E a internet, obviamente, foi à loucura.

Existem vários aspectos muito interessantes (vamos falar deles aqui, logo adiante) e alguns só bem engraçados sobre a história que dominou o Twitter na última terça-feira. O maior deles, com certeza, é que a DC criou um rebuliço desnecessário numa trapalhada boba por uma coisa totalmente comum, numa animação com um tom que deixa essa coisa ainda mais comum e, bem, mundana! Cotidiana, natural, ciclo da vida, pipipipopopo.

Mas vamos contextualizar aqui desde o começo. A Arlequina tem uma série de quadrinhos que ficou super popular, então em 2019 ela ganhou uma adaptação para série animada dentro do DC Universe, nomeada apenas de Harley Quinn. A história segue as desventuras da personagem e sua melhor amiga/parceira de crime Hera Venenosa depois da Arlequina finalmente dar um pé na bunda do Coringa. Acontece que, por apresentar cenas sangrentas, humor ácido e vários outros elementos adultos, a série obviamente foi limitada para um público adulto. E exatamente por isso, sua irreverência – a característica mais marcante da protagonista – a animação era genial. Confiram o trailer abaixo pra sentir as vibes:

E aqui temos de convir que a ideia básica de uma animação adulta é literalmente tirar o máximo proveito de todos os possíveis aspectos de cenários violentos, sexuais e por aí vai, certo? CERTO? Poisé, aparentemente não.

Numa recente entrevista para a Variety, os co-criadores e produtores executivos da série da Arlequina, Justin Halpern e Patrick Schumacker, revelaram que um episódio da 3ª temporada foi censurado, porque existe um limite pro que os super heróis podem fazer nas animações adultas. Citamos abaixo um trecho traduzido da entrevista:

…nesta terceira temporada de ‘Harley’ tivemos um momento em que Batman estava fazendo sexo oral na Mulher-Gato. E a DC ficou tipo, ‘Vocês não podem fazer isso. Vocês absolutamente não podem fazer isso.’ Eles ficaram tipo, ‘Heróis não fazem isso.’

Então, nós dissemos, ‘Vocês estão dizendo que os heróis são amantes egoístas?’ E eles disseram, ‘Não, é que vendemos brinquedos de heróis. É difícil vender um brinquedo se o Batman também está faz sexo oral em alguém.’ “

É O QUÊ?

Pois então vende brinquedo enquanto heróis matam e ferem pessoas mas não vende mais se as crianças souberem que o Batman transa?

Pobre Batman.

Mas é claro que assim que a matéria rodou a internet, as pessoas começaram a reagir à decisão da DC, da melhor forma que a internet sabe fazer: zoando.

Trad.: [Obrigado DC por fazer esse momento possível.
Robin: Então eu estava indo fazer oral nela-
Batman: Heróis não fazem isso!]

Trad.: [Por que toda a parte debaixo da cara do Batman fica descoberta se ele não faz oral, ridículo]

Trad.: [Batman Begins (começa) mas nenhuma das moças dele termina]

Trad.: [Eu acredito que o Batman é ruim de sexo e agora é canon]

Trad.: [O Batman não comer buceta só reforça a verdade no estereótipo de bilionários serem idiotas egoístas]

Trad.: [Todos os votos contra o Batman não ser um óbvio mestre do oral são votos contra o senso comum da Selina Kyle (Mulher-Gato). Como ousam assumir que ELA não está cuidando DELA MESMA? Aceitem a verdade que o Batman come buceta do mesmo jeito que ele faz tudo: com um esforço esquisito e obsessivo e um talento irracional acima do que todo ser humano normal tem.]

Trad.: [Eu só fico feliz que os pais do Batman não estão vivos pra ver essa discussão]

Trad.: [DEIXEM O BATMAN COMER BUCETA!]

Esse último tweet definitivamente foi o melhor deles porque a ideia dele é dizer o que traduzimos mas fazendo um trocadilho com a palavra “pussy”, que pode ser traduzida tanto como “gatinha” quanto como “vagina”.

Aliás, a história também tem outro trocadilho, já que o termo original usado nessa brincadeira toda é “go down on“, que pode ser traduzido tanto como “descer a esse nível” quanto “descer em alguém, fazer oral”. E tudo isso fica ainda mais engraçado porque a internet obviamente achou um vídeo onde o Batman fala algo do tipo:

Trad.: [Batman – Mas se eu fizer isso… Se eu me permitir descer até aquele lugar… Eu nunca vou voltar.]

E é claro que surgiram comparações com o que outros heróis já fizeram tanto nos quadrinhos quanto em animações ou situações que a DC também já tentou censurar:

Trad.: [Também houve um pequeno retrocesso quando fizemos as cenas de sexo oral do Arqueiro Verde / Canário Negro na minha corrida com o @philhester e o @andeparks 20 anos atrás. Mas meu ponto para o editorial da DC Comics era “Oliver Queen sabe como fazer as mulheres tremerem. Especialmente quando ele atinge o alvo.”]

Trad.: [*Checo por que Batman está nos trending topics*
Volto pra escrever sobre o Asa Noturna… possivelmente um herói mais dedicado

NO GIF: Estelar – Ele é bem eficiente quando a gente faz…
Asa Noturna – Kori!]

E bem, é isso a maior polêmica da semana no mundo geek. Me rendeu boas risadas e um post bacana no Instagram do Garotas Geeks (agora vocês vão ter que ir lá pra saber qual foi :p), mas também me rendeu uma chateação. Com nerdola, claro.

Quer coisa mais nerdola que ficar com medo que sexo em um desenho adulto atrapalhe vendas de brinquedos sendo que crianças nem mesmo estão assistindo a desgraça de desenho??? Ou será que a implicação é justamente com sexo oral em mulher?? Daí a coisa toda baixa o calão pra incel, para o nojo de mulheres e de bucetas.

Vários fãs apontaram que a empresa não teve nenhum problema com Batman transando com a Batgirl no filme de 2016, Batman: A Piada Mortal, apesar da dinâmica de poder desconfortável, diferença significativa de idade e do fato de que Batgirl é mais frequentemente vista como um interesse romântico para o Asa Noturna.

O próprio desenho da Arlequina mostrou cenas em que ela tem relacionamentos e conversas abertamente sexuais com Hera – múltiplas vezes.

Então o problema é só com o Batman? É isso???

De toda forma, é realmente uma hipocrisia sugerir que sexo oral diminui vendas e violência ou linguagem explícita não. É uma hipocrisia maior ainda retirar uma cena de sexo de uma animação adulta de uma protagonista bissexual, que obviamente, como vimos antes, está fazendo muito sexo oral na Hera Venenosa, inclusive porque elas até mesmo se casaram. Heróis fazem “isso” sim. Sempre fizeram. Estranho seria se não fizessem.

Faz a gente se perguntar se esse tipo de censura não rende um tópico inteiro de discussão de como a equipe editorial da DC precisa contratar mais mulheres, ou de como ela pode ser só… Misógina mesmo. E daí minhas risadas acabam.

Leia mais sobre Batman

Compartilhe: