Os emotes deveriam ser uma espécie de celebração da “cultura hispânica”, mas os resultados foram longe do esperado.

O período compreendido entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro marca o período de celebração da cultura hispânica e latina, e com isso a Twitch anunciou que tomaria diversas iniciativas, incluindo a exposição de streamers hispânicos diferentes em sua página principal e um encontro virtual promovido pela organização sem fins lucrativos Latinx in Gaming.

Outra iniciativa acabou tomando o centro da discussão: a empresa decidiu também incluir filtros de modificação para emotes na plataforma, que poderiam ser adquiridos com pontos dos canais. E os filtros apresentados no anúncio original consistiam em um sombrero, em um par de maracas e um violão que tentava representar um “guitarrón mexicano”, que não é de fato um violão, mas um baixo acústico de seis cordas típico do México.

E a estratégia não deu certo. Em pouco tempo, a empresa sofreu uma enxurrada de críticas nas redes sociais, pelo uso de imagens estereotipadas, e é claro, pela simplificação grosseira da cultura hispânico-latina com elementos da cultura de um único país. Com isso, a Twitch removeu os filtros e todas menções relativas a eles de suas redes sociais e publicou um pedido de desculpas em que afirmava ter “claramente errado o alvo”.

Trad.: [Nós publicamos esses modificadores de emotes hoje como parte das celebrações do Mês da Descendência Hispânica, mas claramente erramos o alvo e pedimos desculpas. Eles não foram uma representação apropriada das culturas latina e hispânica, e, portanto, os removemos.]

E essa não é a única bola furada da empresa nas últimas semanas.

A Twitch também publicou há pouco tempo um vídeo em apoio ao movimento Black Lives Matter composto majoritariamente por streamers brancos, além de introduzir um sistema de propagandas no meio das transmissões sem que os streamers tenham qualquer poder sobre os mesmos.

Não é injusto dizer que a Twitch está passando por situações difíceis causadas por ela mesma. Torcemos que disso tudo surja algum aprendizado, não apenas na questão de suas práticas comerciais, mas principalmente em tópicos como representatividade, e como simplesmente tentar apagar seus erros e agir como se nada tivesse acontecido não resolve nada.


Fonte: PC Gamer

Leia mais sobre a Twitch aqui no site!

Compartilhe: