O Eric merece o mundo inteiro <3

*** O texto a seguir contém SPOILERS acerca da segunda temporada de Sex Education. ***

Ao final da segunda temporada de Sex Education, da Netflix, Eric termina com Rahim e escolhe ficar com Adam.

Apesar de seu histórico extremamente complicado, sua decisão pode ter sido, afinal de contas, a coisa certa a se fazer. O relacionamento entre Eric e Adam era baseado na estereotípica dinâmica de bully na mídia, entre agressor e agredido. Durante a primeira temporada da série, nós assistimos Adam repetidamente infernizando a vida de Eric, o ofendendo por sua sexualidade, roubando o dinheiro do seu almoço e essencialmente sendo um babaca completo com ele. Isso chegou ao ponto de Eric começar a tremer de medo ao simplesmente ver Adam se aproximando. Mas as coisas mudaram a partir do momento em que eles se beijaram e se tornaram íntimos (por iniciativa de Adam) enquanto estavam ambos em detenção.

Infelizmente, antes que pudessem processar o que estava acontecendo, Adam foi chutado da escola e enviado para treinamento militar. E quando ele retorna, no meio da segunda temporada, Eric já havia seguido em frente e encontrado Rahim, que o adorava e não tinha nenhuma restrição quanto a própria identidade. E parecia que os dois estavam em um relacionamento saudável, algo bom para Eric, mas é claro que o reaparecimento de Adam causou alguma confusão na cabeça de Eric. No final da temporada, Eric decidiu terminar o que tinha com Rahim e ficar com Adam.

Essa narrativa dividiu opiniões entre os fãs da série. Alguns comemoraram a decisão de Eric, afinal era o que o personagem queria. Mas por outro lado, muitos fãs apontaram que isso invalidava o inferno que ele havia passado por causa de Adam, simplesmente porque ele finalmente resolveu colocar a mão na consciência, o que passaria uma mensagem perigosa, especialmente em uma série com público adolescente. Ambos os pontos de vista são extremamente válidos, e é verdade que o seu relacionamento com alguém que o fez se sentir tão inseguro é um risco enorme para Eric, mas olhando pela sua perspectiva, ele pode realmente ter feito a escolha certa.

Imagem: Netflix

Seu relacionamento com Rahim era quase perfeito. O novo estudante não tinha medo de expressar seus sentimentos e fez um genuíno esforço para que sua conexão se tornasse mais forte. Mas no final das contas, a conexão não aumentou – algo tão claro que até sua mãe chegou a apontar. Francamente, Eric ficar com Rahim seria problemático também, porque é claro que o Eric não o amava de verdade. Isso forçaria Eric a aceitar o que as outras pessoas acreditam ser certo para ele, e não o que ele realmente quer.

Enquanto isso, não parece que Eric e Adam ficarem juntos seja algo bom por qualquer motivo. Eles possuem uma história complicada e violenta. Adam fez da vida de Eric um inferno sem qualquer motivo para isso, e então é perfeitamente compreensível que muita gente seja contra esse relacionamento. Porém, existe uma conexão entre eles, e isso parece ser algo além da atração física, levando em consideração o que eles disseram durante a peça de Romeu e Julieta. Eric também mencionou rapidamente seus passeios noturnos, em que passavam a noite conversando sobre coisas.

Infelizmente, esse é um detalhe que a segunda temporada deveria ter aprofundado melhor: passar mais tempo demonstrando isso poderia apoiar a ideia de que eles estão “na mesma onda”. É necessário também entender que Adam melhorou um pouco, o que é um dos principais motivos pelos quais o seu relacionamento se tornou algo significativo nessa temporada.

Levando tudo isso em consideração, Eric pode querer ver por si mesmo até onde esse lance com Adam chegará, porque ele parece legitimamente curioso acerca disso. Caso contrário, ele poderá ficar se perguntando pra sempre o que poderia ter acontecido. De qualquer forma, Otis estará lá para falar na cara caso algo errado aconteça (como fez nessa temporada). E se as coisas ficarem ruins, ele pode seguir em frente sem qualquer remorso, podendo seguir com sua vida completamente livre disso tudo.

Sua decisão não necessariamente invalida o comportamento tóxico de Adam com relação a ele. Adam ter reunido confiança suficiente para ser aberto com ele não significa que ele recebeu perdão.

Agora, a responsabilidade de como a série tratará tal relacionamento e qual mensagem será passada com a união dos dois, está toda nas mãos da equipe da série. Esperamos que a terceira temporada não se perca em relação a isso.


Fonte: Screenrant

Compartilhe: