Mais de 30 pessoas estão feridas, 10 em estado crítico e 33 mortes foram confirmadas até agora…

Notícias recentes e trágicas ao longo das últimas horas de hoje (18/07) são de uma das instituições mais amadas da indústria de anime, agora em estado de emergência.

A emissora de jornal japonesa NHK tem acompanhado um grande incêndio que ocorreu no principal estúdio da Kyoto Animation, em Uji, que abriga grande parte dos escritórios administrativos e instalações de treinamento da empresa. Os primeiros relatórios dos bombeiros confirmam pelo menos 30 feridos, com 10 sofrendo ferimentos mais críticos. Aproximadamente 70 pessoas estavam dentro do prédio no momento do incêndio. Cerca de 40 caminhões de bombeiros foram mobilizados para conter as chamas.

Acredita-se que a fonte do fogo tenha sido criminosa e que o suspeito – um homem japonês na faixa dos 40 anos, ainda não identificado para o público – esteja sob custódia pela polícia japonesa. Durante a ação, ele gritou: “Morram”.

Há relatos de que o homem em questão despejou gasolina no prédio e nas pessoas dentro da empresa antes de ser preso. A NHK está relatando várias fatalidades, enquanto o jornal Mainichi está relatando a gravidade e a natureza fluida da situação. O jornal Kyoto reportou que algumas vítimas saíram correndo cobertas de chamas.

A funcionária do Kyoto Animation, Naoko Yamada (Liz e o Pássaro Azul, Koe no Katachi) foi confirmada como segura após o incidente.

A Kyoto Animation é um dos estúdios de animação mais famosos do mundo, fundado em 1981. O estúdio é bastante conhecido por seus visuais cinematográficos e franquias populares como o Sound! Euphonium, Free!, Violet Evergarden e A Melancolia de Haruhi Suzumiya. A KyoAni já foi votada no Japão como o estúdio mais amado dos fãs.

Jornais locais afirmam que o caso não é apenas uma tragédia para a indústria de animação, mas para a sociedade japonesa inteira. Alguns jornais estão inclusive noticiando o incêndio como o maior assassinato em massa no Japão desde 1938.

As redes sociais no Japão testemunharam muitas manifestações de solidariedade com o estúdio, e muitos estão usando a hashtag “#PrayForKyoani“. Esperamos que os funcionários feridos fiquem bem e que as famílias dos que perderam entes queridos encontrem conforto.


Fontes: Crunchyroll | BBC

Compartilhe: