Animações fodas pra quem é exigente!

Quando falamos sobre animação, um dos mais apaixonados fandoms é aquele dedicado a cultura japonesa, que vive constantemente em busca de novos animes para assistir. Certamente, não são poucas as animações do estilo, que variam entre diversos temas e gêneros e podem atender a todos os gostos. Mas ainda assim, muitos fãs de anime podem querer se aventurar fora desse nicho, explorando novas séries que são similares, ainda que distintas. E outra coisa que não falta são animações ocidentais, que apesar de não reproduzirem o mesmo estilo, foram inspiradas por ele ou ao menos possuem diversas qualidades similares.

A seguir, reunimos uma lista de animações que podem atender até mesmo o mais exigente fã de animações japonesas, e que podem ajudar a passar a quarentena com a cabeça ocupada.

9. Os Irmãos Aventura (The Venture Bros)

Imagem: Warner Bros | Adult Swim

Apesar de Os Irmãos Aventura, de Jackson Publick, ter uma pegada mais de desenho que passava nas manhãs de sábado do que de anime, a série possui temas e visuais cheios de nuances, assim como algumas das maiores obras de animação japonesa.

Os personagens são uma versão “reimaginada” de Jonny Quest, o que acaba dando uma certa profundidade ao drama dos personagens, e o humor é um pouco mais adulto do que o esperado. Assim acabamos tendo uma mistura de ação, comédia e drama, traços comuns em animes para adultos.

Não é a toa que essa é uma das séries originais de maior duração do quadro Adult Swim.

8. Os Jovens Titãs (Teen Titans)

Imagem: Cartoon Network | DC Comics | Warner Bros. Animation

Existe definitivamente um ponto de encontro quando falamos sobre animes e histórias de super-heróis que os públicos ocidentais amam. E Os Jovens Titãs, do Cartoon Network, é prova dessas similaridades, ao combinar os quadrinhos da DC com uma animação colorida, detalhada e cheia de ação. Além disso, a animação de 2003 foi direcionada a um público mais jovem do que Os Irmãos Aventura, abordando de forma mais direta a parte do humor.

A série se tornou marca registrada da programação da tarde no Cartoon Network, e gerou uma série derivada que está sendo transmitida atualmente: Teen Titans Go!

Leia mais sobre Os Jovens Titans aqui no site!

7. Hora de Aventura (Adventure Time)

Imagem: Cartoon Network

Outra série popular do Cartoon Network, Hora de Aventura mergulha no senso de fantasia típico dos animes, sem deixar de abusar do humor sem noção típico de desenhos ocidentais. Assim como boa parte das obras de anime, o desenho é feito à mão, produzindo um visual orgânico com ambientação generosa. Finn e Jake são um dos melhores exemplos de amizade nas animações e todos os demais personagens do desenho são super cativantes.

Apesar dessas similaridades serem aparentes, a série busca inspiração de forma aberta em jogos de RPG como Dungeons & Dragons. E ainda que seus temas sejam direcionados a um público jovem, a profundidade de suas histórias cativaram uma enorme base de fãs adultos, e seus personagens memoráveis moram nos nossos corações.

Leia mais sobre Hora de Aventura aqui no site!

6. Star Wars: Guerras Clônicas (Star Wars: Clone Wars, 2003)

Imagem: Lucasfilm Ltd | Cartoon Network Studios | 20th Century, Fox Television

A renomada série de fantasia no espaço, Star Wars, possui uma infinidade de conteúdos em todo tipo de mídia que você imaginar. São décadas de trabalhos. E mesmo a era das Guerras Clônicas (que poderia ter sido traduzido como Guerra dos Clones pra evitar de fazer a gente pensar que é o Cebolinha o narrador) – que deveriam servir como uma explicação de eventos passados – acabou gerando sustentação para um monte de conteúdo. Além de dar base para a série em animação gráfica de 2008, as Guerras Clônicas brilham como uma subestimada história de ação e aventura ambientada nessa era caótica.

Apesar de não ter durado muito, a série é recheada de ação e profundidade em seus 25 episódios, enquanto seguimos os eventos após A Vingança dos Sith. As Guerras Clônicas utilizam o universo fantástico de George Lucas para criar uma história empolgante tanto para fãs de Star Wars quanto de animação em geral.

Leia mais sobre Star Wars aqui no site!

5. Batman: A Série Animada (Batman: The Animated Series)

Imagem: Warner Bros. Animation | DC Entertainment

Assim como acontece com muitos animes, esse clássico da DC reforça a ideia de que desenhos cujo público-alvo é mais jovem podem ser tão divertidos e dinâmicos quanto a sua contraparte destinada a adultos. A série da Fox Kids apresentava as aventuras de Batman e conseguiu atrair um público mais velho graças a sua intensa ação e temas mais sombrios.

Essa tomada interessante em um personagem clássico foi influenciada pelos filmes de Tim Burton, com os elementos sobrenaturais vintage e vibe “neo-noir”. A série recebeu imenso reconhecimento, sendo vencedora de 4 Emmys, incluindo o de melhor animação.

Leia mais sobre Batman aqui no site!

4. Samurai Jack

Imagem: Cartoon Network

Após o sucesso de O Laboratório de Dexter, o animador Genndy Tartakovsky decidiu trabalhar em uma série mais sombria e profunda, com foco em ação. Assim nasceu a aclamada série Samurai Jack. A animação é recheada de influências das artes dramáticas do Kung Fu e de cultura samurai e conta a história de Jack, um samurai que deseja atravessar as fronteiras do tempo a fim de derrotar um demônio. Batalhas, monstros, magia e uma história absolutamente distópica e intrigante são os pontos principais dessa obra que qualquer fã de animação precisa assistir.

Leia mais sobre Samurai Jack aqui no site!

3. As Tartarugas Mutantes Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles, 2003)

Imagem: Mirage Studios

Se levarmos em conta apenas a história rica e as diversas adaptações de As Tartarugas Ninja, alguém poderia imaginar que já se trata de um anime. Pensem por um momento: quatro poderosos ninjas enfrentando diversos vilões enquanto são liderados por um sábio mestre em artes marciais. Os paralelos são vários, e o fato de lidarmos com animais antropomórficos apenas reforça essa ideia.

A adaptação de 2003 é intensa, e se afasta um pouco da obra original de 87 – aprofundando mais no combate, nos dramas dos personagens e adotando um tom bem mais sombrio.

Leia mais sobre As Tartarugas Ninja aqui no site!

2. Castlevania

Imagem: Netflix

Poucas são as obras de animação ocidental que se aproximam de forma legítima do estilo visual de anime como faz essa série. Baseada na série de jogos da Konami, a adaptação de Castlevania de Adi Shankar captura o mesmo estilo estético, motivações majestosas e qualidades cinematográficas que você normalmente encontra em obras japonesas.

A série conta as aventuras de Trevor Belmont, enquanto ele enfrenta um exército de demônios liderados por Drácula, que busca vingança pela morte de sua amada. Apesar da primeira temporada ser um tanto humilde, a narrativa evolui de forma poderosa em um épico de fantasia, sombrio e emotivo, com uma boa quantidade de tramas e episódios.

Leia mais sobre Castlevania aqui no site!

1. Avatar: A Lenda de Aang (Avatar: The Last Airbender)

Imagem: Nickelodeon

Essa talvez seja uma das mais marcantes animações a transcender seu público inicial com seus conceitos criativos, elenco adorável e história empolgante. A animação da Nickelodeon se tornou um sucesso absoluto, sendo inclusive “adaptado” por M. Night Shyamalan (melhor fingir que não aconteceu e esperar a nova adaptação para a Netflix). Além disso, a série é aclamada pela crítica e possui até hoje uma imensa base de fãs.

A premissa é simples e cativante, apesar de profunda. Conhecemos a história de Aang, um jovem que nasceu com o poder único de controlar os quatro elementos – água, ar, fogo e terra, que são representados casa um por seu reino. As aventuras de Aang e seus amigos apresentam uma viagem verdadeiramente divertida e incrível. Além disso, a animação é rica e sua estética visualmente atraente, e a obra lida com conceitos sérios como imperialismo, totalitarismo e auto-realização.

Leia mais sobre Avatar aqui no site!


Fonte: Screenrant

Compartilhe: