da família Potter e também como a capa da invisibilidade chegou até Harry.

[spoiler] “O filho mais velho de Linfred, Hardwin, se casou com uma bela e jovem bruxa chamada Iolanthe Peverell, que veio do vilarejo Godric’s Hollow. Ela era a neta de Ignotus Peverell. Na ausência de herdeiros homens, ela, a mais velha de sua geração, herdou a capa de invisibilidade de seu avô. Era, Iolanthe explicou a Hardwin, uma tradição na sua família que a posse dessa capa permanecesse em segredo, e o seu novo marido respeitou os desejos dela. Deste dia em diante, a capa foi passada para o mais velho de cada nova geração.”[/spoiler]

capa-hp-gif

 

A segunda novidade é que cientistas da Universidade da Califórnia revelaram que uma micro capa da invisibilidade foi criada.

Ultra fina e flexível, possui apenas 1.3 centímetros quadrados, 80 nanômetros de espessura, e pode esconder micro objetos 3D com qualquer forma, por meio de manipulação da luz, tornando-a indetectável a olho nu.

Para construir essa micro capa os pesquisadores utilizaram um artifício chamado de transformações óticas com metamateriais, que são materiais feitos artificialmente, com propriedades não encontradas normalmente na natureza. O metamaterial é coberto de minúsculas nanoantenas feitas com blocos de ouro. E são essas nanoantenas com tamanhos variáveis que desviam a luz ao redor do objeto, e que se ajustam a qualquer plano de fundo por trás dele.

 

micro-capa-invisibilidade

Os cientistas disseram que por enquanto seus projetos envolvem um minúsculo objeto, mas acreditam que a tecnologia pode ser usada em aplicações militares para esconder objetos maiores como veículos ou aeronaves, ou até soldados invisíveis.  Eles também afirmam que pode demorar de cinco a dez anos para usar essa tecnologia na prática.

Apesar de ser algo que os fãs de Harry Potter (e os que não são também) sonham em ter, caindo na real é no mínimo assustador imaginar que pode se tornar realidade. Já dizia tio Ben que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.

shut-up-take-my-galleons
E põe galleons nisso!

 

 

Compartilhe: