“Dez em cada dez jogadores do NES assopravam suas fitas para funcionar”, aponta estudo, vulgo Garotas Geeks.

Aposto que todo mundo aqui (pelo menos os nascidos na década de 80/90) já assoprou, uma vez na vida, uma fita de videogame.
Seja ela de SNES, de Mega Drive, de Nintendo 64, ou qualquer outro console. Tenho certeza que em alguma das vezes que a fita “não funcionou”, você a tirou do videogame, encheu o pulmão de ar e deu AQUELA assoprada gostosa dentro do cartucho! E, milagrosamente, na maioria das vezes, a fita voltava a funcionar depois desse ~assoprão~.
Mas afinal, assoprar a fita ajudava mesmo? NÃO! E o pior: ainda podia danificar a sua fita.
MAS COMO ASSIM, TAMMY? EU VIVI NUMA MENTIRA TODOS ESSES ANOS?
É, manolo. Assoprar a fita era uma espécie de placebo (medicamento que não tem efeito prático, que é aplicado para ludibriar o paciente) para muita gente. Assoprar a fita não “tirava o pó acumulado” do cartucho.

O mito da “poeira acumulada”:
Mas, afinal, de onde surgiu esse mito? Segundo Chris Higgins, do site Mental Floss, a ideia de que assoprar as fitas solucionava problemas surgiu a partir da crença de que esses problemas eram causados pelo acúmulo de poeira dentro dos cartuchos. Por isso que acreditava-se que ao dar aquela catarrada assoprada na fita, o ar iria tirar o pó acumulado, fazendo o cartucho funcionar corretamente. Só que não era assim que funcionava.

PFV, NAAAAAAAAAAAAO

Eis a verdade:
Assoprar as fitas não fazia a MÍNIMA diferença na hora de fazer elas funcionarem, já que os bugs não eram por conta da poeira, mas sim pela maneira como os pinos do cartucho encaixavam no console. Por exemplo, o conector do Nintendinho usava pinos de níquel que se dobravam quando o cartucho era inserido e voltava ao normal quando a fita era retirada, mas com o tempo de uso, as molas dos pinos sofriam um desgaste, o que diminuía a aderência dos pinos ao conector.
Enquanto todo mundo achava que ~dar uma assopradinha~ ia resolver o problema, na verdade, só o fato de tirar a fita e encaixá-la de novo já ajudava a solucionar isso.
Assoprar a fita, além de não resolver NADA, ainda podia danificar o cartucho! Isso mesmo, pois ao assoprar, partes microscópicas de saliva podem escapar pela boca e irem diretamente dentro do conector do cartucho feito de cobre, que por sua vez, é danificado ao ser exposto a qualquer tipo de umidade.

A diferença entre um conector de um cartucho sem assopros e com assopros.

Não estamos dizendo que as assopradas que você deu vá condenar a vida de suas fitas, mas a longo prazo, aplicando essa prática diariamente, o vida útil dela tende a ficar menor, já que umidade do sopro é prejudicial ao material de cobre do conector do cartucho.
Então, se você quer manter a vida útil das suas fitas e console antiguinho, pense duas vezes antes de dar aquela típica baforada quando a fita não funcionar.
Respire fundo, lembre-se desse post, retire a fita e insira-a novamente com carinho e tudo ficará bem.
Seu console agradece. <3

Compartilhe: