Antes de mais nada, por favor todos dando play e relembrando a infância:
http://www.youtube.com/watch?v=aDaVsV9FwuM

~Numa distribuição Turner international… HERE HE COMES HERE COMES SPEED RACER~

História

Speed Racer é um dos mais habilidosos pilotos do mundo, além de ser um dos mais jovens, com apenas 18 anos. Dirige o Mach 5, invantado por seu pai Pops Racer, é o mais avançado carro de corridas do mundo, equipado com diversos acessórios especiais. Speed tem que conviver constantemente com os planos sórdidos dos seus adversários que fazem de tudo para ganharem as corridas, entre eles a equipe Acrobática, o Professor Anarquia e a equipe do Carro Mamute. Embora o nosso herói tenha uma sede pela vitória, nunca precisou jogar sujo para ganhar. Seu carro está equipado com as mais doidas funções extras (molas para saltar, serras para cortar obstáculos e outras 6 funções especiais) que Speed usa apenas para se defender das funções extras malignas dos outros carros.
Em suas viagens, Speed Racer envolve-se em muitos casos perigosos, ajudando a polícia em diversas ocasiões. Freqüentemente o herói é auxiliado pelo misterioso Corredor X, que na verdade é Rex, seu irmão mais velho que fugiu de casa (forjando a sua morte em uma corrida anos atrás) para se tornar piloto de corridas e agente da Interpol. Speed Racer tem ainda a ajuda de sua namorada Trixie, seu mecânico Sparky e seu irmão mais novo, o menino Gorducho que vive com seu chimpanzé de estimação chamado Zequinha. Os dois estão sempre fazendo travessuras e comendo enormes quantidades de doces.
anime speed racer-varios

Origem e curiosidades

Nos anos 60, Tatsuo Yoshida criou um manga que ficou conhecido como Pilot Ace, a série foi a base para o surgimento de outro trabalho em quadrinhos do mesmo Yoshida publicado no Japão entre 1966 e 1968: Mach GoGoGo. O principal personagem desse manga se chamava Go Mifune, uma homenagem ao consagrado ator japonês Toshirô Mifune, famoso por diversos filmes entre eles, um clássico dos anos 50 Rashomon.
Mach_GoGoGo_manga_covers
Não demorou muito para que o gibi (posso chamar de gibi? xD) virasse um desenho animado produzido pela Tatsunoko Production.
Há quem diga que o anime foi inspirado por “Viva Las Vegas” (1958), filme americano onde Elvis Presley vive um destemido piloto.

A partir de 1967 Mach GoGoGo passou a ser exibido nos EUA com o novo nome de Speed Racer, num total de 52 episódios. Foi a grande virada do personagem que ganhou fama mundial. No Brasil, Speed Racer estreou em 1969, no programa do “Capitão Furacão”, da TV Globo. No ano seguinte, o desenho animado era exibido no programa “Zas Trás” como “Capitão Meteoro” (curiosamente, “Meteoro” era como ele era chamado na Argentina). Também foi exibido na TV Tupi do Rio no programa do Clube do Capitão AZA) e em várias reprises nas décadas de 80, 90 e 00. Speed também circulou no Brasil em uma coleção de revistas da editora abril (nos anos 70), nas novas aventuras de Speed Racer de 1994 publicadas pela editora escala inspiradas numa animação de mesmo nome e mais recentemente, em 2002, teve suas aventuras reeditadas pela editora Conrad numa edição especial da revista Herói.
Voltando a sua carreira internacional: em 1996, em comemoração aos 30 anos de Speed Racer, ele virou garoto propaganda do golf GTI da Volkswagen (aqui tem uma entrevista bem legal com o responsável pelo comercial).

Remakes e o filme

As novas aventuras de Speed Racer foi uma série de animação, criada em 1993 para ser uma atualização do clássico desenho animado Speed Racer da década de 60. Esta nova versão americana não obteve êxito e só durou uma única temporada de 13 episódios.

Em 1997 comemorando os 30 anos da série original foi lançado Speed Racer X um remake da série original Speed Racer de 1967 produzido por Tatsunoko Productions, o mesmo estúdio que fez o original. O show foi originalmente exibido no Japão em 1997 TV Tokyo e durou apenas 34 episódios de 52 previstas.

Em 2008 foi a vez de Speed Racer: Nova Geração, mais uma adaptação que não emplacou. Desenvolvida pela Nickelodeon Studios tem como protagonista Speed Racer Júnior, o segundo filho do Speed Racer Sênior. Speed Júnior cresceu em um orfanato sem saber quem eram seus pais até que a verdade lhe foi revelada pelo diretor (o Gorducho!) da academia de corridas que ele passou a frequentar.

O ano de 2008 marca também a chegada ao cinema do primeiro longa de Speed Racer live-action. Este filme que teve a marca dos irmãos Wachowski (os mesmos da trilogia Matrix) e traz Emile Hirsch como Speed Racer e Matthew Fox (o Jack do LOST) na pele do Corredor X. Com MUITOS efeitos especiais a película dividiu opiniões: criançada amou, mas o pessoal que acompanhava o anime não curtiu muito (estou incluída nesse grupo).

Onde assistir?

Encontrei os 52 episódios do anime original (1966) dublado para assistir aqui.
Que gostoso que é relembrar esse desenho que marcou a minha infância 😀

Agradecimento especial ao meu pai, Álvaro Gonçalves, 59 anos e fã de Speed Racer ^^

Compartilhe: