O Festival Internacional de Quadrinhos de 2017 corre risco de não acontecer #FicaFIQ

A 10a edição do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, um dos maiores e mais importantes eventos exclusivamente dedicado aos quadrinhos do Brasil, corre o risco de não acontecer! Apesar de constar na programação oficial das atividades culturais da capital mineira, a prefeitura de Belo Horizonte, responsável pela maior parte orçamento do evento, não incluiu o FIQ na verba de cultura para o município em 2017.

FIQ 2015 Foto Luciana d'Anunciação (8)

Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer, o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos é realizado em Belo Horizonte, a cada dois anos, desde 1999. O Festival é o principal evento de quadrinhos do país, reúne a cada dois anos, quadrinistas, editores e, especialmente, um imenso público de dezenas de milhares de leitores. Para você ter uma ideia, em 2011, o FIQ recebeu 145 mil visitantes, superando naquele ano o público da San Diego Comic-Con (Califórnia/EUA), e passou a ser considerado o maior evento de quadrinhos de toda a América Latina.

FIQ 2015 Foto Luciana d'Anunciação (3)

O FIQ sempre traz como convidados importantes quadrinhistas nacionais e internacionais e autores independentes. Na programação sempre tem exposições, lançamentos, feira de publicações, sessões de vídeo, oficinas, palestras, mesas redondas, sessões de autógrafos e rodadas de negócios. E tem ainda programações extra oficiais com palestras de profissionais do meio editorial, artistas e cursos regulares. Tudo de graça!

FIQ 2015 Foto Luciana d'Anunciação (2)

Mas você, quadrinista ou simplesmente amante da nona arte, pode apoiar a mobilização que está batalhando para que o FIQ seja realizado! Como faz pra ajudar o #FICAFIQ?

VídeoFIQ

Contribua para o financiamento coletivo que vai tornar possível a produção do vídeo do #FICAFIQ. O objetivo dessa ‘vaquinha virtual’ é a produção, gravação e edição de vídeo que vai contar com depoimentos de vários agentes culturais do Brasil, para registrar a importância do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos. O vídeo pretende também divulgar a contribuição do festival para a história cultural de Belo Horizonte, para o país e a abrangência mundial do evento, que promove o encontro entre autores e público, o incentivo à leitura, a troca de ideias e desenvolvimento de projetos. O escopo do vídeo será proporcional à meta atingida, que será totalmente destinada ao custeio do trabalho necessário, sendo o detalhamento do uso dos recursos publicado após a finalização do vídeo.

E aí, vamos ajudar o #FICAFIQ? Colabore com qualquer valor no link da campanha.

Se você não quer ficar se a 10a edição do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, divulgue a campanha com as hastags #FICAFIQ e #FIQFica e proteste a favor do FIQ na página da Prefeitura de Belo Horizonte no Facebook. Importante! Não repasse informações não confirmadas sobre o assunto, sempre procure sites confiáveis para acompanhar as ações do movimento #FICAFIQ e o posicionamento oficial da Prefeitura de Belo Horizonte.

#FICAFIQ #FIQFica

Compartilhe: