O mundo não seria seguro sem uma boa dose de magia feminina.

Quem nasceu entre o fim dos anos 1980 e o início dos anos 1990, teve o privilégio de crescer com a companhia de personagens femininas muito especiais: as garotas mágicas!

Elas fizeram tanto sucesso nessa época que o conceito se tornou um subgênero dos mangás japoneses, chamado Mahou Shoujo (literalmente, meninas mágicas). Meninas que vivem sua vida normal de estudantes, mas têm um segredo: uma identidade mágica secreta, com a qual lutam contra vilões malvados, em geral com a ajuda de criaturas fofinhas!

Sailor Moon

As garotas mágicas são pura magia, amor e fofura, e muito influentes na imaginação de todos nós que crescemos com elas!

Aqui vai minha lista de 7 animações indispensáveis (5 japonesas, 1 europeia e 1 japonesa-coreana-francesa) para quem ama as garotas mágicas!

Sailor Moon

Impossível não começar essa lista com o clássico dos clássicos Mahou Shoujo: Bishoujou Senshi Sailor Moon, de Naoko Takeuchi.

Tsukino Usagi (ou Serena, na dublagem brasileira) é uma menina meio atrapalhada, que tem muita dificuldade em matemática, mas um coração gentil e cheio de amor para espalhar. Um dia, ela encontra a gatinha Luna e sua vida mudar por completo – ela é Sailor Moon, a guardiã do cristal de prata!

Entre encontrar novas companheiras, lutar contra vilões que querem roubar a energia dos humanos e descobrir detalhes sobe vidas passadas e futuras, Usagi continua tendo que estudar para as provas de matemática – a vida de uma garota mágica não é nada fácil!

Recentemente, esse clássico ganhou uma nova versão, chamado Sailor Moon Crystal!

Onde assistir: a nova versão está disponível na Crunchyroll (temporadas 1-3) e na Netflix (dois filmes).

Guerreiras Mágicas de Rayearth

Meu favorito pessoal, Guerreiras Mágicas de Rayearth, do estúdio CLAMP, conta a história de três estudantes japonesas que, durante uma excursão escolar, são transportadas para um mundo paralelo mágico completamente diferente de tudo que já viram. Sua missão? Resgatar a princesa Esmeralda e impedir que o malvado Zagar destrua o mundo mágico de Zephir. Porém, nem tudo é como aparenta ser…

Onde assistir: recentemente o anime foi adicionado ao Amazon Prime Video.

Card Captor Sakura

Mais um clássico do gênero, também do estúdio CLAMP! Quem não lembra da fofa Sakura gritando “Liberte-se!” e “Volte à forma humilde que merece… Carta Clow!”?

Card Captor Sakura acompanha Sakura Kinomoto, uma ginasial que encontra um livro mágico na biblioteca de seu pai e acaba dispersando seu conteúdo pela cidade de Tomoeda: as cartas do falecido mago Clow. Agora é dever de Sakura encontrá-las e devolvê-las à forma de carta!

Recentemente a CLAMP lançou uma continuação, ainda em andamento no Japão, chamada Clear Card Hen!

Onde assistir: a primeira temporada do Clear Card Hen está disponível na Crunchyroll.

Corrector Yui

Corrector Yui, de Kia Asamiya e Keiko Okamoto, ficou no ar bem pouco tempo aqui no Brasil, mas conquistou fãs leais que nunca se esqueceram dela!

O ano é 2020, e os computadores e a realidade virtual fazem parte do cotidiano do mundo. Yui é uma estudante que também tem suas dificuldades acadêmicas, mas que visita todo dia um mundo virtual bem diferente da sua realidade.

Super Pig

Mais um do fundo do baú das garotas mágicas!

Super Pig, de Taeko Ikeda, conta a história de Kokubu Karin (ou Kassie Carlen), uma menina que encontra um porco amarelo chamado Iggy, quando ia para a escola. O porco é, na verdade, um alienígena, que entrega a Karin o “Porcompacto”, que permite a ela transformar-se na heroína suína Super Pig. O treinamento de Karin é parte da aprovação de Iggy para se tornar rei. A cada boa ação feita como heroína, Karin recebe uma pérola mágica.

Super Pig tem um quê de comédia e paródia do gênero.

O Clube das Winx

Eu, particularmente, era muito mais fãs das bruxinhas W.I.T.C.H., contudo, não dá pra negar que, em termos de animação, as fadinhas Winx foram muito mais bem sucedidas.

O Clube das Winx, animação italiana idealizada por Ignio Straffi, acompanha Bloom e suas amigas, que precisa explorar seus poderes e proteger Alfea ao mesmo tempo. Recentemente, a animação ganhou uma versão reimaginada em live-action.

Onde assistir: as temporadas da animação e a série live-action estão disponíveis na Netflix.

Miraculous

Para encerrar, uma garota mágica que é uma parceria entre Japão, Coreia e França, bem recente e relevante: Miraculous: As Aventuras de Ladybug e Cat Noir, do estúdio ZAG Heroes.

A história se passa em Paris, acompanhando Marinette Dupain-Cheng em sua vida escolar e também em suas aventuras como Ladybug, heroína mágica que precisa eliminar a influência maligna de entidades conhecidas como akuma, que se alimentam dos sentimentos negativos das pessoas!

Miraculous reproduz maravilhosamente bem a atmosfera de um Mahou Shoujo clássico, com cenários parisienses de tirar o fôlego.

Onde assistir: no canal Globo e na Globo Play.

Quais outras garotas mágicas você acrescentaria à lista?

Leia mais sobre garotas mágicas aqui no Garotas Geeks!

Compartilhe: