Para quem está procurando uma leitura divertida e envolvente 

A Torre, publicado no Brasil pela Editora Leya, é uma livro de fantasia que conta a história de Myfanwy Thomas, uma agente  secreta de alto escalão que trabalha para uma organização Britânica (muitíssimo secreta) responsável por combater eventos sobrenaturais que colocam a população da Inglaterra e de alguns outros países em risco. Ah sim, sem falar que  boa parte de seus membros possui os mais variados poderes, alguns realmente fantásticos, e muitos são apenas bizarros. Este é um livro que tem humor, já que sua protagonista é um tanto sarcástica, e cenas de ação daquelas que você nem pisca (até o olho arder).

SONY DSC

A História

Tudo começa de forma extremamente misteriosa e bizarra: uma mulher desperta no meio da chuva com vários corpos usando luvas de látex caídos à sua volta. Tudo que ela tem para lhe ajudar naquele momento é uma carta que começa exatamente assim:

“Querida você,

O corpo que está usando costumava ser meu”

Essa mesma carta conta pequenos detalhes sobre o corpo que costumava pertencer à Myfanwy Thomas  – e que agora, por consequência, pertence à mulher sem memória que passa a ser Myfanwy Thomas, ou pelo menos controla o seu corpo. Como se tudo isso já não fosse enigmático o suficiente, a antiga Myfanwy dá à nova habitante a possibilidade de fazer a escolha mais importante de sua vida: largar tudo e viver como uma mulher RYCA no exterior e esquecer Myfanwy e seu passado, ou assumir sua vida (e tudo de maravilhoso e terrível que vinha com ela). Obviamente ela escolhe a segunda opção, né. Não é spoiler, está em todas as sinopses, e também provavelmente não haveria história com a outra escolha.

A partir daí, a nova Myfanwy precisa aprender tudo de mais importante que a antiga sabia para descobrir quem é que está tentando lhe matar e, ao mesmo tempo, esconder que não se lembra de nada em seu trabalho. Que por sinal é uma organização extremamente incomum, já que boa parte de seus membros tem poderes “mágicos” especiais. Além deste fatos incomum, sua estrutura administrativa é baseada no Xadrez –  por isso o nome “A Torre”, que é o cargo ocupado pela nossa protagonista.

A leitura é intercalada entre o “presente”, em que a nova Myfanwy tenta sobreviver e resolver o mistério do que está acontecendo, e o passado, representado pelas cartas da antiga Myfanwy, que dão informações importantes para a compreensão de muitos fatos.

SONY DSC

Sequência

A Torre é o primeiro livro da série The Checquy Files. Ele já tem uma sequência, porém ainda não tem previsão para publicação no Brasil. Mas não se preocupe, apesar disso, não é uma daquelas histórias que vai te obrigar a ler o segundo, pois o final é conclusivo o suficiente para que você leia apenas o primeiro volume. Mas como você provavelmente estará fascinado pela história e seus personagens, provavelmente vai querer ler o segundo para saber o que mais pode acontecer.

Vale a pena?

A Torre é uma leitura leve, divertida e envolvente, feita mesmo para te entreter. E se você já é fã de literatura fantástica, provavelmente vai curtir  muito a história. O começo é bastante misterioso e a nossa heroína está bastante confusa, e o autor consegue fazer com que nós nos sintamos confusos na medida certa: o suficiente para entender o que Myfanwy está passando, mas não a ponto de entrarmos em desespero no sentido de “AI MEU DEUSS, EU NÃO ESTOU ENTENDENDO NADA” *e começa a chorar*.

E o que torna esta leitura leve é o senso de humor também na medida certa! Ele não é exagerado nem forçado, mas é o suficiente para você se pegar rindo em alguma cena que deveria ser totalmente tensa, ou simplesmente sorrir com algumas piadas sutis inseridas na histórias. Além disso, a escrita é mais para o informal, cheia de expressões coloquiais, sem aquelas palavras rebuscadas e prepotentes e ainda você pode encontrar alguns palavrões no meio.

Agora uma das coisas que mais gostei de longe são as cenas de ação, não apenas pela “porradaria mágica”, mas porque são muito bem construídas e inteligentes. Você vai acompanhando todo o raciocínio da personagem de forma natural e por isso fica completamente imerso e tenso com o desenrolar dos fatos.

SONY DSC

Protagonista

Myfanwy Thomas merecia um tópico só para ela pois eu simplesmente AMEI a personagem. Ela é uma ótima representação de como uma protagonista forte deve ser feita, o balanço entre suas qualidades e defeitos é o que a torna ‘humana’ e realista – quando digo realista, não é que seja comum seres humanos terem poderes, mas é que dentro daquele universo ela parece uma pessoa real, não é forçada. Apesar de Myfanwy ter poderes incríveis, ela é muito insegura, tanto com sua personalidade quanto com sua aparência. Ela não é perfeita, ela chega a demonstrar pontadinhas de inveja e alguns comentários maldosos em alguns momentos com coisas banais. Muitas vezes ela se acha fraca e frágil, pensando que outras pessoas em seu lugar poderiam executar uma tarefa muito melhor do que ela. E ver seu amadurecimento ao longo da história é muito bacana; ela não precisa ser salva, ela precisa apenas descobrir como salvar a todos.

Informações

Título: A Torre
Autor: Daniel O’Malley
Editora: Leya (a mesma do sucesso de As Crônicas de Gelo e Fogo, livros que originaram a série Game of Thrones)
Ano de publicação: 2016
Páginas: 432

publi

Compartilhe: